SóProvas


ID
2627932
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 [Viagem sem volta]


      Uma das nossas contradições fundamentais é a gente desejar viver na cidade grande e levar no inconsciente a intenção de criar em torno de nós a aldeia natal. Sabemos que a tranquilidade e a solidariedade da vila são imprescindíveis à respiração normal do psiquismo; mesmo assim, no dia de cumprir nosso destino enfiamos as roupas melhorzinhas e partimos para a cidade, onde as aflições são certas, mas podem vir misturadas com um novo prazer, com uma alegria inédita.

      Movidos por essa sensualidade das experiências novas e desafiadoras é que trocamos a paz preguiçosa e angelical da nossa província pelo festival demoníaco da metrópole. Pensará o jovem: “a terra de meu pai está cansada para as batatas...” E é assim que tantos partem para os grandes centros, agravando a poluição humana e deixando preocupado o ministro da Agricultura.

(Adaptado de: CAMPOS, Paulo Mendes. O mais estranho dos países. São Paulo, Companhia das Letras, 2013, p. 104) 

Ao se considerar que muitos partem para a experiência de uma alegria inédita, enfatiza-se a circunstância de que

Alternativas
Comentários
  • Pode-se inferir da seguinte passagem do texto:

     

    "[...] partimos para a cidade, onde as aflições são certas, mas podem vir misturadas com um novo prazer, com uma alegria inédita. (há certeza de que virão aflições, problemas, tormentos, nos grandes centros urbanos, juntamente, com um novo prazer, já que, na seguinte passagem": [...]os jovens pensará: “a terra de meu pai está cansada para as batatas...” E é assim que tantos partem para os grandes centros, agravando a poluição humana e deixando preocupado o ministro da Agricultura.(eles procurarão novas oportunidades, e a consequencia disso, ocorrerá a superpopulação nas cidades, esvaziando o campo.)

     

    Gab. "D".

  • (...)e partimos para a cidade, onde as aflições são certas, mas podem vir misturadas com um novo prazer, com uma alegria inédita¹.

    (...)  Movidos por essa sensualidade das experiências novas e desafiadoras (...)   E é assim que tantos partem para os grandes centros, agravando a poluição humana².

     

    1- d) tal descoberta ocorre em meio a experiências outras,

    2- como a da poluição humana proporcionada pelos grandes centros. 

       

  • Essa foi difícil. 

  • Totalmente sem sentido.

  • Eu errei porque interpretei que a parte "(...) poluição humana proporcionada pelos grandes centros" estava errada.

    Eu havia entendido que o fato de "tantos partirem para os grandes centros" é que agravava a poluição humana e não os grandes centros serem o motivo dessa poluição.

  • dica pra acertar questão de português (nao tem outra melhor)-___________entender o texto.

  • Dica para entender o texto -------------------------tornar-se um bom leitor

    dica para tornar-se um bom leitor ------------------ler textos de qualidade de forma habitual.

  • Agora que nossos amigos já fizeram o papel de bobo da corte!

    Segue a Dica da Prof. Flavia Rita para questões desse tipo.

     

    A ideia é achar termos que não correspondem ao sentido no texto.

    EX:

     

    A) prolongamento da paz preguiçosa e angelicalda província.  (Isso não tem no texto. Não há nada sobre prolongamento de paz em lugar nenhum)

     

    B)  impede o desfrute de algum novo prazer.  ( pelo contrário, no texto diz:  partimos para a cidade, onde as aflições são certas, mas podem vir misturadas com um novo prazer, com uma alegria inédita. Logo, há um prazer, uma alegria inédita.

     

    C) o prazer do novo acabará por eliminar de vez a suspeita de que nos grandes centros as aflições são certas.  ( Veja no texto: partimos para a cidade, onde as aflições são certas, mas podem vir misturadas com um novo prazer, com uma alegria inédita.)

     

    D) GABARTITO

     

    E) essa busca ilusória acarretará, entre outras consequências, prejuízos para a qualidade de vida nas pequenas cidades.  ( Em nunhum momento o texto cita que a qualidade de vida NAS PEQUENAS CIDADES será afetada)

     

     

    Mesmo que você não seja um leitor de grandes obras literárias e de autores renomados, procure sempre achar o que vai de contra mão. Existem palavras que contradizem o texto e vc deve ficar atento a elas.

  • gab. D

    o melhor comentário: Fabio Souto

  • Letra D.

     

     a) a vida na metrópole não deixa de ser, de qualquer modo, um prolongamento da paz preguiçosa e angelical da província. - Não há um prolongamento ou continuidade, há uma troca. (LINHA 5)

     b) o festival demoníaco que identifica o modo de vida na metrópole impede o desfrute de algum novo prazer. - Não, é dito que mesmo com aflições certas, há a possibilidade de se ter novas alegrias. (LINHA 3)

     c) o prazer do novo acabará por eliminar de vez a suspeita de que nos grandes centros as aflições são certas. - O novo é consequência das aflições que surgirão nos grandes centros, portanto não há eliminação. (LINHA 3)

     d) tal descoberta ocorre em meio a experiências outras, como a da poluição humana proporcionada pelos grandes centros. - As alegrias inéditas surgem em meio a outras experiências da mesma maneira que também surge a poluição com a ida do povo do campo à cidade, ou seja, ambas têm a mesma circunstância. 

     e) essa busca ilusória acarretará, entre outras consequências, prejuízos para a qualidade de vida nas pequenas cidades. - Os prejuízos surgem nas grandes cidades. (LINHA 6)

  • Questão difícil!

  • Que maconha da boa esse examinador está fumando? Questão nível HARD.

  • Fiquei um tempão tentando entender e ainda assim não consegui. kkkk

  • O enunciado da questão "Ao se considerar que muitos partem para a experiência de uma alegria inédita, enfatiza-se a circunstância de que.", logo, D) tal descoberta ocorre em meio a experiências outras, como a da poluição humana proporcionada pelos grandes centros.

    Eu li e reli, até que entendi. Se muitos jovens partem para a alegria inédita em uma cidade grande, logo, a metrópole terá a poluição humana.

  • Pra chegar à alternativa D não achei difícil...mas pra compreendê-la teve um tempinho kkkkkk...entendi que como muitos buscam algo novo - ''uma alegria inédita''-, temos que há muita gente chegando tornando as grandes cidades uma verdadeira ''poluição humana''

  • que isso !!! Será que tô na de raciocínio lógico?