SóProvas


ID
262828
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

João e Maria

Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você
Além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock
Para as matinês
(...)
Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho preferido
Sim, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade
Acho que a gente nem tinha nascido



Chico Buarque e Sivuca

É comum que, durante suas brincadeiras, as crianças se ...... para um universo mágico e ...... a identidade de uma personagem admirada, ...... um super-herói ou uma figura da realeza.

Preenche corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada, o que está em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: A

    ..., as crianças se TRANSPORTEM para um universo mágico e ASSUMAM  a identidade de uma personagem admirada, SEJA um super-herói ou uma figura da realeza. (única alternativa que se encaixa perfeitamente ao padrão culto da língua)

  • - É comum que as crianças se ...... o complemento desta estrutura tem que ser um verbo no PRESENTE DO SUBJUNTIVO, pois é uma indicação de dúvida, de não certeza, logo ficamos com as alternativa "a" e "e": QUE ELAS TRANSPORTEM (verbo transportar)
    - Logo em seguida temos outra alternativa no PRESENTE DO SUBJUNTIVO, eliminando assim a letra "e", pois a estrutura correta fica: QUE ELAS ASSUMAM (verbo assumir)
    - A última sentença também pede o verbo no PRESENTE DO SUBJUNTIVO: QUE ELA SEJA (verbo ser)

    Resposta: letra "a"
  • GABARITO: A

    É (presente do indicativo) comum que, durante suas brincadeiras, as crianças se transportem (presente do subjuntivo) para um universo mágico e assumam (presente do subjuntivo) a identidade de uma personagem admirada, seja (presente do subjuntivo) um super-herói ou uma figura da realeza.

    Note que todos os verbos após o presente do indicativo estão no presente do subjuntivo, o que corrobora a dobradinha clássica: presente do indicativo + presente do subjuntivo.