-
Para Marras (2000, p.253) Gestão Estratégica de Pessoas é "a gestão que privilegia como objetivo fundamental, através de suas intervenções, a otimização dos resultados finais da empresa e da qualidade dos talentos que a compõem". A partir do alinhamento do planejamento estratégico de Recursos Humanos ao planejamento estratégico da organização os gestores podem realizar planos de ações com objetivos de atrair, desenvolver e reter bons profissionais, dentro da estratégia proposta e da cultura desejada pela empresa, visando alcançar desempenho de alta performance. Segundo Paschini (2006), empresas que atingem esta alta performance conseguem gerar níveis de retorno em conformidade com as expectativas dos acionistas, consequentemente atraem novos investimentos, alocados em melhorias de processos, sistemas e desenvolvimento do capital humano, o que aumentará a vantagem competitiva, surgindo um ciclo de novos investimentos e novas melhorias, sustentando esta empresa na alta performance, com profissionais talentosos e satisfeitos, pois tem objetivos alinhados a organização e são reconhecidos e recompensados por isto.
https://congressocertificadas.files.wordpress.com/2012/03/gestc3a3o-estratc3a9gica-de-pessoas-e-sua-influc3aancia-na-obtenc3a7c3a3o-de-vantagens-competitivas-sustentc3a1veis-um-estudo-de.pdf
-
Gabarito certo.
-
Um dos aspectos mais importantes da gestão estratégica de pessoas é o alinhamento da função de GP com a estratégia organizacional. Refere-se à maneira como a função de GP deve contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários. Trata-se de alinhar talentos e competências com as necessidades da organização de modo a garantir a vantagem competitiva da Org. em relação às concorrentes.
-------------------
Gabarito: Certo
-
Gab: C
Gestão estratégica de pessoas é o alinhamento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas com a missão, visão, objetivos estratégicos, estratégias e planos da organização (FCC).
Os modelos de gestão estratégica de pessoas caracterizam a estratégia como um processo deliberado com vistas à maximização dos resultados organizacionais por meio dos recursos humanos (CESPE).
-
A área de Gestão de Pessoas passou a assumir o papel de gerar vantagem competitiva às empresas, na perspectiva das peso as enquanto inovadoras e criativas, capazes de se tornarem agentes de competitividade.
-
A área de Gestão de Pessoas assume funções de suporte para os processos finalísticos de uma organização (representando, assim, uma função de staff), especialmente por assumir a responsabilidade de atrair, aplicar e manter pessoas (funcionários ativos e talentos) em uma organização. Todavia, ao se compreender a necessidade de valorização do capital humano, como fonte de vantagens competitivas para uma empresa (ou mesmo para um órgão público), destaca-se como a referida área apresenta contribuições estratégicas para o bom desenvolvimento da organização.
Esta consideração de que a área de Gestão de Pessoas também é estratégica revelou, inclusive, mudanças sobre como os empregados devam ser percebidos pelos gestores - para garantir o sucesso, os bons resultados de um trabalho, não se pode "perder talentos" que promovam o melhor alcance dos objetivos organizacionais.
-
Acerca dos modelos de gestão de pessoas e da gestão de pessoas por competências, julgue o item seguinte.
A gestão estratégica de pessoas visa alinhar as estratégias e práticas da gestão de pessoas aos desafios organizacionais para garantir a viabilidade e a sustentação de vantagem competitiva.
Gabarito: CERTO.
A gestão estratégica de pessoas apresenta algumas características, dentre as quais podemos citar: vinculação das práticas de gestão de pessoas às estratégias da organização; capacidade de gerar, por meio de pessoas, maior competitividade para a empresa e competência para prover a empresa com pessoas necessárias para viabilizar seus objetivos estratégicos.
A gestão estratégica de pessoas tem a capacidade de aumentar a vantagem competitiva organizacional (Q917181, FCC, TRT2).
De acordo com o modelo estratégico, a missão, a visão, os valores, os objetivos, as metas e os processo de trabalho são elementos norteadores das políticas e práticas de gestão de pessoas (Q621068, CESPE, TRT8).
O treinamento e a capacitação de pessoal devem ser constantes, visando aprimorar o atendimento ao público externo e garantindo que os funcionários estejam sempre atualizados em relação às normas técnicas, à legislação aplicável e alinhados com o plano estratégico da organização (Q853140, CONSULPLAN, TRE-RJ).
Em resumo, o modelo estratégico de gestão de pessoas vai trabalhar a convergência de energias entre o planejamento estratégico da organização e a política de gestão de pessoas.
@juniortelesoficial
-
Vamos analisar a questão:
O planejamento estratégico da Gestão de Pessoas (GP) é o alinhamento da função de GP com a estratégia organizacional. É necessário traduzir os objetivos e as estratégias organizacionais em objetivos e estratégias de GP. Isso é feito pelo planejamento estratégico de GP. Assim, o planejamento estratégico de GP refere-se à maneira como a função de GP deve contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos funcionais de suas áreas e dos objetivos individuais dos funcionários. Trata-se de alinhar talentos e competências com as necessidades da organização.
GABARITO DA PROFESSORA: CERTO.