O método da entrevista na análise de cargos possui as seguintes características:
- A colheita de dados sobre o cargo é feita através de uma entrevista entre o analista e o ocupante do cargo, quando são feitas perguntas e respostas verbais.
- A participação tanto do analista e do ocupante na colheita de dados é ativa.
As vantagens da entrevista direta são a obtenção de dados relativos a um cargo através das pessoas que melhor o conhecem; a possibilidade de discutir e aclarar todas as dúvidas; ser um método de melhor qualidade e que proporciona maior rendimento na análise, pela reunião normalizada e racional dos dados; e a não contra-indicação, podendo ser aplicado a qualquer tipo ou nível de cargo.
As desvantagens envolvem a possibilidade de uma entrevista mal dirigida levar a reações negativas do pessoal, resultando em falta de compreensão e não-aceitação de seus objetivos; a possibilidade de induzir a uma confusão entre opiniões e fatos; perda de tempo quando o analista de cargos não se preparou convenientemente para essa tarefa; e o custo operacional elevado: exige analistas experientes e a paralisação do trabalho do ocupante.
O método do questionário, por sua vez, possui as seguintes características::
- A colheita de dados sobre um cargo é feita através do preenchimento de um questionário de análise de cargo pelo ocupante ou pelo seu superior.
- Enquanto a participação do analista de cargos na colheita de dados (preenchimento do questionário) é passiva, a participação do ocupante (quando ele o preenche) é ativa.
Tal método apresenta a vantagem de poder ser preenchido, conjunta ou sequencialmente, pelos ocupantes do cargo e pelos chefes diretos dando, assim, uma visualização mais ampla de seu conteúdo e de suas características, além da participação de vários escalões; ser o método mais econômico de análise de cargos; ser o método mais abrangente, podendo ser distribuído a todos os ocupantes de cargos, preenchidos por eles, e devolvido com relativa rapidez, o que não ocorre com os demais métodos de análise de cargos; e ser o método ideal para analisar cargos de alto nível, sem afetar o tempo e as atividades dos executivos.
Já as desvantagens são sua contra-indicação para cargos de baixo nível nos quais o ocupante tem dificuldade em interpretá-lo e de responder por escrito; a exigência de planejamento e cuidadosa montagem; e a tendência a ser superficial ou distorcido, ante a qualidade das respostas escritas.
GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO.