SóProvas


ID
2631868
Banca
INDEPAC
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Relacione as colunas corretamente quanto aos conceitos de Políticas alocativas, distributivas e de estabilização.


Coluna I

1. Função alocativa

2. Função distributiva

3. Função estabilizadora


Coluna II

A. Registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

B. Refere-se á distribuição, por parte do governo, de rendas e riquezas, buscando uma adequação àquilo que a sociedade acha justo.

C. Corresponde à aplicação de diversas políticas econômicas, pelo governo, a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, quando o mercado é incapaz de assegurar o alcance dos objetivos.


Assinale a alternativa que apresenta a correta correspondência.

Alternativas
Comentários
  • letra a

    Função alocativa: relaciona-se à alocação de recursos por parte do governo a fim de oferecer bens públicos (ex. rodovias, segurança), bens semi-públicos ou meritórios (ex. educação e saúde), desenvolvimento (ex. construção de usinas), etc.;

    Registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

     

    função distributiva: é a redistribuição de rendas realizada através das transferências, dos impostos e dos subsídios governamentais. Um bom exemplo é a destinação de parte dos recursos provenientes de tributação ao serviço público de saúde, serviço o qual é mais utilizado por indivíduos de menor renda.

    Refere-se á distribuição, por parte do governo, de rendas e riquezas, buscando uma adequação àquilo que a sociedade acha justo.

     

    função estabilizadora: é a aplicação das diversas políticas econômicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos.

    Corresponde à aplicação de diversas políticas econômicas, pelo governo, a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, quando o mercado é incapaz de assegurar o alcance dos objetivos.

  • Função alocativa: O Estado produz diretamente bens e serviços. Exemplo: Petrobras.

    Função distributiva: O Estado distribui a riqueza, com a intenção de reduzir desigualdades sociais. Exemplo: Bolsa Família.

    Função estabilizadora: O Estado controla as variáveis macroeconômicas (taxa de juros, inflação, índice de emprego) com a intenção de estabilizar a economia. Exemplo: BACEN alterando a taxa básica de juros.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • GABARITO: A

    A FUNÇÃO ALOCATIVA está ligada à alocação de recursos por parte do Governo, que oferece bens e serviços públicos puros (ex.: rodovias, segurança, justiça), os quais não seriam oferecidos pelo mercado, ou o seriam em condições ineficientes.

    A FUNÇÃO DISTRIBUTIVA objetiva promover ajustamentos (correções) na distribuição de renda devido às falhas de mercado (desigualdades sociais, monopólios empresariais, etc.), inerentes ao sistema econômico capitalista. 

    A FUNÇÃO ESTABILIZADORA trata da aplicação das diversas políticas econômico-financeiras a fim de ajustar o nível geral de preços, melhorar o nível de emprego, estabilizar a moeda e promover o crescimento econômico, mediante instrumentos de política monetária, cambial e fiscal, ou outras medidas de intervenção econômica (controles por leis, limitação etc.).

    .

    Fonte: Prof. Leandro Ravyelle.

  • Parece senha de proteção!