SóProvas


ID
262819
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A redação de documentos oficiais deve pautar-se por impessoalidade, clareza, concisão e pelo uso correto da norma culta. Todas essas qualidades são respeitadas no seguinte trecho:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: A

    A única que respeita todas as qualidades, quais sejam: impessoalidade, clareza, concisão e uso correto da norma culta.
  • Acho que os erros são os seguintes:

    b) a forma "deverá estar sendo convidado" é a chamada febre do gerundismo que deve ser evitada nas correspondências oficiais;

    c) por que (separado) deve ser para "pelo qual motivo, por qual razão", nesta letra "c" deveria ser escrito porque (junto), indicando uma explicação;

    d) Membros da comissão técnica ... , apurou apuraram que o presidente... O primeiro erro na sentença foi separar o sujeito do verbo por vírgula, erro de pontuação; o segundo erro é que o sujeito (Membros) está escrito no plural, logo o verbo tem que concordar com o sujeito ficando no plural.

    e) O critério ... à vítimas ... estão sendo preparados... Há um erro de crase, pois antes de palavras femininas no plural que necessitam da preposição "a" deve-se colocar o artigo definido "as", ficando "às"; às vítimas: ok, à vítimas: errado. O outro erro é que o sujeito está no singular "O critério" e o verbo está no plural "estão"; o certo seria "O critério ... está sendo sendo preparado".
  • Quanto ao item "c": uma das características da redação oficial é a impessoalidade.
    Lembre-se, evitar expressões como: "sinto-me", "na minha opinião" etc....
  • Alguém poderia comentar o uso da crase em:

    "responsável pelo atendimento a vítimas de desastres naturais"
  • Olha ai Emmanuel!!!!

    Nunca ocorre Crase.

    Quando a preposição estiver no singular seguida de um substantivo no plural.


    Ex:

    Nao vamos a festas do Clube

    Assistimos a manifestações públicas em São Paulo.
  • Quanto ao uso do gerúndio, segundo o professor Diego Amorim:

    Ele nem sempre esta errado. Quando é usado para mostrar que certa ação leva tempo para ser concluida tal uso estará correto.
    EX: Passe lá em casa que estarei pintando a parede. (não se pinta uma parede de um minuto para outro, pelo menos algumas horas)
           Passe lá em casa que estarei lhe entregando a chave.(nesse caso o uso está errado pois para entregar a chave não se gasta nem um minuto)

    Espero ter ajudado!
  • OBSERVAÇÕES:

    a) Correta. OBS.: embora seja o gabarito da questão, vários manuais de redação aconselham a não repetição de termos em um mesmo parágrafo, como ocorreu com o termo "atendimento".


    b) O Instituto Benefício para Todos deverá estar sendo  convidado (fenômeno conhecido por "gerundismo". Deve-se evitar o uso exagerado do gerúndio, uma vez que este denota ção contínua no tempo. Neste caso, o fato de ser convidado indica uma única ação que não se prolonga no tempo, portanto, tem-se um caso de gerundismo) para fazer parte de uma campanha destinada a angariar donativos, que se espera que seja  seja suficiente para atender a todos os desabrigados da enchente; conforme estipulado pela Coordenadoria, que foi considerada de relevante interesse social.


    c) Como Deputado da Bancada Estadual
    , sinto- me (deve-se prezar pela impessoalidade) avexado (deve-se evitar o uso de regionalismos, uma vez que, seu uso pode comprometer a clareza do texto, já que se tratam de termos típicos de uma determinada região e, muitas vezes, o seu sentido não é compartilhado entre outras partes do país, tornando-se consequentemente incompreensível) por que (o correto seria o uso do "porque" junto e não separado) não estou podendo atender com mais prontidão e (em) benefícios (benefício) as (às) vítimas dessa implacável seca, que teve (Quem? Ambíguo) motivos alheios à minha vontade para não conseguir isso.


    d)  Membros da Comissão Técnica destinada a averiguar a distribuição de favores em troca de votos, apurou que o Presidente do Conselho de Agricultores do Estado afirmou ao seu Vice de que ele (Ele, quem? O Conselho de agricultores do Estado ou o seu vice?) poderia estar sendo investigado por desvio de verbas.


    e) 
    O critério metodológico de escolha dos participantes das equipes de atendimento à (não se usa crase quando esta vier no singular e anteceder complemento no plural, o certo seria apenas o "a", sem a crase) vítimas de desastres naturais estão sendo preparados, tendo em vista que é importante observar a correspondência entre tais desastres e o atingimento de pessoas nessa situação.
  • Marquei a letra E, mas analisando os comentários, vi que está errado o uso da crase. então deve ficar : às vítimas ou a vítimas

  • A questão pede que seja marcada a alternativa correta em relação ao texto escrito dentro das características de um documento oficial.

    Ao analisarmos cada alternativa, vemos que a letra (B) está incorreta pela locução verbal "deverá estar sendo". O correto é "será convidado".

    A letra (C) está incorreta pelo uso do termo coloquial "avexado". Um documento oficial exige norma culta.

    A letra (D) está incorreta porque não há indicação clara sobre o termo de referência "ele".

    A letra (E) está incorreta porque a crase está incorreta. Ela é a fusão do artigo "a" com a preposição "a", e o artigo teria que estar flexionado. Seria, então, "às". Mas percebemos que temos, apenas, a preposição, então não há crase.

    A resposta correta é a letra (A).


  • Não se pode usar a crase no singular (à) antes de plural, ou seja, ou coloca atendimento às vítimas ou coloca a vítimas. 

    Para comprovar a existência da Crase basta substituir vítimas por público atendimento AO público -_quando se coloca uma palavra masculina e aparece 'ao" é porque existe a crase, no entanto, nesta questão existe uma proibição do uso da crase devido a palavra que vêm depois estar no plural.
  • A questão pede que seja marcada a alternativa correta em relação ao texto escrito dentro das características de um documento oficial.



    Ao analisarmos cada alternativa, vemos que a letra (B) está incorreta pela locução verbal "deverá estar sendo". O correto é "será convidado".



    A letra (C) está incorreta pelo uso do termo coloquial "avexado". Um documento oficial exige norma culta.



    A letra (D) está incorreta porque não há indicação clara sobre o termo de referência "ele".



    A letra (E) está incorreta porque a crase está incorreta. Ela é a fusão do artigo "a" com a preposição "a", e o artigo teria que estar flexionado. Seria, então, "às". Mas percebemos que temos, apenas, a preposição, então não há crase.



    A resposta correta é a letra (A).

     

    Fonte: QC

  • A letra "A" estaria incorreta, porque não se usa vírgula antes de uma oração subordinada adverbial posposta, que no caso é uma adverbial final reduzida de particípio. 

     

  • Na letra A não deveria ser "...atendimentos aS vítimas..."?

  • Na alternativa ''e'', além do erro da crase em ''à vítimas de desastres naturais...'' (já explicitado pelos colegas),

    constatei tambem o uso de dois substantivos com o mesmo significado: ''critério'' e ''metodológico''. De acordo

    com MRPR trata-se de um erro de concisão: ''Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras''.

     

    Assim, o texto poderia iniciar sem prejuízo para o sentido de duas maneira:

     

    O CRITÉRIO de escolha dos participantes das equipes de atendimento....

    OU

    A METODOLOGIA de escolha dos participantes das equipes de atendimento...

     

    Mas não os dois substantivos juntos: O critério metodológico de escolha dos participantes das equipes....

     

    OBS: Críticas são bem vindas!!!