SóProvas


ID
2633668
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Os princípios orçamentários são linhas norteadoras de ação a serem observadas na concepção da proposta orçamentária. Dadas as afirmativas abaixo, no que diz respeito aos princípios orçamentários


I. De acordo com o princípio da anualidade, que também é chamado de periodicidade, as previsões de receita e despesa devem referir-se, sempre, a um período limitado de tempo, que se denomina exercício financeiro.

II. O princípio da universalidade defende a ideia de que o orçamento deve ser uno, isto é, deve existir, somente, um único orçamento para cada ente da Federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) em cada exercício financeiro.

III. O princípio do equilíbrio prevê a igualdade entre a previsão da receita e a fixação da despesa, em cada exercício financeiro.

IV. De acordo com o princípio da uniformidade, no aspecto formal, o orçamento deve ser padronizado nos diversos exercícios em que é executado, possibilitando ser comparado ao longo do tempo.

V. Conforme o princípio da unidade de caixa, o recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.


verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • A banca considerou correta a letra D. Discordo lindamente. 

     

    Fundamentação: ¹ http://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/cidadao/entenda/cursopo/principios.html

  • Conceitua-se o Princípio da Unidade de Caixa ou Tesouraria como a determinação de receitas recolhidas em conta única do tesouro, sendo vedado a fragmentação dos valores auferidos pela União em caixas especiais, seus fundamentos são: Art.  da Lei /64 e Art. 1º do Decreto Lei 93.872/86, respectivamente;

    https://rizeriohl.jusbrasil.com.br/artigos/400752619/principios-formais-ou-de-apresentacao-do-orcamento-publico-principio-da-unidade-de-caixa-ou-tesouraria

    apenas III está errada, pois a palavra IGUALDADE impõe uma condição de restrição errônea ao princípio.

    Gab D)

  • ALGUÉM PODE DIZER QUAIS FORAM AS 4 CORRETAS? SINCERAMENTE, ONDE A BANCA VIU 4 CERTAS?

    I. De acordo com o princípio da anualidade, que também é chamado de periodicidade, as previsões de receita e despesa (despesas são FIXADAS) devem referir-se, sempre, a um período limitado de tempo, que se denomina exercício financeiro.

    II. O princípio da universalidade defende a ideia de que o orçamento deve ser uno (Princípio da UNIDADE), isto é, deve existir, somente, um único orçamento para cada ente da Federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) em cada exercício financeiro. 

     P. DA UNIVERSALIDADE: a lei orçamentária deve incorporar todas as receitas e despesas.- ESSA É A RESPOSTA CERTA

    III. O princípio do equilíbrio prevê a igualdade entre a previsão da receita e a fixação da despesa, em cada exercício financeiro.

    IV. De acordo com o princípio da uniformidade, no aspecto formal, o orçamento deve ser padronizado nos diversos exercícios em que é executado, possibilitando ser comparado ao longo do tempo.

    V. Conforme o princípio da unidade de caixa, o recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais. NÃO SEI

  • Acho que a I está errada, pois as despesas são fixadas e não previstas.

  • GAB. D

    I. De acordo com o princípio da anualidade, que também é chamado de periodicidade, as previsões de receita e despesa devem referir-se, sempre, a um período limitado de tempo, que se denomina exercício financeiro. CERTO, COM RESSALVA. A BANCA FEZ VISTA GROSSA PARA O DETALHE DE QUE AS DESPESAS SÃO "FIXADAS" E NÃO "PREVISTAS".

    II. O princípio da universalidade defende a ideia de que o orçamento deve ser uno, isto é, deve existir, somente, um único orçamento para cada ente da Federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) em cada exercício financeiro. ERRADO. PRINCÍPIO DA UNIDADE

    III. O princípio do equilíbrio prevê a igualdade entre a previsão da receita e a fixação da despesa, em cada exercício financeiro. CERTO, COM RESSALVA. MAIS UMA VEZ, A BANCA FEZ VISTA GROSSA PARA O DETALHE DE QUE NÃO É NECESSÁRIO QUE AS DESPESAS SEJAM "IGUAIS" ÀS RECEITAS, MAS SIM QUE AS DESPESAS NÃO SEJAM MAIORES QUE AS RECEITAS.

    IV. De acordo com o princípio da uniformidade, no aspecto formal, o orçamento deve ser padronizado nos diversos exercícios em que é executado, possibilitando ser comparado ao longo do tempo. CERTO

    V. Conforme o princípio da unidade de caixa, o recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais. CERTO

  • LEI 4.320

    Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Govêrno, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade.

    Art. 48 A fixação das cotas a que se refere o artigo anterior atenderá aos seguintes objetivos:

    a) assegurar às unidades orçamentárias, em tempo útil a soma de recursos necessários e suficientes a melhor execução do seu programa anual de trabalho;

    b) manter, durante o exercício, na medida do possível o equilíbrio entre a receita arrecadada e a despesa realizada, de modo a reduzir ao mínimo eventuais insuficiências de tesouraria.

    Art. 110. Os orçamentos e balanços das entidades já referidas, obedecerão aos padrões e normas instituídas por esta lei, ajustados às respectivas peculiaridades.

    Art. 56. O recolhimento de tôdas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.