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ID
2632351
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Estamos, pois, de acordo quando, ao ver algum objeto, dizemos: “Este objeto que estou vendo agora tem tendência para assemelhar-se a um outro ser, mas, por ter defeitos, não consegue ser tal como o ser em questão, e lhe é, pelo contrário, inferior”. Assim, para podermos fazer estas reflexões, é necessário que antes tenhamos tido ocasião de conhecer esse ser de que se aproxima o dito objeto, ainda que imperfeitamente.

PLATÃO. Fédon. São Paulo: Abril Cultural, 1972.


Na epistemologia platônica, conhecer um determinado objeto implica

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    fazer correspondência entre o objeto observado e seu ser.

  • Para Platão, existe o mundo das ideias (ideal) e o mundo dos sentidos ou sensível (o que podemos ver sem esforço), sendo o sensível uma mera projeção do ideal (não uma cópia). Por isso Platão não gostava de arte: ela seria então uma cópia da projeção do mundo ideal, quase uma cópia da cópia.

    Para ele, a fim de conhecer realmente um determinado objeto, deveríamos fazer correspondência entre o objeto observado (no mundo sensível) e seu ser (no mundo das ideias).

  • Comentário maravilhoso da Ana Letícia!

  • Teoria da reminiscência

  • Letra D

    Para poder realizar tais reflexões apresentadas pelo trecho do enunciado da questão, é de fundamental importância que anteriormente ocorra a situação de ocasião de conhecimento do ser em questão, de forma que o mesmo se aproxime do objeto considerado, que é classificado como algo imperfeito.

    Na epistemologia de Platão, o conhecimento de um objeto determinado resulta na correspondência do mesmo e o do seu ser.

  • "(...)Este objeto que estou vendo agora tem tendência para assemelhar-se a um outro ser(...)" Mata a questão

  • Platão está descrevendo, no excerto de Fédon, o processo de anamnese → esforço gradual da consciência do mundo sensível para o mundo das ideias. No mundo das ideias, estaria o verdadeiro ser do objeto.

    Gabarito : (D)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • a) Não se trata da diferença de momentos, mas de seres. Um perfeito(mundo das ideias) e seu correspondente imperfeito(mundo das formas).

    b) Não se trata de uma descrição, mas da ideia do objeto, na qual o objeto não possui defeitos, diferente da realidade.

    c) A epistemologia platônica propõe o resgate do ideal, logo não se baseia em conhecer o mundo das formas(defeituoso) com detalhes.

    d)

    e) O mundo ideal é diferente do mundo das formas, logo não se considera idêntico.