SóProvas


ID
2628253
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Na implementação da memória virtual em sistemas operacionais, é necessário definir, dentre outros elementos, a política de substituição de páginas. Esses algoritmos escolhem qual página deverá deixar a memória real (chamada página vítima) e voltar ao meio secundário de armazenamento, a fim de ceder espaço à outra página requisitada pelo processador e atender à requisição de falha de página. Uma das formas de implementação desses mecanismos de substituição de páginas prevê a utilização de bits auxiliares associados às páginas.


Nesse contexto, qual a função do bit de sujeira (dirty bit)?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

    Questão absurda, mas vamos lá né...

    Um bit sujo ou bit modificado é um bit associado a um bloco de memória de computador e indica se o bloco de memória correspondente foi modificado ou não. [1] O bit sujo é definido quando o processador grava (modifica) esta memória. O bit indica que seu bloco de memória associado foi modificado e ainda não foi salvo no armazenamento . Quando um bloco de memória deve ser substituído, seu bit sujo correspondente é verificado para ver se o bloco precisa ser gravado de volta na memória secundária antes de ser substituído ou se simplesmente pode ser removido. Bits sujos são usados ​​pelo cache da CPU e nos algoritmos de substituição de página de um sistema operacional .

    Ao falar sobre substituição de página, cada página pode ter um bit de modificação associado a ela no hardware. O bit sujo de uma página é definido pelo hardware sempre que qualquer palavra ou byte na página é gravado, indicando que a página foi modificada. Quando selecionamos uma página para substituição, examinamos seu bit de modificação. Se o bit estiver definido, sabemos que a página foi modificada desde que foi lida do disco . Neste caso, devemos escrever essa página no disco . Se o bit sujo não estiver definido, no entanto, a página não foi modificada desde que foi lida na memória . Portanto, se a cópia da página no disco não foi sobrescrita (por alguma outra página, por exemplo), então podemos evitar escrever a página de memória no disco: ela já está lá. 

     

    https://en.wikipedia.org/wiki/Dirty_bit

  • No edital ta escrito: "Administração de Sistemas de Informação: sistemas operacionais e sistemas de apoio à decisão..."


    A pessoa que fez o edital escreveu errado, pois sistemas operacionais não tem nada a ver com o assunto de Administração. 

    O que na verdade ela queria dizer era "sistema de informação operacional - SIO"  que tem a ver com o sistema de apoio à decisão - SAD (ora que coincidência, é o assunto que vem logo em seguida no edital)

    Pois "sistema de INFORMAÇÃO operacional" é um subtema do conteúdo "Administração de sistemas de INFORMAÇÃO". 



    Ou seja, o incompetente que fez esse edital escreveu errado, e o pior é que não da pra reivindicar porque o erro ta no próprio edital. Então de fato ele cobrou uma questão sobre "sistema operacional" que ta escrito no edital, só que esse assunto não faz sentido nenhum ser cobrado nessa prova. 

     

  • Assunto absurdo cobrado na prova de Administrador. Infelizmente bola fora da banca.

  • Entendi nada quando li essa questão. rs

    Cesgranrio, cesgranrio...

  • Até pra mim, que sou formada nessa área, achei uma questão complicado, imagina para os outros canditatos que não estudam essas coisas. Isso é nível muito alto.

  • Bit Modificado(Dirty Bit): indica se a página foi modificada na memória e está diferente da moldura de página no disco.

    Valor 1 = página modificada.

     

    Obs.: Um dos algoritmos que utiliza esse bit é o NRU(não recentemente usada)

     

    @papirobizurado

  • Questãozinha "suja", hein?? kkk

  • O importante é que eu chutei certo...rs

  • Gabarito C

    Substituição de páginas na memória

           Se não houver página disponível na memória física para carga de uma nova página lógica, é necessário copiar uma página da memória principal (RAM) para a secundária (disco) e só depois fazer a carga da página requisitada do disco para a RAM. Esta página escolhida para ser copiada para o disco é chamada de "vítima".
           A eleição da página vítima que será removida da memória RAM é muito importante. Esta decisão é tomada seguindo o algoritmo de substituição de páginas. O ideal é que a página removida seja uma com pouca probabilidade de ser acessada em um futuro próximo (na escala de tempo do sistema em questão).
           Uma boa alternativa é adicionar outros bits de controle à tabela de páginas.

    Bit de sujeira (dirty bit): Indica quando uma página foi alterada durante a execução do processo. Se a página vítima não foi alterada, ela não precisa ser copiada para o disco, economizando um acesso a disco. Páginas de código e de constantes, por exemplo, nunca são alteradas. O acesso a disco representa quase todo o tempo gasto para atender uma falta de página.

    Bit de referência (reference bit): Indica quando uma página foi acessada pelo processo. Com o auxílio de marcas de tempo, pode-se determinar se uma página foi acessada em um intervalo e levar este dado em conta ao se escolher uma página para ser liberada na RAM.

    Bit de tranca (lock bit): Um exemplo de uso é a situação em que um processo P1 pediu leitura de dados em disco. O SO passa esta requisição à controladora de disco e informa que os mesmos devem ser gravados na página física X que corresponde à página lógica Y do espaço de endereçamento de P1. Enquanto a controladora está trabalhando, é interessante trancar a página X.
    Outra alternativa é não usar o bit de tranca e sim usar áreas exclusivas do SO para operações de E/S. A desvantagem é que deve haver cópia da área do processo para a área do SO e depois para disco, ou seja, mais consumo de CPU. O bit de tranca pode ser usado também para impedir que páginas muito acessadas pelo processo sejam escolhidas como vítima. O próprio programador pode, através de uma chamada de sistema, pedir que certas páginas permaneçam sempre na memória física, ou seja, que sejam trancadas. Este recurso deve ser controlado pelo SO para não ocorrerem abusos. Pode-se limitar o número de páginas trancadas por processo ou disponibilizar esta opção apenas para usuários privilegiados. Outra opção é considerar esta chamada de sistema como um sugestão de páginas menos propícias a serem liberadas e não como garantia disso.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Indicar quando uma página foi alterada durante a execução de um processo.

  • GABARITO: C

    Os bits Modificada e Referenciada controlam o uso da página.

    • Página modificada: suja;
    • Página não modificada: limpa;

          O bit Modificada às vezes é chamado de bit sujo, já que ele reflete o estado da página.

    FONTE: Tanenbaum