SóProvas


ID
2625544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos modelos de gestão de pessoas e da gestão de pessoas por competências, julgue o item seguinte.


O mapeamento de perfis profissionais por competências visa alcançar maior produtividade e adequação das pessoas em relação aos cargos e funções existentes.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

     

    O Mapeamento de Competências serve para identificar as lacunas (gaps) existentes entre as competências necessárias e essenciais (core competences) e aquelas competências que já estão disponíveis com o objetivo de diminuir o gap e desenvolver as competências requeridas de modo a aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a consecução dos objetivos organizacionais.

    ~~~~

     

    Outras questões:

     

    ✔️ Um dos objetivos do mapeamento de competências é identificar o gap, ou lacuna, de competências, ou seja, identificar a discrepância entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização (CESPE).

     

    ✔️ O mapeamento de competências identifica a lacuna existente entre as competências já disponíveis na organização e aquelas necessárias para o alcance do desempenho esperado (FCC).

     

    ✔️ Uma das etapas da gestão por competências é o mapeamento de competências, que permite identificar lacunas existentes entre as competências necessárias e disponíveis na organização em questão (CESPE).

     

    ✔️ A gestão de competências tem como etapa inicial a identificação da lacuna de competências da empresa (FCC).

     

    ✔️ A gestão por competência deve ser implantada a partir do mapeamento das competências organizacionais e profissionais desejadas bem como das competências existentes (CESPE).

  • Gabarito Certo 

    É um processo de identificação de diversos aspectos do colaborador que influenciam sua atuação e seu  bem-estar dentro da empresa: competências, metas, objetivos, satisfação, experiências. O RH busca descobrir questões que vão além da análise de currículo e entrevista convencionais.

    Os principais objetivos da realização do mapeamento são:

    - identificar as principais forças e competências dos colaboradores;

    - verificar se o funcionário exerce uma função que está de acordo com seu perfil;

     

  • Só tem um problema: o mapeamento de competências não visa adequar a cargos! Busca adequação em relação a trajetórias profissionais. Cargo não é o conceito ideal quando se trata de gestão por competências.

  • Gabarito - Certo.

    Mapeamento de perfis profissionais por competências busca ter mais produtividade e adequação do que os modelos tradicionais (esse raciocínio serve para tudo dentro da gestão de pessoas, comparando-se o modelo por competências com o tradicional).

  • Vamos analisar a questão:

    O mapeamento de competências começa pela definição das competências essenciais necessárias ao sucesso organizacional, aquelas que formam a identidades da organização e aa diferenciam no mercado gerando potencial competitivo; as core competences. A seguir, essas competências essenciais são desdobradas por áreas da organização (competências funcionais) em gestores de pessoas (competências gerenciais ou de liderança) e em competências individuais. Todas as competências – em níveis organizacional, divisional, gerencial e individual – precisam ser definidas de maneira clara e objetiva para serem entendidas por todos os parceiros. A partir dessa definição,  forma-se o Perfil de Competências da vaga em aberto, facilitando, assim a identificação da compatibilidade entre os perfis do candidato e da vaga. Assim, fica mais fácil alcançar objetividade na identificação do perfil do candidato, na adequação dos colaboradores em relação aos cargos, e, na consequentemente, produtividade organizacional.


    GABARITO DA PROFESSORA: CERTO.
  • CERTO

    O mapeamento de competências começa pela definição das competências essenciais necessárias ao sucesso organizacional, aquelas que formam a identidades da organização e aa diferenciam no mercado gerando potencial competitivo; as core competences. A seguir, essas competências essenciais são desdobradas por áreas da organização (competências funcionais) em gestores de pessoas (competências gerenciais ou de liderança) e em competências individuais. Todas as competências – em níveis organizacional, divisional, gerencial e individual – precisam ser definidas de maneira clara e objetiva para serem entendidas por todos os parceiros. A partir dessa definição, forma-se o Perfil de Competências da vaga em aberto, facilitando, assim a identificação da compatibilidade entre os perfis do candidato e da vaga. Assim, fica mais fácil alcançar objetividade na identificação do perfil do candidato, na adequação dos colaboradores em relação aos cargos, e, na consequentemente, produtividade organizacional.