SóProvas


ID
2628079
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O Assistente de Trânsito Magaiver foi acionado pela Central Operacional para o atendimento de uma ocorrência envolvendo a colisão de quatro veículos. Segundo relatos preliminares, havia vítimas presas nas ferragens dos veículos e vazamento de óleo e combustível com risco de incêndio e explosão. De imediato, acionou os sistemas sonoros e luminosos da viatura e prosseguiu para o local do acidente. Durante o itinerário, e em função do acidente, o trânsito estava demasiadamente congestionado, porém os demais condutores abriam o caminho para a viatura em situação de emergência. Contudo, ao olhar pelo retrovisor interno, Magaiver percebeu que diversos veículos o seguiam, aproveitando-se da abertura de caminho realizada pela viatura para evitar o congestionamento.


A conduta praticada pelos condutores que se aproveitavam da abertura de caminho

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra B

      Art. 190. Seguir veículo em serviço de urgência, estando este com prioridade de passagem devidamente identificada por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes:

            Infração - grave;

            Penalidade - multa.

  • GABARITO B.

     

    SEGUIR VEÍCULO EM SERVIÇO DE URGÊCIA ----- > Infração GRAVE.

     

    NÃO DA PASSAGEM A VEÍCULO EM SERVIÇO DE URÊNCIA -----> Infração GRAVÍSSIMA.

     

    AVANTE!!! " VOCÊ É O QUE PENSA, É O SR. DO SEU DESTINO"

  • Gabarito (B) - Art. 190 CTB

    Grave - cinco pontos e multa de R$ 195,23

    Obs:. Recomendo a leitura do CTB do site do planalto que está sempre atualizado.

    -

    # Resiliência !

    -

  • Em duas situações relacionados a véiculos de emergência em trânsito podemos imaginar assim:

    É mais GRAVE não dar passagem a alguém que possa estar dentro de uma ambulância morrendo (Envolve risco de morte) ou seguir a ambulância para ganhar tempo ???? Claro que se envolver risco de morte a alguém será GRAVÍSSIMA... já seguir , o risco para a "vida" de alguém é menor ou impróprio, o que é apenas GRAVE.

  • Uma vez que seria mais grave (infração: gravíssima) não dar passagem a veículo em serviço de urgência, pois há pessoa(s) em iminente risco de vida. Na mesma lógica, "apenas" seguir veículo em serviço de urgência, aproveitando o caminho aberto por este, configura infração não tão gravíssima, isto é, grave

    Art. 189 e 190 (Código de Trânsito Brasileiro)

  • LETRA B


    CTB


    Art. 190. Seguir veículo em serviço de urgência, estando este com prioridade de passagem devidamente identificada por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes:

    Infração - grave;

    Penalidade - multa.


    Continuando a história:


    ...Magaiver, ao perceber que sua viatura estava sendo seguida, prontamente sacou do seu bolso o famoso canivete Victorinox. Passou a mão pelo porta-objetos da porta e pegou uma estopa já surrada cheia de óleo queimado. Junto ao câmbio localizou um desodorizador, e de posse desses três objetos conseguiu montar um drone (tipo aquele da propaganda da Budweiser na Copa) que foi em cada veículo que o seguia levando a autuação e pegando a assinatura do condutor, caracterizando, assim, todos notificados.


    Quem é da década de 80 sabe!!!


  • PS*!     NÃO DAR PASSAGEM A VIATURA OU AMBULÂNCIA EM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA É INFRAÇÃO GRAVISSIMA.

     

    SEGUIR VIATURA OU AMBULÂNCIA EM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA É INFRAÇÃO GRAVE. 

  •  Art. 190. Seguir veículo em serviço de urgência, estando este com prioridade de passagem devidamente identificada por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes:

            Infração - grave;

            Penalidade - multa.

     

    Essa é quentinha do CTB...bons estudos.

  • RESUMÃO VEÍCULOS DE EMERGÊNCIA

    Não deixar veículo de emergencia passar - GRAVÍSSIMA

    seguir veículo de emergência que está em ocorrência - GRAVE

    veículo de emergência que não aciona luzes intermitentes e alertas sonoros quando em situações de emergência - MÉDIA

    Veículo de emergência que aciona os dispositivos em estar em ocorrência - SEM PREVISÃO NO CTB

     

    Até chegar lá....

     

  • macetinho: Seguiu a polícia, é GRAVE, meu parceiro!

    SAY MY NAME

  • Não dar passagem para veículos: GRAVÍSSIMA

    Seguir veículo oficial: GRAVE 

  • DEIXA DE DAR PASSAGEM - GRAVÍSSIMA (art. 189)

    SEGUIR - GRAVE (art.190)

    DEIXAR DE MANTER LIGADO - MÉDIA (art.222)

  • Seguir é grave não dar passagem é gravíssima

  • Só vou decorar gravidade de multas no dia que eu fizer uma prova que só caia isso.
  • Magaiver andando de ambulância? Pensei que ele ia criar um teletransporte e ir direto para o local como fazia algumas décadas atrás.

  • O espertinho leva multa grave ,

  • Art. 189. Deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes:

           Infração - gravíssima;        Penalidade - multa.

    Art. 190. Seguir veículo em serviço de urgência, estando este com prioridade de passagem devidamente identificada por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes:

           Infração - grave;        Penalidade - multa.

  • Art. 190. SEGUIR veículo em serviço de urgência, estando este com prioridade de passagem devidamente identificada por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes:

           Infração - Grave;

           Penalidade - multa.

    GAB - B

  • Pô Magaiver vacilão...

  • Art. 189. DEIXAR DE DAR PASSAGEM aos veículos precedidos de batedores, de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes:

    Infração - GRAVÍSSIMA;

    Art. 190. SEGUIR veículo em serviço de urgência, estando este com prioridade de passagem devidamente identificada por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes:

    Infração - GRAVE;

    Art. 222. DEIXAR DE MANTER LIGADO, nas situações de atendimento de emergência, o sistema de iluminação vermelha intermitente dos veículos de polícia, de socorro de incêndio e salvamento, de fiscalização de trânsito e das ambulâncias, ainda que parados:

    Infração - MÉDIA;

  • Magaiver com apenas um pedaço de chiclete e um palito de dente, salvou todos que estavam presos nas ferragens... Profissão Perigo!