-
Questão CERTA.
-
pelo visto a ABIN precisava urgentemente de arquivologistas...
-
nem sabia que esses bits podem ser alterados ... ¬¬' Alguem tem sugestão de leitura? Obrigada!
DEUS É FIEL
-
Formato digital consiste em unidades de dados binários (bits).
Através da digitalização, documento convencial pode se transformar em digital.
O formato TIFF é o aconselhado para matriz digital.
-
Gabarito CERTO
As características físicas de documentos digitais, isto é, suporte e cadeias debits neles registradas, podem mudar ao longo do tempo. A mudança de suporte não compromete a autenticidade do documento digital porque, nesse caso, diferentemente dos documentos não digitais, forma e conteúdo estão desvinculados do suporte, ASSIM, não comina na alteração do componente digital preservando a autenticidade do documento digital (CONARQ/Resoluação 37, pág. 1);
Autenticidade DIGITAL - é a CAPACIDADE de analisar a forma e o conteúdo de um documento digital, paralelamente, com a verificação de sua produção, manutenção, uso e preservação (=características FISICAS e LOGICAS). Uma forma de assegurar a autenticidade dos documentos DIGITAIS é lançando mão de uma CADEIA DE PRESERVAÇÃO, ou seja, um sistema de controle de mudanças e atualizações que se estenda por todo o seu ciclo de vida;
(CESPE/SEE-ARQ/2017) A definição de procedimentos que garantam a autenticidade de documentos digitais, mantidos em arquivo, ocorre na fase de criação de documentos (Certo).
(FCC/TRT11/2017) Assinaturas, carimbos, timbres e selos, marcas convencionais de autenticidade de um documento, constituem o que os profissionais de arquivo chamam de SINAIS DE VALIDAÇÃO (=definição de precação);
(FCC/DPE-RS/2017) De acordo com as Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais, aprovadas pelo Conselho Nacional de Arquivos em dezembro de 2012, é correto afirmar que a) A mudança de suporte não compromete a autenticidade do documento digital.
-
A preservação digital consiste na capacidade de garantir que a informação digital permaneça acessível e com qualidades de autenticidade suficientes para que possa ser interpretada no futuro ao se recorrer a uma plataforma tecnológica diferente da utilizada no momento da sua criação.
Os métodos de preservação digital devem se preocupar, basicamente, com a preservação física, lógica e intelectual dos objetos digitais. A preservação física relaciona-se com a manutenção das mídias e transferência ou rejuvenescimento das mesmas, caso necessário. A preservação lógica preocupa-se com os formatos, sua interpretação por hardwares e softwares e a necessidade de atualização para a continuidade da leitura e interpretação da cadeia de bits. E a preservação intelectual refere-se ao conteúdo intelectual e as mecanismos que assegurem a integridade e autenticidade.
fonte: wikipedia
-
Basicamente a questão está falando que um arquivo .TIFF pde ser convertido para .JPG desde que reproduza fielmente as características originais do documento original.
-
Por onde estudo esse assunto? Li o livro inteiro de arquivologia da Juspodvm e não vi nada disso.
-
Acho que a ABIN precisava era de tudo. Toda matéria que passo pelas questões da ABIN é um tiro diferente.
Queria conhecer os aprovados, eu fui lá de exibido.
-
A M,
Infelizmente ninguém poderá conhecer os aprovados... Só eles mesmos! kkkkkkk
Nem a família pode ficar sabendo
-
Esse assunto é tratado na Resolução nº 37 do CONARQ. (Diretrizes para a presunção de autenticidade de documentos arquivísticos digitais).
-
A preservação digital tem se mostrado um dos maiores desafios arquivísticos da atualidade. Devido às suas características únicas, a Arquivística tem a difícil tarefa de garantir que o documento acompanhe as rápidas evoluções tecnológicas ao mesmo tempo em que garante a sua autenticidade e veracidade ao longo do tempo.
Antes de tudo, devemos ter em mente que o documento arquivístico digital é o objeto
conceitual, ou seja, é normalmente apresentado em dispositivo de saída
(monitor, caixa de som), e não o objeto físico (as cadeias de bits registradas
em um suporte). Significa dizer que este documento é fisicamente um monte de códigos binários registrados em plástico e metal, mas interpretado como outra forma (áudio, vídeo, imagem, texto, etc).
Então, concluímos que em um documento as cadeias de bits podem ser alteradas (retiradas de um suporte e colocadas em outro, por exemplo) sem que isso comprometa a autenticidade do documento digital (objeto virtual), pois o resultado final será o mesmo. Ou, como informa o CONARQ, em suas DIRETRIZES PARA A PRESUNÇÃO DE
AUTENTICIDADE DE DOCUMENTOS
ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS, no documento digital "forma e conteúdo estão
desvinculados do suporte".
Em resumo, é possível alterar a forma física dos documentos digitais, especialmente com objetivos de preservação, desde que o resultado final dessa alteração não modifique o documento final (objeto virtual).
Gabarito do professor: Certo
-
O documento "Diretrizes do produtor: a elaboração e a manutenção de materiais digitais" (CONARQ) fala exatamente sobre o que a questão trata e ainda dá um exemplo. Achei bem didático.
"As cadeias de bits que compõem o documento digital e determinam sua apresentação digital (isto é, seu formato de arquivo) podem mudar, mas sua apresentação documental não pode. Um exemplo simples é quando um documento produzido no Microsoft Word é posteriormente salvo como um arquivo PDF. Embora a apresentação digital do documento tenha mudado – de um arquivo “.doc” do Microsoft Word para um formato “.pdf” do Adobe Acrobat –, sua apresentação documental, também chamada forma documental, não mudou e, portanto, podemos dizer que o documento tem uma forma fixa."
Forma fixa: Qualidade de um documento arquivístico que assegura a mesma aparência ou apresentação documental cada vez que o documento é recuperado.
Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/conarq_diretrizes_produtor_preservador_resolucao_38.pdf (pág 6)
-
Entendi como certa, levando-se em conta, que com a alteração do formato (TIFF, JPEG, GIF, etc.) e mesmo havendo alteração dos bits do documento, o documento original é preservado.