SóProvas


ID
2629084
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

XI. Jamais, a respeito de coisa alguma, digas: “Eu a perdi”, mas sim: “Eu a restituí”. O filho morreu? Foi restituído. A mulher morreu? Foi restituída. “A propriedade me foi subtraída”, então também foi restituída. “Mas quem a subtraiu é mau”. O que te importa por meio de quem aquele que te dá a pede de volta? Na medida em que ele der, faz uso do mesmo modo de quem cuida das coisas de outrem. Do mesmo modo como fazem os que se instalam em uma hospedaria.

EPICTETO. Encheirídion. In: DINUCCI, A. Introdução ao Manual de Epicteto. São Cristóvão: UFS, 2012 (adaptado).


A característica do estoicismo presente nessa citação do filósofo grego Epicteto é

Alternativas
Comentários
  • Na filosofia estoica,temos a caracterização do termo amor-fati,onde o sofrimento deve ser aceito como sendo parte da vida e da vontade de uma força maior,não necessariamente um Deus.

    Nessa filosofia,todo o sofrimento pela perda de coisas materiais e pessoas(que são naturalmente efêmeras) ou mesmo medo da morte,que é inevitável e se trata justamente da ausência de sentidos,é algo que atrapalha à felicidade e ao prazer bom(não sendo um prazer viciante e ruim).Logo,como não podemos controlar a vontade das coisas ou mesmo dos homem,ou seja..."abraçar o nosso destino".

     

    R=Letra "C"

  • Complementando os comentários do pessoal, Epiteto foi um escravo que, mesmo sendo escravo, aprendeu a ser feliz exercendo a sua função social. Ou seja, mesmo que lhe foi imposta uma situação de inferioridade perante um cidadão ateniense, "ele abraçou o destino", pois segundo o filósofo, o "querer" e o "poder" são incompatíveis muitas das vezes e estar apto ao pior pode ser favorável na busca da felicidade. Por exemplo: se para um escravo, a felicidade era a liberdade e ele nunca fosse liberto, ele seria infeliz por toda a vida<=> Epiteto vai justamente contra esse pensamento.

  • ''a dor é inevitável. O sofrimento é opcional''

  • Epiteto foi nada mais e nada menos que alguém passivo e que foi domesticado pelos seus senhores para que ele nunca se rebelasse contra a autoridade ou a questionasse.

  • Gabarito C

    → Estoicismo: precisamos viver através da ética, nos preocupando apenas com o que podemos transformar nossos sentimentos. E não se preocupar com o que não podemos transformar/lutar contra, exemplo: morte, envelhecimento e opiniões alheias.

    Resumindo: devemos viver de acordo com a natureza e a indiferença a tudo o que é externo do ser.

  • a) Escola Pitagórica

    b) Hedonismo/Utilitarismo

    c) gabarito

    d) entusiastas da cloroquina

    e) Cinismo

    Nível de Dificuldade : Fácil

  • Leia o comando primeiro sempre! Era só saber o conceito de estoicismo.