SóProvas


ID
263275
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

As comunicações oficiais devem obedecer a certas regras de forma, unindo à impessoalidade e ao padrão culto de linguagem um tratamento marcado pela formalidade, a qual consiste não apenas no emprego de pronomes de tratamento adequados, mas também na polidez, civilidade e uniformidade dos textos. Por conseguinte:

I. Doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico e pode ser usado indiscriminadamente.

II. Os pronomes de tratamento representam à forma de tratar as pessoas com quem se fala ou a quem se dirige a comunicação. É a maneira formal para se dirigir com reverência a determinadas pessoas.

III. Nas comunicações oficiais deve-se observar a utilização adequada dos pronomes de tratamento, considerando-se não somente a área de atuação da autoridade (civil, militar etc.), mas também a posição hierárquica do cargo que ocupa.

IV. Vocativo é a saudação de cortesia que se dirige ao destinatário antes de entrar no assunto propriamente dito do expediente.

V. O emprego do superlativo Ilustríssimo para autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares é indispensável.

A resposta correta é a opção

Alternativas
Comentários
  •  Doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico e NÃO pode ser usado indiscriminadamente. SOMENTE: BACHARÉIS EM DIREITO, MÉDICOS E PESSOAS COM DOUTORADO.


    O emprego do superlativo Ilustríssimo para autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares é indispensável. RESPOSTA ERRADA!  O TERMO ILUSTRÍSSIMO É DISPENSÁVEL EM QUALQUER OCASIÃO NO MANUAL DE REDAÇÃO OFICIAL
  • Letra A.

    I. ERRADA. Doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico e pode ser usado indiscriminadamente.

    V. ERRADA. O emprego do superlativo Ilustríssimo para autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares é indispensável.

  • FERNANDO RODRIGUES está errado. DOUTORADO não é forma de tratamento, e sim de título acadêmico NÃO pode ser usado indiscriminadamente SÓ PODE ser usado para quem tem o título de DOUTOR, independente de qual seja a área de formação ENTÃO, PARE de chamar bacharel em direito, medicina de DOUTOR, estes são apenas bachareis e só será DOUTOR se fizer DOUTORADO.