SóProvas


ID
2630116
Banca
CONSULTEC
Órgão
SEC-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Doenças, como malária, dengue e leishmaniose, ainda representam enormes problemas de saúde pública no Brasil. A malária no Brasil encontra-se praticamente restrita à Amazônia, que registrou quase todos os 240 mil casos do último ano. Uma das metas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a malária é que até 2025 seja produzida uma vacina com alto grau de imunização contra a doença. Testes clínicos iniciais mostraram bons resultados de um imunizante baseado na forma infectante do plasmódio atenuada.
Por ser o responsável pelas manifestações mais graves da doença e também o mais estudado dos protozoários causadores da malária, o Plasmodium falciparum serviu como base para a vacina, que foi testada em 40 indivíduos. A técnica utilizada na vacina, a irradiação do organismo transmissor, produz alterações no DNA do plasmódio, que continua capaz de infectar o organismo, mas não de completar seu
desenvolvimento.
Diferente da malária, a dengue não tem preferência: ocorre em todo o país e o mosquito transmissor, em muitas regiões, já é resistente a todos os tipos de inseticidas.
O calazar — a velha leishmaniose que mata em 10% dos casos — atinge, no Brasil, basicamente crianças e pessoas que vivem com o HIV, situação epidemiológica preocupante.
(DOENÇAS como a malária....GARCIA, 2013.).

A produção de vacinas representa um avanço na prevenção de doenças, o que tem promovido melhoria significativa da qualidade de vida das populações humanas.

As vacinas são processos de imunização ativa que envolvem a

Alternativas
Comentários
  • produção de anticorpos específicos pelo sistema imune.

  • por que a letra B está errada?

  • A b tá errada porquê a ação vacinal com esses antígenos não é rápida e imediata, a princípio ela gera uma resposta primária que é lenta (5 a 10 dias para estar pronta) e formar memória imunológica e resposta humoral.

    Ai depois da formação de células de memória, elas sim que vão reconhecer o antígeno bem mais rapidamente numa segunda exposição e gerar uma resposta bem veloz.