SóProvas


ID
2633104
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

S. identificou que, em sua empresa, alguns produtos são fabricados ou montados em lotes antes da demanda, e posicionados na cadeia de suprimentos como “estoque de segurança”.

O sistema de produção adotado nesse caso é o

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    A produçäo inicia por conta da empresa antes mesmo de haver a demanda. Sistema empurrado.

     

  • Gab. C

    Produção Puxada Produção Empurrada

     

    O procedimento de alimentação de estoque normalmente é baseado em ponto de pedido ou demanda firme, dependendo dos tipos de produção e distribuição adotados.

    Dois modelos existentes na manufatura influenciam diretamente a alimentação de estoque: empurrar o produto ou puxar o produto. Em outras palavras, a produção pode ser sob encomenda ou contra previsão de demanda. Os pedidos acionam o fluxo de pedidos, mas, dependendo da estratégia de produção, podem ou não acionar sua fabricação imediata por um fornecedor.

     

    Produção Puxada (make-to-order)

    Na estratégia de fabricação sob encomenda (make-to-order) o fornecedor só inicia o processo de produção quando chega o pedido. Este conceito está associado à demanda real, em que os estoques são abastecidos e os produtos são produzidos de acordo com a necessidade ditada pela demanda. Técnicas como just in time são aplicadas para abastecer o estoque somente no momento em que é necessário, resultando em níveis reduzidos de estoque nos pontos de armazenagem.

    Produção puxada é aquela que sincroniza a produção de acordo com a demanda dos produtos, em vez de produzir e estocar para só então oferecer o produto no mercado. A Boeing, por exemplo, optou pela fabricação sob encomenda.

     

    Produção Empurrada (make-to-stock)

    Na estratégia de fabricação contra previsão de demanda (make-to-stock) o fornecedor fabrica os produtos em antecipação à demanda e os armazena em estoque de produtos acabados, atendendo a demanda de acordo com a chegada os pedidos. Este conceito está associado a um ponto de pedido, em que o estoque vai diminuindo e quando atinge um nível predefinido realiza-se o ressuprimento. A Sony, por exemplo, optou pela fabricação conforme previsão de demanda.

     

    Loreni T. Brandalise - Administração de Materiais e Logística - pág. 96 - 97