SóProvas


ID
2628970
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A madrasta retalhava um tomate em fatias, assim finas, capaz de envenenara todos. Era possível entrever o arroz branco do outro lado do tomate, tamanha a sua transparência. Com a saudade evaporando pelos olhos, eu insistia em justificar a economia que administrava seus gestos. Afiando a faca no cimento frio da pia, ela cortava o tomate vermelho, sanguíneo, maduro, como se degolasse cada um de nós. Seis. O pai, amparado pela prateleira da cozinha, com o suor desinfetando o ar, tamanho o cheiro do álcool, reparava na fome dos filhos. Enxergava o manejo da faca desafiando o tomate e, por certo, nos pensava devorados pelo vento ou tempestade, segundo decretava a nova mulher. Todos os dias — cotidianamente — havia tomate para o almoço. Eles germinavam em todas as estações. Jabuticaba, manga, laranja, floresciam cada uma em seu tempo. Tomate, não. Ele frutificava, continuamente, sem demandar adubo além do ciúme. Eu desconhecia se era mais importante o tomate ou o ritual de cortá-lo. As fatias delgadas escreviam um ódio e só aqueles que se sentem intrusos ao amor podem tragar.

QUEIRÓS, B. C. Vermelho amargo. São Paulo: Cosac & Naify, 2011.


Ao recuperar a memória da infância, o narrador destaca a importância do tomate nos almoços da família e a ação da madrasta ao prepará-lo. A insistência nessa imagem é um procedimento estético que evidencia a

Alternativas
Comentários
  • "As fatias delgadas escreviam um ódio e só aqueles que se sentem intrusos ao amor podem tragar." LETRA E

  • O texto não é de difícil compreensão,nota-se uma tensão constante no interior do ambiente doméstico,a madrasta não gostava dos enteados e o autor caracteriza o ato de cortar tomates feito pela mesma como uma comparação indireta desse ódio,uma vez que ela cortava de modo tão detalhado como aspiração de seu ódio aos tomates,algo que não podia fazer aos filhos do marido.

     

    R:Letra "E"

  • "como se degolasse cada um de nós seis"

    "O pai reparava na fome dos filhos. Enxergava o manejo da faca"

    A repetição evidencia a angustia do menino ao ver aquela ação, que o deixava mal de ver repetidamente aquela cena enquanto sentia cada vez mais fome, como descreve o pai.

    Além disso a cena, descrita em primeira pessoa, contribui para a função emotiva, em que prevalece o ponto de vista do narrador e suas impressões subjetivas sobre o acontecimento. Então, só pode ser a alternativa que expõe o sentimento do personagem e que o relaciona com o conflito na cena de cortar tomates.

    Letra E

  • "Enxergava o manejo da faca desafiando o tomate e, por certo, nos pensava devorados pelo vento ou tempestade, segundo decretava a nova mulher."

    Uma leitura mais atenta consegue captar os indícios de que existia uma relação conflituosa com a madrasta, letra E.

  • O menino, simbolicamente, é o tomate.

    Gabarito : (E)

    Nível de Dificuldade : Fácil