SóProvas


ID
2628295
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quando o administrador da empresa comparou o processo decisório de dois de seus subordinados, percebeu que X é mais lento para processar as informações, quase sempre demorando mais tempo para decidir do que Y, e que sua escolha final nem sempre é a melhor. Além disso, quando existe uma óbvia dimensão de risco associada à sua decisão, X sempre prefere assumir o risco.


Dos diferentes estilos de tomada de decisões de X e Y conclui-se que enquanto Y tem estilo

Alternativas
Comentários
  • Letra C. 

    O estilo analítico é usado por pessoas que gostam de considerar as soluções complexas baseadas no numero de informações que elas conseguem reunir sobre este determinado assunto. Elas tomam suas decisões com dados objetivos e usando a racionalidade. E procuram buscar a melhor decisão possível baseadas nas informações disponíveis. As que adotam o estilo analítico enfrentam a ambigüidade procurando mais alternativas;

    O estilo conceitual é usado por pessoas que também gostam de considerar uma quantidade ampla de informações. Porém, ao contrario das analíticas essas pessoas são mais sociais e preferem conversar com os outros sobre o problema e as alternativas possíveis para solucioná-los. Indivíduos que utilizam o estilo conceitual consideram o “quadro maior” e analisam várias alternativas;

  • Se Y toma decisões mais rápidas do que X, como Y pode ter "...desejo de mais informações e à consideração de número maior de alternativas" ???


    e se X prefere assumir mais risco do que Y, como que Y vai ter "alta tolerância à ambiguidade" ??? 


    Eu marquei "letra E" , porque Y parece tomar decisões mais rápidas e portanto seria um "utilitarista", ele é prático.  E X demora mais pra decidir e nem sempre toma decisões melhores, assumindo risco porque visa o bem estar da maioria.
    Foi esse o meu raciocínio porque afinal essa questão não tem como estudar pra ela, acredito que ninguém viu isso na faculdade, pelo menos não da forma que foi cobrado. Na vida real uma pessoa não fica numa única definição mas pode ser utilitarista e analítica ao mesmo tempo. Enfim questão horrível. 
     

  • A resolução da questão se baseia em comparar os estilos com os conceitos apresentados, portanto a única alternativa em que há correspondência é a letra C.


    A) diretivo, com alta tolerância à ambiguidade e busca a racionalidade, X tem um estilo analítico com pouca tolerância à ambiguidade.

    Regra: O estilo diretivo é eficaz em organizações hierárquicas em que prevalece a manutenção do status quo e nas quais a mudança é previsível.

    B) conceitual, que considera um grande número de alternativas possíveis para o problema e dados de várias fontes, X tem um estilo comportamental focado no longo prazo e no uso de dados confiáveis.

    Regra: O estilo comportamental usa pouca informação e é focado no curto prazo.

    C) analítico, que o leva ao desejo de mais informações e à consideração de número maior de alternativas, X tem um estilo conceitual com alta tolerância à ambiguidade e uma visão ampla dos fatos.

    D) comportamental e gosta de conversar com as pessoas uma por uma para compreender seus sentimentos sobre o problema, X tem um estilo conceitual, preferindo soluções claras e eficientes, embasadas em regras e procedimentos. 

    Regra: A descrição do estilo conceitual é, na verdade, do estilo analítico, pois o estilo conceitual é característico de pessoas que tomam decisões socialmente orientadas e para as quais consideram grande quantidade de informação e tendem a usar dados de múltiplas fontes, sejam elas outras pessoas ou os sistemas de controle gerencial, e a considerar muitas alternativas em sua análise.

    E) utilitarista e toma decisões embasado em regras justas e imparciais, de maneira que exista uma distribuição equitativa de custos e de benefícios, X tem um estilo deontológico e toma decisões visando ao bem-estar da maioria.

    Regra: Não são estilos de decisão.