-
Inteligência Emocional (IE) constitui um campo de investigação relativamente novo, que traz consigo a proposta de ampliar o conceito do que é aceito como tradicionalmente inteligente, incluindo nos domínios da inteligência aspectos relacionados ao mundo das emoções e sentimentos. As concepções atuais sobre inteligência constituem o produto do pensamento, trabalho e investigações de centenas de pesquisadores, que ao longo da história, definiram o que é ser inteligente. Assim como atualmente é possível perceber evoluções no pensamento em muitas áreas, também tem sido levantada a necessidade de se repensar o que se entende por inteligência e por comportamento inteligente. A verificação das relações entre cognição e emoção poderia resultar no reconhecimento da capacidade do homem lidar com seu mundo emocional de forma inteligente, compatível com seus objetivos mais amplos de vida.
-
O controle emocional não é uma competência técnica, mas sim uma competência interpessoal. Uma competência técnica seria uma competência mais voltada para a execução da tarefa em si.
-
O conceito de competência é pensado como conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (isto é, conjunto de capacidades humanas) que justificam um alto desempenho, acreditando-se que os melhores desempenhos estão fundamentados na inteligência e personalidade das pessoas. Em outras palavras, a competência é percebida como estoque de recursos, que o indivíduo detém. Embora o foco de análise seja o indivíduo, a maioria dos autores americanos sinalizam a importância de se alinharem as competências às necessidades estabelecidas pelos cargos, ou posições existentes nas organizações.
-
eu aqui pensando temos que ter o dom/a técniica de controlar o emocional. Sabe de nada inocente.
-
A competência técnica tem como base o conhecimento adquirido na formação profissional.
Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências da situação.
Contolar emocional é competência intepessoal e não técnica
Gab errado ♥
-
O controle emocional é uma competência técnica ( para mim técnica está relacionado a execução de tarefas, logo controle emocional, diz respeito as caracteristicas pessoais) essencial para o exercício de atividade em uma instituição que atue com processos de inteligência.
-
Vamos analisar a questão:
Podemos dividir as competências em técnicas e comportamentais.
As competências técnicas relacionam-se com a capacidade de aplicar,
transferir e generalizar o conhecimento, bem como de reconhecer e
definir problemas. As comportamentais remontam às características de
personalidade do indivíduo e são importantes para demonstrar espírito
empreendedor, capacidade para a inovação, iniciativa, criatividade,
liderança, vontade de aprender, abertura às mudanças, capacidade para
gerir conflitos, consciência das implicações éticas do seu trabalho
etc.
Controle emocional é, sem dúvida, uma competência comportamental.
GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO.