-
Gabarito: E
Eficiência: fazer mais com menos;
Eficácia: é cumprir com as metas planejadas;
Efetividade: é o somatório da eficiência e eficácia transformando a realidade do público alvo.
No caso narrado a assertiva diz que:
Suponha que determinado órgão da Administração pública do Estado do Maranhão, no afã de implementar uma ação estratégica definida a partir de ampla consulta pública e que, de fato, beneficiou um enorme contingente de cidadãos (efetividade), tenha extrapolado significativamente os custos adequados à sua consecução (falta de eficiência). Verificou-se que a ação foi concluída no cronograma previsto (eficácia), porém, em razão de falhas de gestão, demandou gastos adicionais com pagamento de horas-extras e aditamentos contratuais (falta de eficiência). Não obstante, ao final, atendeu aos anseios da população, beneficiando um significativo contingente de cidadãos (efetividade). Diante desse cenário, pode-se concluir que a atuação do referido órgão público mostrou-se:
e) dotada de efetividade, porém carecendo de eficiência, eis que não apresentou a melhor aplicação aos insumos aplicados.
Qualquer erro, por favor, corrijam-me.
Fonte: Times New Roman, 10.
-
Letra (e)
Eficiência: Significa fazer as coisas direito (fazer certo). É a relação entre recursos (financeiros, materiais, humanos, tecnológicos, ambientais etc.) e produtos.
Eficácia: Significa fazer a coisa certa. Está relacionado com o alcance das metas e objetivos estabelecidos. É o grau de coincidência dos resultados eos objetivos.
A efetividade é o resultado de um trabalho de qualidade de uma empresa. É a capacidade de produzir um efeito, que pode ser positivo ou negativo. Consequentemente, o que é efetivo não é necessariamente eficiente ou eficaz.
Suponha que determinado órgão da Administração pública do Estado do Maranhão, no afã de implementar uma ação estratégica definida a partir de ampla consulta pública e que, de fato, beneficiou um enorme contingente de cidadãos, tenha extrapolado significativamente os custos adequados à sua consecução. Verificou-se que a ação foi concluída no cronograma previsto, porém, em razão de falhas de gestão, demandou gastos adicionais com pagamento de horas-extras e aditamentos contratuais. Não obstante, ao final, atendeu aos anseios da população, beneficiando um significativo contingente de cidadãos. Diante desse cenário, pode-se concluir que a atuação do referido órgão público mostrou-se
-> dotada de efetividade, porém carecendo de eficiência, eis que não apresentou a melhor aplicação aos insumos aplicados.
-
Legal, bem formulada! letra: E.
-
Gab: E
Eficiência - é relacionada com os recursos.
Eficácia - é relacionada com os resultados.
Efetividade - é relacionada com o impacto.
-
Eu ri alto com a fonte citada pelo Túlio!!!
-
Na verdade foi alcançada a eficácia e a efetividade. Tem como ser eficaz sem ser efeciente e vice-versa, mas para se alcançar a efetividade tem que se ter alcançado pelo menos a eficácia.
-
EFICIÊNCIA - MELHOR UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS - FAZER MUITO COM MENOS
EFICÁCIA - REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS
EFETIVIDADE - IMPACTO SOCIAL
-
Eficácia Refere-se ao grau de atingimento das metas num espaço de tempo pré determinado, sendo irrelevante os recursos utilizados.
Eficiência Refere-se à relação entre produtos gerados e o custo dos insumos. É fazer um processo de boa qualidade, em curto prazo, com racionalização dos recursos e com menor número de erros.
Efetividade: O termo consiste em fazer o que tem que ser feito, atingindo os objetivos traçados e utilizando os recursos da melhor forma possível. Para uma equipe seja efetiva, ela depende de algumas características como: produtividade, comunicação holística, sinergia, busca pela melhora contínua, relacionamento interpessoal, senso de responsabilidade, alinhamentos de idéias, liderança.
Exemplo: Receita de Bolo
1) Você comprou todos os ingredientes da receita ao menor custo/benefício? Se sim, foi eficiente. Se não, foi eficaz em comprar o que estava na lista mas não foi eficiente pois não soube custear os melhores ingredientes no menor custo possível.
2) quando vocês misturou todos os ingredientes e seguiu as instruções, conseguiu fazer o bolo? Se sim, foi eficaz. Se não, foi eficiente em comprar os ingredientes ao menor custo, mas pulou alguma etapa da receita e não soube ser eficaz.
3) O que você fez ficou exatamente como o esperado na receita? Se sim, houve efetividade de fato (eficiência + eficaz). Se não, não obteve efetivamente o resultado esperado (algum impedimento ao longo do processo).
-
Suponha que determinado órgão da Administração pública do Estado do Maranhão, no afã (ânsia, desespero) de implementar uma ação estratégica definida a partir de ampla consulta pública e que, de fato, beneficiou um enorme contingente de cidadãos (eficaz = atingiu o objetivo), tenha extrapolado significativamente os custos adequados à sua consecução (faltou eficiência, fazer mais com menos não rolou). Verificou-se que a ação foi concluída no cronograma previsto, porém, em razão de falhas de gestão, demandou gastos adicionais com pagamento de horas-extras e aditamentos contratuais. Não obstante, ao final, atendeu aos anseios da população (foi efitiva, depertou o sentimento de mudança nas pessoas), beneficiando um significativo contingente de cidadãos (eficaz = atingiu o objetivo). Diante desse cenário, pode-se concluir que a atuação do referido órgão público mostrou-se dotada de efetividade, porém carecendo de eficiência, eis que não apresentou a melhor aplicação aos insumos aplicados.
Resposta: Letra E.
-
EFICIÊNCIA
>FAZER BEM ALGUMA TAREFA.
>UTILIZAR DA MELHOR FORMA OS RECURSOS.
>RELACIONADO AO MODO, AO MEIO DE SE FAZER.
EFICÁCIA
>FAZER A COISA CERTA
>ATINGIR OS RESULTADOS E METAS.
>RELACIONADO AOS FINS.
EFETIVIDADE
>IMPACTO DAS AÇÕES.
>MUDAR A REALIDADE.
Questão interessante. Como a banca informou, o estado gastou bem
mais do que o planejado. Podemos afirmar que a gestão foi ineficiente, ou
seja, não geriu de forma adequada os recursos.
Entretanto, a banca afirma que a ação atingiu os anseios da
população, que a aprovou. Seria o caso de uma ação efetiva, que gerou os
impactos desejados na realidade. O gabarito seria então a letra E.
Prof. Rodrigo Rennó
-
Aí TULIO, obrigado por me ajudar na questão, mas confesso que o comentário da fonte foi o melhor..rs!
-
*Dimensão de resultado 6 És
EFICAZ: quAlidade
EFICIENTE: INsumos
EFETIVO: SaTIsfaçao
*Dimensão do esforço
ECONOMICIDADE
EXCELÊNCIA
EXECUÇÃO
gabarito E
-
O que é EFICAZ?
EFICAZ (ou eficácia) refere-se a fazer o que deve ser feito. Este conceito tem a ver com o foco em uma determinada direção (visão) e concentração de energia (recursos humanos, materiais e financeiros) para a execução da missão.
O que é EFICIENTE?
EFICIENTE (ou eficiência) refere-se a como fazer o que tem para ser feito. Este conceito refere-se a como as “coisas” são feitas, aos valores, à visão, comportamentos, atitudes, métodos, procedimentos e estilos e está na presente em toda a empresa.
O que é EFETIVO?
EFETIVO (ou efetividade) refere-se a fazer certo as coisas certas, com qualidade. Este conceito engloba os dois anteriores, acrescido da qualidade
EFICÁCIA: METAS E OBJETIVOS
EFICIÊNCIA: RECURSOS
EFETIVIDADE: IMPACTOS
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/eficaz-eficiente-ou-efetivo/29017/
-
A administração foi eficaz, foi efetiva, porém foi ineficiente.
-
-
Gabarito Letra E.
-
Tirando as milhões de teorias que gostam de postar aqui, vamos ao importante na questão:
Por exclusão você acerta essa.
Eficiente com certeza a situação não foi.
Com isso, você elimina as B, C e D.
Falando duas vezes em "beneficiar contingente de cidadãos", o item grita pra você saber que foi efetivo, eliminando a A.
E, portanto, é a correta.
-
Só não marquei a E pq pensei na extrapolação no termo “dotada” sendo que ela cumpriu a eficácia e a efetividade !