SóProvas


ID
2629210
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Alguns proflssionais burlam a fiscalização quando adicionam quantidades controladas de solução aquosa de hidróxido de sódio a tambores de leite de validade vencida. Assim que o teor de acidez, em termos de ácido lático, encontra-se na faixa permitida pela legislação, o leite adulterado passa a ser comercializado. A reação entre o hidróxido de sódio e o ácido lático pode ser representada pela equação química:


CH3CH(OH)COOH (aq) + NaOH (aq) → CH3CH(OH)COONa (aq) + H20 (I)


A consequência dessa adulteração é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Não entendi uma coisa. Como acontecerá irregularidade no PH do leite se ele passou pela fiscalização?

  • Como houve aumento no PH, se é uma hidroxila ? Não seria "POH"?

  • O ácido láctico ou lático, é um composto orgânico de função mista ácido carboxílico - álcool e possui caráter ácido fraco. Já o hidróxido de sódio é uma base forte. Eles reagem e promovem um aumento no pH.

  • Ele só passou pela fiscalização após a adição de NaOH. Antes ele não passaria porque o pH estava, relativamente, baixo (pH abaixo de 7), daí a irregularidade. 

  • Gizelli, acho que ele se refere ao aumento de ph da seguinte forma:  ph=3 aumenta para ph=5 entao quando o ph aumenta o leite fica mais básico, isso ocorr por que o NaOH possui a hidroxila que neutraliza o H+.Por isso a alternativa "e"é incorreta também, pois se concentração de H+ aumenta, entao a o PH diminui deixando o leite mais ácido. Essa questão confunde com as palavras que escolhe nas alternativas. Obs: eu pensei desse jeito acredito estar correto esse raciocínio.

  • Ao adicionar uma base forte em um meio ácido, ocosiona o aumento do PH

  • Ácido lático reage com uma base forte (NaOH), logo a reação será deslocada para formação de CH3CH(OH)COONa (aq) + H20 ( aumentando a concentração de sais) , consumindo o CH3CH(OH)COOH e tornando o meio mais básico que o anterior. Não há liberação de íons H+. O lactato de sódio está em solução (aq) e não preciptado, não houve diluição pois não há informação a respeito de acréscimo na quantidade de água, lembrando que a água formada na reação é desconsideravel em termos de diluição.

  • O leite fermentado (apodreceu) tem características ácidas devido à liberação do ácido lático, não podendo ser comercializado. Para ele ser vendido, ele precisa estar com ph mais alto( básico), e, portanto, deve-se adicionar uma base, a saber, o NaOH.

  • O NaOH (hidróxido de sódio) é uma base - logo: ácido lático + básico irá aumentar o PH do leite. Lembrando que quando ph é maior que 7,0, ele é básico.

  • Hidrólise salina:

    Sal formado → base forte + ácido fraco

    Logo, os ânions provenientes do ácido reagirão com a água, formando íons OH-aumento do pH

    Gabarito : (A)

    Nível de Dificuldade : Fácil