Enunciado: Observar os comportamentos requeridos de um candidato por meio de uma atividade interativa consiste em uma técnica vivencial de seleção.
Vamos explicar os pontos principais do enunciado:
São seis processos de gestão de pessoas dinâmicos e interativos entre si:
- Processos de agregar (provisão ou suprimento) – R&S
- Processo de aplicar – Integração, AvD, Mdecargos
- Processo de recompensa – Remuneração e Benefícios
- Processos de desenvolver – T&D
- Processos de manter/reter – QVT
- Processos de monitorar – SIG
Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/3782289/aula_2_gestao_de_pessoas
Técnicas Vivenciais
As técnicas vivenciais, e com mais frequencia, as dinâmicas de grupo, são muito utilizadas nos processos de seleção, pois permitem ao recrutador observar o comportamento do candidato quando existe a interação com outros indivíduos.
Fonte: https://pt.linkedin.com/pulse/curso-de-recrutamento-e-seleção-aula-15-técnicas-fabiano-caxito
Logo, Gabarito Correto!
Vamos analisar a questão:
As técnicas vivenciais de seleção ou de simulação procuram passar do tratamento individual e isolado para o tratamento em grupos, e do método exclusivamente verbal ou de execução para a ação social. Seu ponto de partida é o drama, que significa reconstituir em cima de um palco - contexto dramático - no momento presente, no aqui e agora, o acontecimento que se pretende estudar a analisar o mais proximamente do real. Assim, o protagonista, ao dramatizar uma cena, assume um papel (role play mg) e permanece em um palco circular rodeado por outras pessoas - contexto grupal - que assistem à sua atuação e podem vir ou não a participar da cena. As técnicas de simulação são essencialmente técnicas de dinâmica de grupo. A principal técnica de simulação é o psicodrama que se fundamenta na teoria geral de papéis: cada pessoa põe em ação os papéis que lhe são mais característicos sob forma de comportamento, seja isoladamente seja em interação com outra pessoa ou outras pessoas. Estabelece vínculos que lhe são habituais ou tenta estabelecer novos vínculos. Age no aqui e agora como em seu cotidiano, o que permite analisar e diagnosticar seu próprio esquema de comportamento.
GABARITO DA PROFESSORA: CERTO.