SóProvas


ID
263272
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As Teorias Motivacionais estudam quais fatores influenciam a mudança do comportamento das pessoas e o mecanismo de motivação.

I. Teoria do Reforço – O comportamento pode ser influenciado por meio da recompensa para o comportamento desejável e da punição para o comportamento indesejável.

II. Muitas organizações auxiliam seus colaboradores a constituir objetivos de desempenho pessoais para alcançar os objetivos organizacionais.

III. Herzberg defende dois tipos de “PEBUN”, o positivo e o negativo. O positivo consiste em conseguir que alguém realize tarefas, mas de forma positiva, seja física ou psicologicamente, sem recompensas ou incentivos.

IV. Teoria da Equidade – Baseia-se no critério que as pessoas têm sobre a recompensa que recebem em comparação com as recompensas que as outras pessoas recebem pelo mesmo resultado de trabalho.

V. Teoria da Expectativa – Os indivíduos decidem entre alternativas de comportamentos baseados em suas expectativas.

Estão corretos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • A teoria de Herzberg não fala isso. Ela é Teoria dos dois fatores:

    Fatores Higiênicos: Ou fatores extrínsecos, pois se localizam no ambiente que rodeia as pessoas e abrange  as condições dentro das quais elas desepenham seu trabalho. Como essas condições são administradas e decididas pela empresa, os fatores higiênicos são: o salário, os benefícios sociais, o tipo de chefia ou supervisão que as pessoas recebem de seus superiores, as condições físicas e ambientais de trabalho...

    Fatores Motivacionais: Ou fatores extrínsecos, pois estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que o indivíduo executa. Assim sendo, os fatores motivacionais estão sobre controle do indivíduo pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Os fatores motivacionais envolvem os sentimentos de crescimento individual, de reconhecimento profissional e as necessidades de autoreavaliação e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho.

    Por isso o item está INCORRETO!!

  • Fatores higiênicos

    Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.

    Fatores Motivacionais

    Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.


  • Na realidade fala sim!! O erro é que a questão fala que o pebum positivo acontece SEM INCENTIVOS, 

    .

    Para Herzberg, a motivação depende do trabalho em si, não dos incentivos que os empresários possam dar aos funcionários, ou seja do "PEBUN". Da mesma forma que no nosso cotidiano, verificamos comportamentos motivados pelo fato em si e não pelos incentivos que recebem.

    .

    "Herzberg defende que o "PEBUN" colocaria a pessoa em movimento.

    .

     O "PEBUN" negativo consiste em conseguir que alguém realize determinada tarefa, mas de forma negativa, seja física ou psicologicamente.

    Por exemplo, a escravidão. Os negros realizavam tarefas, mas os meios para se conseguir isto eram negativos, ou seja, ocorriam através de ataques físicos, surras e até morte.

     

    .

    O "PEBUN" positivo, figurativamente, consiste em empurrar o indivíduo para que efetue determinada tarefa. Este "empurrão" pode ser dado na forma de recompensa ou de um incentivo.

    .

    A grande maioria dos empresários considera o "PEBUN" positivo como motivação, acrescenta Herzberg. Mas Herzberg discorda desta idéia. Para ele, nenhum tipo de "PEBUN" pode ser considerado motivação, pois o negativo pode ser comparado a um estupro e o positivo a uma sedução. O estupro é um acontecimento infeliz, e na sedução, a vítima concorre para sua própria queda.

    .

    Herzberg alude que todo funcionário tem uma bateria, e quando esta precisa ser carregada constantemente, é apenas movimento. Entretanto, quando o funcionário possui um gerador interno, isto sim é motivação, pois não será necessário um estímulo externo. O funcionário terá vontade de executar as tarefas. 

    .
     

    Fonte: Drª. Maria Terezinha Tomasia - http://www.profala.com/artpsico62.htm#rh6