SóProvas


ID
2629042
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O rapaz que pretende se casar não nasceu com esse imperativo. Ele foi insuflado pela sociedade, reforçado pelas incontáveis pressões de histórias de família, educação, moral, religião, dos meios de comunicação e da publicidade. Em outras palavras, o casamento não é um instinto, e sim uma instituição.

BERGER, P. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 1986 (adaptado).


O casamento, conforme é tratado no texto, possui como característica o(a)

Alternativas
Comentários
  • O casamento, da forma que é tratado no texto, é entendido como uma instituição social, ou seja, trata-se de um ordenamento das relações sociais.  Isso quer dizer que não é por uma escolha livre e espontânea que, em geral, surge o desejo pelo casamento. Pelo contrário, há uma pressão social para que o casamento seja visto como a escolha “natural”, como algo ao qual estamos destinados.

  • O casamento pode ser explicado como um fato social , segundo análise de Émile Durkheim, pois é algo já convencionado pela sociedade, o ser humano nasce ''selvagem'' e ao integrar a sociedade , que lhe impõe padrões, tem de se adaptar aos mesmos para manter uma coesão na sociedade. A exemplo o casamento, que institui um ordenamento das relações sexuais

    LETRA B

    APMBB

  • Gosto dessa citação no ENEM: Segundo sociologo Emile Durkheim " Fato social é a maneira coletiva de pensar ". Nesse viés, é possível perceber que a questão ( TEMA ) é fortemente influênciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, se as pessoas crescem um um contexto ( opressor/intolerante/racista etc ) a têndencia é adotar esse comportamento também.

    Essa citação tem tudo haver com essa questão.

    Obs: MGTOW NA VEIA.