-
Errada.
A BIOS contém todo o software básico, necessário para:
a) inicializar a placa-mãe;
b) checar os dispositivos instalados;
c) carregar o sistema operacional; e
d) carregar o SETUP, quando necessário.
Motivo: a BIOS não gerencia a placa-mãe, apenas a inicializa. Além disso, a BIOS não é responsável pelo gerenciamento de processamento e pela troca de dados entre o PC (program counter) e a memória RAM.
Fonte: https://www.hardware.com.br/termos/bios
-
Gabarito Errado
O BIOS (um acrônimo Basic Input/Output System e também conhecido como System BIOS, ROM BIOS ou PC BIOS) é um tipo de firmware usado para realizar a inicialização do hardware durante o processo de inicialização em computadores compatíveis com o IBM PC, e para fornecer serviços de tempo de execução para sistemas operacionais e programas. O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional. O BIOS fica gravado em uma memória ROM, impedindo-o de ser desinstalado.
Ao ligar o computador, o primeiro software que você vê a ser lido é o do BIOS. Durante a seqüência de inicialização (boot), o BIOS faz uma grande quantidade de operações para deixar o computador pronto a ser usado.
Depois de verificar a configuração na CMOS e carregar os manipuladores de interrupção, o BIOS determina se a placa gráfica está operacional. Em seguida, o BIOS verifica se trata de uma primeira inicialização (cold boot) ou de uma reinicialização (reboot).
Esta verifica as portas PS/2 ou portas USB à procura de um teclado ou um rato (mouse). Procura igualmente por um barramento PCI (Peripheral Component Interconnect) e, caso encontre algum, verifica todas as placas PCI instaladas. Se o BIOS encontrar algum erro durante o início (POST), haverá uma notificação ao utilizador em forma de bipes e mensagens.
Após tudo isto são apresentados detalhes sobre o sistema:
Processador
Unidades (drives) de disco flexível e disco rígido
Memória
Versão e data do BIOS
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Funcionamento da bios
O Sistema Básico de Entrada e Saída é um aplicativo responsável pela execução da várias tarefas executadas do momento em que você liga o computador até o carregamento do sistema operacional instalado na máquina.
Ao iniciar o PC, a BIOS faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados à máquina. Só depois de todo esse processo de identificação é que a BIOS passa o controle para o sistema operacional e o boot acontece de verdade.
-
A BIOS não gerencia o boot do sistema operacional. No máximo, é possível configurar nela qual será o dispositivo no qual deve-se tentar encontrar algum sistema operacional para o boot.
Além disso, a troca de dados entre a memória RAM e demais dispositivos ocorre por meio do processador.
Item errado!
-
Qual a diferença entre memoria ROM e memoria RAM ??
-
Tipos de firmware que fazem o BOOT (inicialização) do computador:
1. BIOS – contém instruções para a inicialização do computador
2. POST – verifica se as peças principais estão ali e se estão se comunicando entre si
3. SETUP – permite que o usuário configure o computador
-
Gabarito:ERRADO!
A BIOS inicializa a placa mãe, e não gerencia.
-
Gabarito ERRADO.
A BIOS não inicia o S.O, quem inicia o S.O = MBR (Master Boot Recorder)
Ademais:
BIOS Inicia o COMPUTADOR e não o S.O.
Mesmo se o PC não tiver o S.O, a BIOS é iniciada.
Bons estudos.
-
BIOS não é responsável por gerenciamento de processamento, questão tosca e errada.