SóProvas


ID
263311
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Liderança e a capacidade de usar tipos de poder com o objetivo de influenciar de várias maneiras seus liderados.

I. Poder de competência – Exercido por meio do conhecimento que o líder detém.

II. Poder de referência – Relacionado às qualidades e carisma do líder.

III. Poder de recompensa – Relacionado ao reconhecimento que o liderado pretende obter do líder.

IV. Poder coercitivo – É exercido sob a forma de ameaças verbais ou não verbais.

V. Poder legitimado – Obtido com o exercício de um cargo.

Estão corretos os itens

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Questão boa para o candidato reler, pois todos os itens encontram-se corretos, embora em linhas gerais, com conceitos bem resumidos.
  • PODER COERCITIVO:
    é definida por French e Raven como dependente de medo. Alguém reage a este poder por medo dos resultados negativos que possam ocorrer se falhar na concordância. Ele se apóia na aplicação ou na ameaça de aplicação de sanções físicas como infligir dor, geração de fustração através de restrições de movimento ou de controle à força de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança.

    PODER DE RECOMPENSA
    :
    Totalmente oposto do poder coercitivo, no poder de recompensa as pessoas concordam com os desejos ou orientações de outrem porque fazer isso produz benefícios positivos; portanto, alguém que possa distribuir recompensas que outros vejam como valiosas terão poder sobre elas. Essas recompensas podem ser qualquer coisa que umas outra pessoa valorize. Num contexto organizacional, pensamos em dinheiro, avaliações de desempenho favoráveis, promoções, tarefas de trabalho interessantes, colegas amigáveis, informação importante e turnos de trabalho ou territórios de vendas preferidos

    O poder coercitivo e o poder de recompensa
    são na verdade complementos um do outro. Se você pode tirar algo de valor positivo de outro ou infligir algo de valor negativo sobre ele, você tem poder coercitivo sobre essa pessoa. Se você pode dar algo a alguém de valor positivo ou tirar algo de valor negativo, você tem poder de recompensa sobre essa pessoa. De novo, como o poder coercitivo, você não precisa ser um gerente para ser capaz de exercer influência através de recompensas. Recompensas como amizade, aceitação e elogio estão disponíveis para qualquer um numa organização. Até onde um individuo procura por essa recompensas, sua capacidade de dar ou de tira-las confere a você a poder sobre esse individuo.


    Fonte:
    http://www.maurolaruccia.adm.br/trabalhos/lider.htm
  • Resposta: A

    Segundo Montana e Charnov, no ambiente organizacional, o poder se classifica nos seguintes tipos:
    I - Poder legítimo: inerente à estrutura organizacional, como um cargo ou uma função predefinido e compartilhado na cultura da empresa;
    II - Poder de recompensa: a obediência vem em troca de reforço e reconhecimento de determinado comportamento ou meta atingida;
    III - Poder coercitivo: relaciona-se à autoridade que aplica punições visando eliminar, reduzir ou controlar comportamentos e atitudes indesejados em determinado contexto social;
    IV - Poder de especialização (ou de competência): é a força de influenciar derivada de talentos especiais, conhecimento e experiência em uma ou mais áreas de informações atrativas para os liderados.
    V - Poder de referência: também associado ao carisma pessoal, é a liderança decorrente do caráter e da legitimidade de conhecimento de uma pessoa. (Presidente Lula)
    VI - Poder de informação: posse de dados estratégicos para uma situação crítica ou de informações que orientem processos decisórios e escolhas de diversas ordens.
  • Há cinco tipos de poder que um líder pode possuir:

    Poder Coercitivo: Baseado no temor, na coerção. O fracasso do liderado pode levá-lo a sofrer punições e/ou penalidades.

    Poder de Recompensa: os liderados são movidos pelo desejo de receber algum tipo de recompensa pelo seu desempenho.

    Poder de Legitimidade: poder que decorre do cargo ocupado pelo líder na estrutura organizacional.

    Poder de Competência: Fundamenta-se na especialidade, aptidões e conhecimento técnico do líder. Os liderados percebem o líder como alguém que possui conhecimentos ou conceitos que ultrapassam os seus.

    Poder de Referência: Conhecido popularmente como carisma. O líder é admirado por certos traços de personalidade.

    Fonte:
    http://miscelaneaconcursos.blogspot.com/2012/03/lideranca-e-poder.html

  • Todas as afirmações trazem corretamente os tipos de poder. Ótima questão para fixarmos esses conceitos.

    Gabarito: A

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de poder. Julguemos as afirmativas apresentadas.

    Poder, segundo Chiavenato (2021), assume justamente o potencial de influência que uma pessoa tem sobre outra(s), que pode ser exercido ou não. Podendo ser usado para afetar e controlar as ações e decisões das outras pessoas, mesmo quando elas podem resistir (CHIAVENATO, 2021, p.252).

    French e Ravens, estudiosos do assunto, apresentam e diferenciam cinco tipos de poder. Chiavenato (2021), os descreve, como poderemos verificar a seguir:

    • Poder Coercitivo: é o tipo que se fundamenta no temor e na coerção. O liderado quando verifica que seu desempenho em desacordo com as expectativas do líder pode levá-lo a sofrer alguma punição.

    • Poder de recompensa: é o poder que se ancora na esperança de se obter recompensas, elogios, incentivos ou reconhecimento por determinados resultados obtidos.

    • Poder legitimado: é aquele que decorre do cargo ocupado na estrutura hierárquica da organização.

    • Poder de competência: é o poder que tem o talento, a especialidade, a competência como pilar. Poder ser fundado tanto no conhecimento técnico ou mesmo na experiência da pessoa.

    • Poder de referência: é o poder que tem a atuação ou a apelo como base, sendo o líder admirado por possuir certos traços de personalidade que são desejáveis. É um poder que pode ser chamado de carisma, simplesmente.

    Em relação às afirmativas, todas estão corretas. Por isso, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021.