SóProvas


ID
2628010
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne aos tipos de decisões, aquelas denominadas “programadas” são passíveis de aplicação

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    Aquelas denominadas “programadas” são passíveis de aplicação em situações já enfrentadas anteriormente, já que fazem parte do acervo de soluções da organização para eventos que se apresentam sempre de maneira semelhante. 
     

  • LETRA A

     

    Decisões programadas (estruturadas) → são inerentes aos “problemas que são bem compreendidos, altamente estruturados, estáticos, rotineiros e repetitivos e que se prestam aos procedimentos e regras sistemáticos. Assim, estas decisões são sempre semelhantes” (MORITZ; PEREIRA, 2006, p. 81).

     

     

    Decisões não-programadas (não-estruturadas) → “destinam-se àqueles problemas que não são bem compreendidos, carecem de estruturação, tendem a ser singulares e não se prestam aos procedimentos sistêmicos ou rotineiros” (MORITZ; PEREIRA, 2006, p. 81)

     

    Bons estudos!!!!!!!!

  • Letra (a)

     

    Segundo Maximiano (2004), as decisões tomadas nas organizações afetam todo o contexto, influenciam determinada política e até mesmo uma parcela da sociedade onde elas estão inseridas. Por isso, ao longo do tempo, o processo decisório vem se apoiando em diversos fatores, para que o tomador de decisão tenha mais segurança diante dos possíveis problemas surgidos.

     

    Ainda de acordo com o autor, as decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário,nesses casos, fazer diagnóstico, criar alternativas e
    escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido.

     

    Maximiano ainda aborda que, as decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São as situações novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de análises sucessivas, desde o entendimento do problema até a tomada de uma decisão.

  • LETRA A

     

    Falou em decisões programadas pensem no acervo da organização.

     

    Q784291 AJAA - A tomada de decisão é uma das atividades mais típicas do administrador. Existem diferentes tipos de decisão, sendo que algumas delas se realizam por meio de um conjunto de normas preestabelecidas, com base em um acervo de soluções da organização. Tais decisões são as denominadas  : a) Programadas

     

    Q767207 A tomada de decisão e o processo de tomar decisões são tarefas características do gestor e correspondem à escolha entre alternativas ou possibilidades, com vistas a resolver problemas ou aproveitar oportunidades. Nesse sentido, de acordo com categorização de autores consagrados, quanto aos diferentes tipos de decisões no âmbito de uma organização, quando um gestor soluciona um problema tomando por base normas preestabelecidas, disponíveis no acervo da organização, sua decisão é do tipo  : b) programada

     

    Q855176 Costuma-se apontar a tomada de decisão como o cerne da atividade do gestor e, nesse contexto, a doutrina identifica diferentes tipos de decisão entre as quais as denominadas decisões programadas, que  : e) fazem parte do acervo de soluções da organização, não demandando criação de novas alternativas. 

  • Outras questões:

     

    A atuação do gestor envolve, a todo momento, a tomada de decisões. De acordo com Herbert Simon, a própria organização é concebida como um sistema de decisões. Para o autor, o tipo de decisão que resolve problemas que já foram enfrentados antes e, para cuja resolução, basta aplicar um curso de ação que já faz parte do acervo da organização, corresponde às decisões 

    programadas, que se contrapõem às não programadas, estas últimas preparadas uma a uma para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. 

     

    As decisões nas organizações dividem-se em duas categorias principais: programadas e não programadas. As decisões programadas se realizam por meio de um conjunto de normas preestabelecidas, concedidas em um ambiente de certeza. As decisões não programadasnão têm regras para serem seguidas e não possuem processo específico a ser utilizado; podem ser conhecidas ou inéditas. A teoria sustentada por Herbert Simon para explicar o processo decisório no âmbito das organizações, aponta, entre outros aspectos, dois tipos de decisões: 

    as programadas, tomadas por meio de um conjunto de normas preestabelecidas; e as não programadas, que não comportam soluções padronizadas.

     

    Decisões PROGRAMADAS: são caracterizadas por serem repetitivas, rotineiras e estruturadas, que fornecem estabilidade, aumento de eficiência e redução de custos. Esse tipo de decisão tem base em normalização já estabelecida dentro da organização por se tratar de decisões simples e rápida solução (tomada de decisão automática). 


    Decisões NÃO-PROGRAMADAS: são as decisões novas e desestruturadas, cujas soluções são encontradas à medida que os problemas aparecem, por isso requerem mais atividades de pesquisa dos gerentes para encontrar a solução, ou seja, elas permitem adaptação a mudanças do ambiente, a encontrar soluções para novos problemas e a lidar com situações imprevisíveis.

  • TIPOS DE DECISÕES

     

    QUANTO À FAMILIARIDADE

    PROGRAMADAS - problemas já enfrentados antes / rotina / não é necessário diagnóstico da situação nem curso de análise original / solução padrãi, rápida e de baixo custo

    NÃO PROGRAMADAS - resolve problemas novos / diagnosticada / gera um curso de ação original / + lenta / + recursos

     

     

    QUANTO À NATUREZA

    RACIONAIS - apoiada em dados, fatos e informações limitadas (perfeitas) / imparcial / podem mudar a medida que surge novas informações

    INTUITIVAS - apoiadas em opiniões e sentimentos

  • RESPOSTA: A

     

    PROCESSO DECISÓRIO:

    - uma escolha entre alternativas possíveis

    - para resolver problemas ou aproveitamento de oportunidades

     

    Decisões gerenciais:

    1) Estruturada (Programada):

    - tem precedentes

    - planilhas / orçamentos / modelos matemáticos

    - pesquisas

    - fácil

    - rápido

     

    2) Não Programada (não estruturada):

    - não tem precedentes

    - necessita de um sistema de apoio a decisões corporativas

    - mais difícil

    - lenta

     

    Fonte: Prof José Wesley (2017)


  • Tipos de decisão: 

     

    >>> Programadas: rotineiras, muitas informações, ambiente de certezas, usa o acervo de soluções.

    >>> Não-programadas: Problemas novos, informações incompletas, alto grau de incerteza.

     


  • Peguei essa dica aqui no Q, palavra chave "acervo da instituição". Vai sem erro!

    GABA " a"

  • RESPOSTA: A.

  • DECISÕES PROGRAMADAS (Estruturadas)

    São decisões já estruturadas na organização, pois ocorrem em problemas rotineiros, repetitivos. Assim, essas decisões são sempre semelhantes. A retirada de livros de uma biblioteca, o processamento de um pedido de pagamento de um fornecedor e uma ação de “recall” por parte de uma fábrica de automóveis são exemplos de decisões programadas, pois são repetitivas e rotineiras.

    DECISÕES NÃO PROGRAMADAS (Não estruturadas)

    São as decisões para problemas raros, que não são bem compreendidos. São singulares e não se prestam a procedimentos sistêmicos ou rotineiros. Existem poucos precedentes para a tomada de decisão.

  • Mas porque a D está errada?

  • Alternativa A. Correto. As decisões programadas são utilizadas em situações que já foram enfrentadas anteriormente em muitos casos são consolidadas em manuais e procedimentos.

    Alternativa B. Errado. A alternativa erra ao incluir o “apenas”. As decisões programadas podem ser utilizadas tanto para problemas de natureza econômica, quanto para problemas operacionais, de relacionamento com clientes, etc. Quer um exemplo banca? Política de devolução de valores para clientes insatisfeitos. Em algum momento, um cliente insatisfeito procurou a empresa para cancelar a compra. A empresa diante da situação tomou uma série de decisões para atender o pedido do cliente sem provocar prejuízos para o planejamento financeiro. A decisão tomada produziu resultados satisfatórios e, posteriormente, foi incorporada aos normativos da empresa. Assim, qualquer empregado sabe como deve agir caso tenha que lidar com um cliente insatisfeito com o produto.

    Alternativa C. Errado. Como vimos no exemplo dado na alternativa B, a automação de processos ocorre após uma tomada de decisão que se mostrou satisfatória ao longo do tempo. Acontece uma situação, a empresa toma uma decisão e funciona. Aquela situação acontece novamente e a empresa com a mesma decisão obtém, novamente, uma resultado satisfatório. Após isso ocorrer algumas vezes a empresa pode automatizar aquele processo por meio de um sistema eletrônico.

    Alternativa D. Errado. Novamente o “apenas” invalida a alternativa. As decisões programadas podem ser utilizadas em diversas áreas da empresa.

    Alternativa E. Errado. A diferença entre decisão programada e não programada não está na racionalidade ou não da decisão, mas na frequência da situação, no nível de certeza sobre o resultado da decisão, entre outros fatores.

    Gabarito: A

  • maneira semelhante já lembro de algo programado

  • Decisões programadas são decisões rotineiras, ou seja, sobre assuntos que já foram analisados antes e que, desta forma, já existe uma resposta “padrão”.

    Já as decisões não programadas são comuns quando o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados à sua disposição (muitas vezes incompletos) para que possa tomar uma decisão.