SóProvas


ID
2626894
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma boa comunicação no atendimento presencial em serviços de saúde muitas vezes deve ser necessariamente responsável pela

Alternativas
Comentários
  •  

    De acordo com o Blog Comunicando Enfermagem:

     

    Princípios Éticos Norteadores da Prática de Enfermagem

     

    BENEFICÊNCIA ou BENEVOLÊNCIA: fazer o bem e evitar o mal para as pessoas ou sociedade; ajudar os outros a obter o benefício ou o que promova o bem-estar e reduzir riscos maléficos (danos).

    NÃO-MALEFICÊNCIA: não causar mal ou dano ao paciente; distribuir benefícios dabenevolência entre as pessoas.

    FIDELIDADE: criação de confiança entre o profissional e o cliente; compromisso de ser fiel no relacionamento com o outro.

    JUSTIÇA: ser equitativo e justo; igualdade de tratamento entre iguais e tratamento diferenciado entre desiguais, de acordo com a necessidade individual.

    VERACIDADE: dizer sempre a verdade, não mentir e nem enganar; base de confiança entre indivíduos.

    CONFIDENCIALIDADE: manter sob sigilo a informação de caráter pessoal obtida durante o exercício de sua função como enfermeiro e manter o cunho de segredo profissional dessa informação.

    AUTONOMIA: liberdade individual a cada um de determinar suas próprias ações, de acordo com sua escolha; reconhecer sua competência para tomar decisões por parte dos profissionais; decisões tomadas de acordo com valores e convicções pessoais.

     

     

    FONTE : http://comunicandoenfermagem.blogspot.com.br/2010/01/principios-eticos-norteadores-da.html

  • A comunicação tem importância vital, é uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem.

    Comunicação em saúde diz respeito ao estudo e utilização de estratégias de comunicação para informar e para influenciar as decisões dos indivíduos e das comunidades no sentido de promoverem a sua saúde.

    A comunicação adequada é um facilitador no atendimento em saúde. Portanto ela auxilia desde o diagnóstico, até o tratamento. Diminui a ansiedade do paciente e aumenta a satisfação com o serviço ofertado. Além disso, diminui conflitos, já que o paciente e profissional estão entrosados, sabendo o tratamento e suas alternativas e, melhora o compartilhamento de informações entre profissional e paciente, e no entendimento comum do serviço demandado.

    Gabarito do Professor: Letra E


    Bibliografia

    Lima CA, Oliveira AP, MacedoBF, Dias OV, Costa SM. Relação profissional-usuário de saúde da família: perspectiva da bioética contratualista. Rev. bioét. (Impr.). 2014; 22 (1): 152-60.

    http://www.scielo.mec.pt/pdf/aps/v22n3/v22n3a21.pdf


  • melhoria no compartilhamento de informações entre profissional e paciente, e no entendimento comum do serviço demandado.