SóProvas


ID
263221
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à cultura organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo:

I. Artefatos são os indícios visíveis, materiais ou simbólicos, da cultura da empresa.
II. O terceiro nível da cultura corporativa são as crenças inconscientes nas quais todos os membros acreditam.
III. Premissas básicas são como os membros se comportam, interagem e trabalham no cotidiano da organização.
IV. Cerimônias e eventos são rituais, de caráter positivo ou negativo, que reforçam as normas e enfatizam o que é importante para a organização.
V. O poder numa organização depende apenas do controle das estruturas formais da organização.

Está correto o que se afirma SOMENTE em:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D

    Segundo Schein, apud CHIAVENATO (2005) existem três níveis diferentes de apresentação do Conceito de Cultura Organizacional, a saber:

    Artefatos


    Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. São as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não é familiar. Artefatos são todas aquelas coisas que, no seu conjunto, definem uma cultura e revelam como a cultura dá atenção a elas. Incluem produtos, serviços e os padrões de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorrem os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais as coisas que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas as coisas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são também exemplos de artefatos (CHIAVENATO: 2005).
  • Valores Compartilhados

    Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais, os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização (CHIAVENATO: 2005).

    Pressuposições básicas

    Constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo, profundo e oculto. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam. A cultura prescreve “a maneira certa de fazer as coisas” adotada na organização, muitas vezes, através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas (CHIAVENATO: 2005).

    Fonte: 
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090329121120AAivrWw
  •  O terceiro nível da cultura corporativa são as crenças inconscientes nas quais todos os membros acreditam. 

    Nossa, essa forçou a barra legal...

    Tá certo.. os membros daquela determinada companhia acreditam ... mas Todos.. no mínimo, estranho.

    Abs,

    SH.
  • O terceiro nível da cultura corporativa são as crenças inconscientes nas quais todos os membros acreditam. 

    Concordo plenamente com o comentário acima. Considero errada esta alternativa, pois o correto seria parte dominante dos membros ou maioria dos membros. Todos é impossível.

    Abs,

    Sérgio Nunes
  • É... questão absurda. Os valores compartilhados são compartilhados por todos, mas as pressuposições básicas correspondem às crenças dominantes. Até a letra "a" tem um probleminha: se tomarmos ao pé da letra - à la FCC -, é muito contraditório dizer que os artefatos são visíveis e simbólicos ao mesmo tempo; os artefatos correspondem ao nível de cultura organizacional mais visível e perceptível. Não necessariamente são apenas aqueles que conseguimos enxergar.
  • Resposta letra D
    I- CORRETO
    II-CORRETO
    III-ERRADO, como os membros se comportam,interagem e trabalham são artefatos, indicam visual e auditivamente como é a cultura da organização
    IV-CORRETO
    V- ERRADO depende das estruturas formais, informais, hierarquias e etc.
  • Com relação ao poder, tendo em vista a globalização da economia mundial, que influencia diretamente o dia-a-dia de uma empresa, podemos fazer a seguinte conclusão: poder não é só aquilo que se manifesta no interior da organização. As influências externas também atuam nos resultados de uma empresa.
    O poder deve ser visto como a possibilidade de decidir, a situação de posição de privilégio em relação à outra parte. Podemos dizer que a cultura e o poder estão intimamente ligados às relações sociais. A cultura constitui peça-chave para que possamos compreender as relações de poder nas organizações.Mesmo que haja a influência externa, é preciso entender a cultura para compreender a maneira como o poder influencia a empresa.
  • estranho o itenm II falar em "TODOS", uma vez que o própri Shein falava de sub-culturAs, que poderiam surgir pela experiência departamental de cada departamento, onde áreas da organização se fecham em sub-culturas próprias com suas crenças compartilhadas específicas (SCHEIN, 1984, p. 7).
  • Alternativa D

    Depois de muita inquietaçãoe pesquisa pra entender essa questão consegui uma responta...

    O terceiro nivel é o Pressuposições básicas.....

    Ele Constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo, profundo e oculto. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam. A cultura prescreve “a maneira certa de fazer as coisas” adotada na organização, muitas vezes, através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas (CHIAVENATO: 2005).

    procurando na web o sigficado de crenças inconscientes pude ver que é aquilo que influencia no resutado do funcionario.
    ou seja....não é só a crença(religião).





  • Eu estava estudando esta matéria por alguns vídeos de Andréia Ribas (recomendo!!), onde ela explica que Chiavenatto fala em seus livros a respeito de TODOS os membros, enquanto outros autores falam sobre a MAIORIA.

    Por isso é tão complexo estudar Gestão de Pessoas, pois você deve conhecer o entendimento de todos os autores já que eles falam as mesmas coisas com palavras e expressões diferentes.

    Espero ter ajudado, bons estudos!
  • I. Artefatos são os indícios visíveis, materiais ou simbólicos, da cultura da empresa. 

    II - Pressuposições básicas :Constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo, profundo e oculto. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam. A cultura prescreve “a maneira certa de fazer as coisas” adotada na organização, muitas vezes, através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas (CHIAVENATO)

    III - Premissas básicas são  às informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão. Em lógica a premissa significa cada uma das proposições de um silogismo. e não tem nada a ver com comportamento (ERRADA)

    IV - Cerimônias e eventos são rituais, de caráter positivo ou negativo, que reforçam as normas e enfatizam o que é importante para a organização. 

    V - O poder não depende apenas do controle das estruturas formais. (ERRADA)

    GABARITO: D

  • > Artefatos: São considerados o primeiro nível de uma cultura organizacional, pois são os mais superficiais e perceptíveis. Podemos dizer que os artefatos são as coisas concretas que cada um consegue ver dentro de uma organização, eles são os produtos, serviços e padrões que nos indicam visual e auditivamente como é a cultura organizacional da empresa. Os símbolos, heróis, rituais, histórias e cerimônias são exemplos de artefatos.

    > Pressupostos: São considerados o terceiro nível de uma cultura organizacional. Eles são as pressuposições, sentimentos e crenças inconscientes das quais os colaboradores da empresa acreditam. A cultura de uma empresa consegue "prescrever" o modo como as atividades são realizadas, principalmente, por meio de pressuposições não escritas ou formalizadas. Os artefatos, valores compartilhados e pressupostos constituem os principais níveis (elementos) de uma cultura organizacional.

    Rituais e Cerimonias: São seqüências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização. As cerimônias de fim de ano e as comemorações do aniversário da organização são rituais que reúnem e aproximam a totalidade dos funcionários para motivar e reforçar aspectos da cultura da organização, bem como reduzir os conflitos.

    Símbolos Materiais: A arquitetura do edifício, as salas e mesas, o tamanho e arranjo físico dos escritórios constituem símbolos materiais que definem o grau de igualdade ou diferenciação entre as pessoas e o tipo de comportamento ( como assumir riscos ou seguir a rotina, autoritarismo ou espírito democrático, estilo participativo ou individualismo, atitude conservadora ou inovadora) desejado pela organização. Os símbolos materiais constituem a comunicação não verbal.

  • Rafael

    Cerimônias não são artefatos.

  • Amigos, não sei por que a 2 está correta. Todos? Então, numa empresa de 10 mil funcionários, TODOS acreditam nas crenças? Qual o sentido disso? Alguém poderia me mandar a referência bibliográfica com exatamente essa palavra? Procurei aqui no Google e não encontrei nenhuma definição que a sustente!!

  • Quando estava lendo os itens e vi o II, pensei "esse absolutamente está errado." Mas para a FCC está certíssimo.