SóProvas


ID
263203
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação aos tipos de orçamentos, considere as afirmativas abaixo:

I. No orçamento de tipo tradicional há grande preocupação com a clareza dos objetivos econômicos e sociais que motivaram a elaboração da peça orçamentária.
II. O orçamento base-zero exige a reavaliação de todos os programas cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário e não apenas as das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente.
III. O orçamento-programa considera os objetivos que o Governo pretende atingir, num prazo pré-determinado.
IV. O orçamento de desempenho não pode ser considerado um orçamento-programa, pois não incorpora o controle contábil do gasto e o detalhamento da despesa.
V. No orçamento-programa a alocação dos recursos para unidades orçamentárias se dá com base na proporção dos recursos gastos em exercícios anteriores.

Está correto o que se afirma SOMENTE em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    I. No orçamento de tipo tradicional há grande preocupação com a clareza dos objetivos econômicos e sociais que motivaram a elaboração da peça orçamentária. ERRADO. Estas características estão mais para o orçamento programa, pois não há Orçamento programa sem definição clara de objetivos (Vicente Paludo, 2010).
    Segundo James Giacomoni no orçamento tradicional o aspecto econonimco tinha posição secundária; era um documento apenas de previsão de receitas e autorização de despesas com enfase nos gastos, sem preocupação com o planejamento, com a intervenção na economia ou com as necessidades da população, em resumo: sem preocupação com os fins (resultados).


    II. O orçamento base-zero exige a reavaliação de todos os programas cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário e não apenas as das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente.CORRETO. Como o nome dele já diz: a base é zero, ou seja não há direito adquirido no orçamento, exige de cada administrador (gestor) a justificativa detalhada dos recursos solicitados para aquele orçamento (aquele exercício) e não são levadas em consideração o que foi concedido aquele Ente ou Órgão no ano anterior.
     
    III. O orçamento-programa considera os objetivos que o Governo pretende atingir, num prazo pré-determinado. CORRETO.  Segundo James Giacomoni, 2008, são características do Orçamento Programa o ele entre o planejamento e o orçamento, as decisões orçamentárias são tomadas com base em avaliações e análises técnicas de alternativas possíveis, a alocação de recursos via a consecução de objetivos e metas, a estrutura do orçamento está voltada para os aspectos administrativos e de planejamento (ou seja, com o estabelecimento de metas a serem atingidas em prazo pré estabelecido).

    IV. O orçamento de desempenho não pode ser considerado um orçamento-programa, pois não incorpora o controle contábil do gasto e o detalhamento da despesa.  ERRADO. Retificação, em 22/03/12, conforme comentário do Rodrigo: "Acredito que o erro do item IV foi dizer que o orçamento de desempenho não pode ser considerado um orçamento-programa, pois não incorpora o controle contábil do gasto e o detalhamento da despesa sendo que a real justificativa de ele nao ser um orçamento-programa é a sua não vinculação os Sistema de Planejamento."

     

    V. No orçamento-programa a alocação dos recursos para unidades orçamentárias se dá com base na proporção dos recursos gastos em exercícios anteriores. ERRADO. No orçamento programa a enfase é no que se realiza e não no que se gasta (Fabio Furtado, 2010).

    Bons estudos para nós!
  • IV.  O material do meu cursinho diz o seguinte: o orçamento de desempenho, embora já ligado aos objetivos econômicos e sociais que motivam a elaboração da peça orçamentária, não pode, ainda, ser considerado um orçamento-programa, visto que lhe falta uma característica essencial, que é a vinculação ao Sistema de Planejamento.

    A parte errada do item IV é a seguinte: "pois não incorpora o controle contábil do gasto e o detalhamento da despesa." Essa parte está relacionada ao orçamento clássico (tradicional) e sendo o orçamento de desempenho uma evolução/melhoramento do tradicional, podemos concluir que essa parte da questão está errada.
  • Orçamento Tradicional ? Processo orçamentário em que apenas uma dimensão do

    orçamento é explicitada, qual seja, o objeto de gasto. Também é conhecido como

    Orçamento Clássico.

    Orçamento Base-Zero ? análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas

    e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os

    programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.

    Orçamento de Desempenho ? processo orçamentário que se caracteriza por

    apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de

    trabalho, contendo as ações desenvolvidas. Toda a ênfase reside no desempenho

    organizacional, sendo também conhecido como orçamento funcional.

    Orçamento Incremental ? orçamento feito através de ajustes marginais nos seus

    itens de receita e despesa.

    Orçamento Programa ? originalmente, sistema de planejamento, programação e

    orçamentação, introduzido nos Estados Unidos da América, no final da década de 50,

    sob a denominação de PPBS (Planning Programning Budgeting System). Principais

    características: integração, planejamento, orçamento; quantificação de objetivos e

    fixação de metas; relações insumo-produto; alternativas programáticas;

    acompanhamento físico-financeiro; avaliação de resultados; e gerência por objetivos.

    Orçamento Participativo ? importante instrumento de complementação da

    democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de

    uma cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e

    serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura.

    Além disso, ele estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o

    bem público e a co-responsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da

    cidade.

  • Olá,

    Bate bola rápido em relação a V:

     "O orçamento-programa estabelece os objetivos como critério para alocação de recursos"

    Abraços!
  • Já comentei um vez e venho reforçar novamente que o comentário da Josi em relação ao item IV está incorreto.

    Existem dezenas de fontes na internet dizendo o seguinte:

    "O orçamento de desempenho ainda se encontra desvinculado de um planejamento central das ações do governo, ou seja, embora já interligue os objetos de gastos aos objetivos, não poderia, ainda, ser considerado um orçamento-programa, visto que lhe faltava uma característica essencial: a vinculação ao Sistema de Planejamento."
    Fonte: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=3K6l_jFCaq7qG19_2qhaZlJD642WUJZ2aR8VrCBWfnY~

    Acredito que o erro do item IV foi dizer que o orçamento de desempenho não pode ser considerado um orçamento-programa, pois não incorpora o controle contábil do gasto e o detalhamento da despesa sendo que a real justificativa de ele nao ser um orçamento-programa é a sua não vinculação os Sistema de Planejamento.


    Existem outras dezenas de fontes na internet dizendo a mesma coisa, é so dar uma Googlada pessoal.
  • O orçamento de desempenho não pode ser considerado um orçamento-programa, pois não incorpora o controle contábil do gasto e o detalhamento da despesa.

    Além da justificativa ser errada, o orçamento de desempenho também incorpora o controle contábil, pois é apenas um aperfeiçoamento do tradicional. Assim, a questão erra pelos dois motivos.
  • Alguém sabe me explicar por que o item v esta errado???

  • GABARITO: E

    Apenas adicionando....

    No Orçamento-programa a ênfase é no que se realiza, e não no que se gasta.

  • Resposta à usuária Anitta:   A alternativa "V" está errada porque a alocação dos recursos para as unidades orçamentárias se dá com base nos "Objetivos pré definidos" e não nos gastos de orçamentos anteriores.


    Gle

  • Ninguém viu a explicação do professor? kkkkkk

    Ao analisar as alternativas ele considerou a III como errada e a IV como certa.

    Ai na hora de ler as justificativas da resposta correta leu a explicação correta das alternativas e trocou a "opinião" dele.

    Tá de brincadeira. AFF

  • Basta analisar os itens I e V.

  • O professor do Qconcursos está , ó, "nota 10". Fala sério!! Dava pra ter editado antes de postar... kkkk

  • Eu ia assistir o comentário do professor em vídeo só pra variar, só que antes li os comentários dos nobres amigos aí desisti logo.

  • gab:E