SóProvas


ID
2629039
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A tecelagem é numa sala com quatro janelas e 150 operários. O salário é por obra. No começo da fábrica, os tecelões ganhavam em média 170$000 réis mensais. Mais tarde não conseguiam ganhar mais do que 90$000; e pelo último rebaixamento, a média era de 75$000! E se a vida fosse barata! Mas as casas que a fábrica aluga, com dois quartos e cozinha, são a 20$000 réis por mês; as outras são de 25$ a 30$000 réis. Quanto aos gêneros de primeira necessidade, em regra custam mais do que em São Paulo.

CARONE, E. Movimento operário no Brasil. São Paulo: Difel, 1979.


Essas condições de trabalho, próprias de uma sociedade em processo de industrialização como a brasileira do início do século XX, indicam a

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Os preços superinflados do aluguel das moradias oferecidas pelas fábricas, associado às péssimas condições de trabalho e também aos salários reduzidos, retratam um caso de exploração burguesa comum durante o desenvolvimento  Industrial no Brasil e em outros países. 

  • Lembrem-se: usem o senso comum, nada de aprofundar, e também se as alternativas tiverem "burguesia" "exploração" marquem sem pensar 2x

    Letra A no caso

  • Letra A

    O início da industrialização do Brasil ficou a cargo da burguesia industrial, ainda sem muitas indústrias e proletários os trabalhadores não tinham direitos confirmados por lei, assim, se permitia abusos contra os trabalhadores pelos burgueses.(capitalismo industrial, século XX, industrialização, movimento operário, Brasil, primeira república.)

    Fonte: Descomplica

  • Dica: SEMPRE procure a resposta mais esquerdista, a chance de ser ela é grande.

  • O texto não trancou de subida de preços e sim da queda dos salários fato esse que comprova a exploração burguesa

  • O texto não trancou de subida de preços e sim da queda dos salários fato esse que comprova a exploração burguesa

  • O texto não trancou de subida de preços e sim da queda dos salários fato esse que comprova a exploração burguesa

  • ISSO QUE O JORGE HENRIQUE DISSE É VERDADE, BASTA LER AS REDAÇÕES QUE TIRARAM NOTA 1000 EM 2019. BASTA VOCÊ QUANDO ESTIVER EM DÚVIDA, IR PARA A RESPOSTA MAIS DE ESQUERDA QUE TIVER, E TAMBÉM CITAR AUTORES DE ESQUERDA NAS ALUSÕES QUE VOCÊ FIZER NA REDAÇÃO. A VAGA NO CURSO QUE DESEJA VEM NA CERTA!

  • A prova de humanas é muito zuada. Tanta riqueza em história, geografia...e os caras vem com essas porcarias.

  • Eliminei a A pq entendi que falava de se explorar os burgueses e não a exploração dos operários pelos burgueses

  • GABARITO - A

    A exploração da classe burguesa sobre os proletários era muito grande, tendo em vista que os últimos recebiam um sálario escasso para a sua jornada longa de trabalho, e os mesmos tinham que pagar diversos impostos e tarifas, as quais beneficiavam os burgueses.

    Caveira!

  • Quem marcou a letra D:

    O Brasil realmente teve uma industrialização acelerada, porém é necessário prestar atenção no comando da questão.

    ''Essas condições de trabalho...'', ou seja, o fato das péssimas condições que foram citadas no texto (baixo salário) não é por causa necessariamente da industrialização acelerada, até porque todas essas condições também se apresentaram em outros países que não tiveram uma industrialização desse jeito igual a do Brasil.

    A letra A é a mais adequada (apesar de eu achar que poderia estar um pouco mais bem escrita porque da a entender também que a burguesia está sendo explorada e não ela quem explora).

  • Ser contra a exploração de trabalhadores agora é coisa de esquerda?

    Daqui a pouco os caras vão defender a volta da escravidão em repúdio ao "esquerdismo" do ENEM

  • tá na cara que é exploração.