SóProvas


ID
2629096
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As rochas são desagregadas e decompostas e os materiais resultantes de sua ação, tais como seixos, cascalhos, areias, siltes e argilas, são carregados e depois depositados e, também, substâncias dissolvidas na água podem precipitar. Em virtude de sua atuação, quaisquer rochas, independentemente de suas características, podem ficar destacadas no relevo.

BELLOMO, H. R. et al. (Org.). Rio Grande do Sul: aspectos da geografia. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1997 (adaptado).


O texto refere-se à modelagem do relevo pelos processos naturais de

Alternativas
Comentários
  • Ao falar 'degradada"  e " decomposta" ele está falando sobre alterações das rochas, no caso, fenomeno físico e um químico,  respectivamente. Ele ainda diz q isso resulta em argila e etc.. Ambos fazem parte do intemperismo q é alteração das rochas e formaçao de solos e relevos.  "São carregadas"  e"subst. dissolvidas em água" mostram claramente a erosão

  • GAB: C

     

    O intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. É um importante agente no processo de formação de solos e modelador do relevo.

    Existem dois tipos de intemperismo:

    Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). As rochas, então, sofrem um processo de decomposição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura, pluviosidade e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais.

    Intemperismo físico: Desagregação ou desintegração do material de origem (rocha ou sedimento) sem que haja alteração química dos minerais constituintes. Ele, portanto, causa uma desagregação de fragmentos cada vez menores, conservando as características de seus minerais, aumentando a superfície de contato dos fragmentos, o que colabora com o intemperismo químico. Em regiões desérticas e de clima semiárido esse processo é mais intenso.

     

    https://brasilescola.uol.com.br/geografia/intemperismo.htm

     

    Erosão pode ser entendida como o processo de transporte de materiais intemperizados. Isto significa dizer que, os processos erosivos são responsáveis por desagregar, transportar e depositar sedimentos de um local para outro.

    Imaginemos a seguinte situação: Ocorre uma chuva intensa sobre um solo exposto, sem cobertura vegetal e a água leva para as regiões mais baixas, materiais como fragmentos de rocha, minerais, matéria orgânica e o que mais a água conseguir “carregar”. Temos neste caso um exemplo de processo erosivo.

     

    https://www.infoescola.com/geologia/erosao/

  • Letra C

    A questão aborda dois importantes agentes geomorfológicos externos, o intemperismo e a erosão. O primeiro refere-se à transformação dos materiais rochosos e o segundo ao transporte, deposição e sedimentação desses mesmo materiais, como apontado no texto.

    Fonte: Descomplica

  • ''As rochas são desagregadas e decompostas'' : Intemperismo

    O intemperismo é um conjunto de alterações (físicas, químicas ou biológicas) na rocha

    ''Materiais resultantes de sua ação(..) são carregados e depois depositados'' : Erosão

    A erosão pode ser definida como transporte ou depósito de sedimentos.

    GABARITO: C

  • fiquei entre a C e a E, mas é só lembrar que metamorfismo é um processo de FORMAÇÃO, e a questão fala de MODELAGEM, logo, letra C, em que atuam agentes exógenos, que atuam modificando o relevo.
  • https://www.youtube.com/watch?v=A3voKSAs7Vs

  • INTEPERISMO QUÍMICO: Pressão x Amplitude Térmica.

    Ex: Deserto sofre bastante inteperismo químico devido sua grande variação de temperatura. Logo, a grande quantidade de rocha existente no deserto agora é somente areia.

    INTEPERISMO FÍSICO: Chuva, Vento, Corrente Fluvial etc.

    Ex: Desmoronamento nas enconstas do rio de janeiro.

  • Intemperismo e erosão são os únicos agentes exógenos (que atuam de fora para dentro), ou seja, não importe a formaçao da rocha, todas estarão sujeitas a eles...

  • Intemperismo: processos químicos, físicos e biológicos que alteram a rocha.

    Erosão: transporte de sedimentos.

  • ao falar em desgaste/decomposta/degradada as rochas, com certeza vai ser intemperismo(desgaste rochoso)
  • Intemperismo é um agente externo modelador de relevos, capaz de transformar planaltos em depressões, planícies ou planaltos mais baixos. No intemperismo físico, mais comum em regiões secas, rochas são quebradas em pedras menores por ação das altas variações de temperaturas (se contraem e se expandem). Já no químico, mais comum no Brasil, de clima tropical e alta pluviosidade, as rochas diminuem ou até esfarelam por causa da água da chuva. Agrava a erosão, que carrega mais facilmente o que for menor. As pedras menores, oriundas desse processo, foram sedimentadas. Vale lembrar que pedras sedimentares tem camadas diferentes porque já foram rochas maiores um dia e sofreram erosão.

  • "desagregadas e decompostas"=intemperismo químico e físico

    "são carregados e depois depositados"=erosão

    GABARITO:C

  • O intemperismo físico (variação de temperatura) e químico (ação da água) é responsável pela desagregação das rochas. A erosão consiste no desgaste da superfície com remoção de partículas minerais (cascalho, argila, areia e silte) e matéria orgânica com a ação de agentes exógenos como a água e o vento. Por vezes, a combinação destes processos leva a exposição de rochas na superfície, inclusive os blocos chamados de matacões. 

    FERRETO

    LETRA C

  • letra c o unico agente exogeno( externo) das alternativas e como no texto ele citou somente coisas externas ao interior da terra, chuva e afins é letra c.