SóProvas


ID
2629093
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O movimento abolicionista, que levou à libertação dos escravos pela Lei Áurea em 13 de maio de 1888, foi a primeira campanha de dimensões nacionais com participação popular. Nunca antes tantos brasileiros se haviam mobilizado de forma tão intensa por uma causa comum, nem mesmo durante a Guerra do Paraguai. Envolvendo todas as regiões e classes sociais, carregou multidões a comícios e manifestações públicas e mudou de forma dramática as relações políticas e sociais que até então vigoravam no país.

GOMES, L. 1889. São Paulo: Globo, 2013 (adaptado).


O movimento social citado teve como seu principal veículo de propagação o(a)

Alternativas
Comentários
  • alguem pode dizer sobre esse contexto historico

  • Todas áreas da sociedade com exceção dos grandes produtores cafeeiros, estavam unidos por uma causa: A Libertação dos Escravros de uma vez por todas. E a imprensa escrita, os livros, colaboraram muito com o movimento abolicionista.

  • Alessandro, a imprensa chega ao Brasil juntamente com a família real portuguesa, no processo de "europeização" no sentido de começar a ser permitido e incentivado aspectos que tirassem do Brasil a cara de Colônia. Logo após 1808, há a criação do Banco Nacional e do Jardim Botânico, por exemplo. Passado o Primeiro Reinado e o Período Regencial, chegamos no Segundo Reinado, e em 1888, a imprensa estava mais popular (mesmo que poucas pessoas fossem alfabetizadas) e já veiculava a campanha abolicionista, tanto pela pressão inglesa, como pela sociedade que já defendia a abolição. Os militares tiveram mais "protagonismo" um ano depois, na proclamação da Rpública.

  • Quem leu Nabuco sabe também que a letra E estaria correta também. A verdade é que o ENEM cobra conhecimentos básicos, não dá pra esperar muito deles. Quem lê muito e tem conhecimentos além do que é ensinado na sala de aula, vai se ferrar no ENEM

  • Letra A

    A campanha abolicionista ganhou força na década de 1880, e um dos meios de maior divulgação dessa causa foi a imprensa escrita. Diversos jornais divulgavam artigos favoráveis a essa causa, como o Jornal do Commercio, O Amigo do Escravo, A Gazeta da Tarde, A Liberdade, entre outros.

  • Bem isso Erick

  • Mas dentre os conhecimentos básicos cobrados no ENEM existe a interpretação de texto. Não foi perguntado quais eram os meios de propagação das ideias abolicionistas, mas a principal delas. E também quem leu Nabuco sabe que a burguesia e a sociedade "letrada" da época foi convencida e "recrutada" para o movimento porque Nabuco publicava as ideias abolicionistas em jornais estrangeiros que a burguesia brasileira lia. Com os jornais estrangeiros falando sobre abolição, eles foram convencidos.

    Não entendi qual o problema da questão.

  • Anderson Cruz, Exatamente, tem pessoas que querem esbanjar conhecimento, não só aqui, como também na prova e se esquecem que a interpretação não permite que tal alternativa seja a correta, aí se ferram e ainda vêm querer questionar o gabarito. Triste e engraçado ao mesmo tempo.

  • Concordo plenamente com Alyson Roberto. Sensato