-
Também achei confusa para chegar à decisão da letra B. Segue o que achei sobre:
O conhecimento explícito, segundo tipo de conhecimento utilizado no modelo, é o conhecimento externalizado, registrado. O conhecimento explícito pode ser facilmente processado por computadores, transmitido eletronicamente e armazenado em banco de dados.
Informações são dados que tem relevância, propósito e causam impacto no julgamento ou comportamento do indivíduo. São dados que já receberam algum processamento e podem ser apresentados de modo inteligível por usuários que dependem da informação para tomar suas decisões. O processo de transformação dos dados em informações envolve a classificação sob algum critério. Para Drucker, se as informações não tiverem uma organização, elas não passam de dados, não têm significado. E ainda, as mesmas informações podem ser organizadas de formas diferentes para diferentes finalidades e níveis de decisão.
A gestão de conhecimento organizacional é a capacidade que uma empresa, como um todo, possui de criar ou absorver novos conhecimentos, disseminá-los e incorporá-los em seus produtos, serviços e sistemas, obtendo a inovação contínua, que leva à vantagem competitiva. Estes pode ser classificado em dois grandes tipos, o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.
-
a) socialização - tácito em tácito
c) documentar gera conhecimento explícito
d) internaliza o conhecimento operacional (não conceitual)(externaliza o conceitual)
e) socializa o conhecimento compartilhado (não sistêmico)(combina o sistêmico)
-
b-
A resposta aborda uso de ocnhecimento tacito, o qual foi usado para inserir registros no db de modo a compartilhar essa informação de modo acessivel a outros coloboadores, o que pode permitir inovações e abordagens mais apropriadas. quando for tacito-> explicito, é 1-m
-
-
GABARITO B
O conhecimento explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente, encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, projeto, procedimentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.
O conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa e é subjetivo e inerente às habilidades de um funcionário.
DE TÁCITO PARA TÁCITO: Socialização – processo de criar conhecimento tácito comum a partir da troca de experiência.
DE TÁCITO PARA EXPLÍCITO: Externalização – processo de articular conhecimento tácito em conceitos explícitos. Geralmente essa articulação é efetuada através de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.
DE EXPLÍCITO PARA EXPLÍCITO: Combinação – processo de agregar conhecimentos explícitos, novos ou já existentes, num sistema de conhecimento como um conjunto de especificações para um novo produto ou serviço.
DE EXPLÍCITO PARA TÁCITO: Internalização – processo de incorporar conhecimento explícito em tácito. Está geralmente relacionado com aprender fazendo.
Fonte: Labuta do dia-a-dia!
Não desistam!
-
Socialização - Conhecimento Compartilhado (Experiências são compartilhadas)
Internalização - Conhecimento Conceitual (Experiências são conceituadas)
Combinação - Conhecimento Sistémico (Conceitos são sistematizados)
Internalização - Conhecimento operacional (Aprende-se fazendo)