SóProvas


ID
2629384
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No primeiro ano do ensino médio de uma escola, é hábito os alunos dançarem quadrilha na festa junina. Neste ano, há 12 meninas e 13 meninos na turma, e para a quadrilha foram formados 12 pares distintos, compostos por uma menina e um menino. Considere que as meninas sejam os elementos que compõem o conjunto A e os meninos, o conjunto B, de modo que os pares formados representem uma função f de A em B.


Com base nessas informações, a classificação do tipo de função que está presente nessa relação é

Alternativas
Comentários
  • A função é injetora, pois cada elemento distinto do grupo A representado por meninas, está relacionado ao grupo de elementos distintos do grupo B representado por meninos.

    Lembrando que não tem importância que no contradomínio ( caso B ) fique sobrando um menino, desde que o domínio ( grupo A ) seja todo utilizado.

    Resposta: A

  • https://www.youtube.com/watch?v=unv1s3Q6HXQ

  • Resposta: A

    Pessoal, na função injetora temos que cada elemento da Imagem do Contradomínio está associado a somente um elemento do Domínio da função. No caso da questão, cada menina (referente ao conjunto A) está associada a um menino diferente do conjunto B, sendo que sobre um menino, o que, mesmo assim, faz que a função seja injetiva.

    Na função sobrejetora temos que a Imagem é igual ao Contradomínio, ou seja, não há sobra de elemntos no CD. Além disso, os elementos da imagem podem estar associados a mais de um elemento diferente do Domínio.

    Já na função bijetiva ou bijetora temos simultaneamente a função injetora e a função sobrejetora. Sendo assim, cada elemento do D está relacionado a um elemento diferente da Imagem e este é igual ao Contradomínio, não sobrando nenhum elemento. 

  • Porque o item B está errado?

  • Relembrando:

     

    Função sobrejetora:É aquela em que TODOS os números do domínio correspodem ao contradomínio,isso significa que um número no contradomínio pode estar ligado à mais de um elemento no domínio.

     

    Funçao injetora:Todas os elementos do contradomínio são ligados a APENAS UM do domínio.De modo geral,são pares perfeitos de elementos.

     

    Função Bijetora:É sobrejetora e injetora ao mesmo tempo,assim,todos formam pared perfeitos e não existe nenhum elemento excluído de uma ligação entre os conjuntos.

     

    O único que se encaixa é o segundo caso,logo:

     

    R: Letra "A".

  • https://www.somatematica.com.br/emedio/funcoes/funcoes6.php

    Leonardo Nascimento, a B está errada pois na SOBREJETORA não há sobra de elementos, e no caso da questão, sobra um menino.

    De uma lida e interpretada no site supracitado que entenderás melhor.

  • Sobrejetora: Imagem = Contradomínio.

    Injetora: Elementos do Contradomínio estão associados a apenas um elemento do Domínio.

    Bijetora: Sobrejetora e Injetora.

    Obs. : Podem ser utilizadas as nomenclaturas citadas com o sufixo -iva.

  • Teoricamente, uma função é injetiva / injetora quando todos os elementos do domínio "produzirem" imagens distintas.

    LETRA A.

  • Como cada menina do conjunto A está associada a um menino diferente do conjunto B, podemos afirmar que f é injetiva. No entanto, como haverá meninos que não formará par com nenhuma menina do conjunto A, f não é sobrejetora. dessa forma f não é bijetiva.

    Letra A

  • Não tem como ser sobrejetora, pois não sobram elementos .Na questão vai sobrar 1 menino, o correto seria "Injetora, onde um menino fica sem par"