SóProvas


ID
2627914
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                        Percursos


      Não há dúvida de que uma linha reta é o caminho mais curto entre dois pontos. Mas ninguém pode afirmar que seja também o melhor, o mais indicado, o mais proveitoso, por ser mais alegre, mais bonito ou mais surpreendente. Quem caminha pelas cidades sabe que há trajetos e trajetos: uns para a pressa, outros para animar o espírito. Numa época em que a velocidade se tornou uma espécie de paradigma geral, vale a pena experimentar alternativas para o nosso modo de atravessar os espaços e o tempo.

      Imagino quantos motoristas presos num congestionamento não sonharão em abandonar o carro, ou quantos passageiros em deixar o ônibus, e sair à toa e a pé em busca de novos caminhos, desistindo de se submeter à ditadura do relógio e dos compromissos. Se ninguém faz isso, o desejo de libertação existe para todos. As grandes cidades, em vez de oferecerem espaços de circulação ou acolhimento, impõem-nos caminhos intransitáveis, paralisantes. Nosso estilo de vida levou-nos aos impasses urbanos que impositivamente configuram nossa rotina.

      Dizia o poeta espanhol António Machado que o caminho se faz caminhando, que os caminhantes é que traçam e qualificam seu destino. Essa convicção deveria inspirar não apenas os responsáveis diretos pelo uso mais desfrutável do espaço urbano, mas todos aqueles que sentem seu compromisso com os rumos e o andamento da civilização.

                                                                                 (Hermínio Toledo, inédito

A expressão uns para a pressa, outros para animar o espírito refere-se aos trajetos que

Alternativas
Comentários
  • Só pra passar raiva com essa prova mesmo...

  •  b)ilustram, respectivamente, o traçado mais urgente de uma linha reta e aquele que se cumpre de modo mais proveitoso

    Quem caminha pelas cidades sabe que há trajetos e trajetos: uns para a pressa, outros para animar o espírito. Numa época em que a velocidade se tornou uma espécie de paradigma geral, vale a pena experimentar alternativas para o nosso modo de atravessar os espaços e o tempo.

  • GABARITO B)

     

    A resposta foi tirada do início do texto, quando ele compara que uma linha RETA chega mais RÁPIDO, mas isso não quer dizer que esse caminho reto também seja o mais PROVEITOSO.

     

    "Não há dúvida de que uma linha reta é o caminho mais curto entre dois pontos. Mas ninguém pode afirmar que seja também... ...o mais proveitoso"

     

    b)ilustram, respectivamente, o traçado mais urgente de uma linha reta e aquele que se cumpre de modo mais proveitoso

  • E quem disse que há caminho em linha reta para quem tem pressa?
    Essa conclusão, a meu ver, extrapolou o texto.

  • Questão passível de anulação, mas entre as outras é a "mais" certa.

  • a b eh a mais certa.

  • ERREI POR CAUSA DESSE "RESPECTIVAMENTE"....... ME CONFUNDIU!!

  • A expressão uns para a pressa, outros para animar o espírito

     

    ilustram, respectivamente, o traçado mais urgente de uma linha reta e aquele que se cumpre de modo mais proveitoso. 

     

    liguei esses pontos de cada frase, assim resolvi. 

  • Gabarito: letra b

    O caminhos em linha reta é o mais curto (é o caminho para quem tem pressa), mas não é necessariamente o caminho que anima o espírito (mais proveitoso).

    Não há dúvida de que uma linha reta é o caminho mais curto entre dois pontos. Mas ninguém pode afirmar que seja também o melhor, o mais indicado, o mais proveitoso, por ser mais alegre, mais bonito ou mais surpreendente. Quem caminha pelas cidades sabe que há trajetos e trajetos: uns para a pressa, outros para animar o espírito.