SóProvas


ID
2633956
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Severino (1989) discute os subsídios para a reflexão sobre os caminhos da interdisciplinaridade. Segundo o autor, “a interdisciplinaridade diz respeito, fundamentalmente, a uma tentativa de unidade do saber, esteja ele posto em ação no ensino, na pesquisa, na prática social ou no agir com intuito de conservar sua existência material”. Fundamentado nesta concepção, relacione as colunas abaixo.


1. Interdisciplinaridade entre as disciplinas

2. Interdisciplinaridade nas práticas de intervenção social

3. Interdisciplinaridade na pesquisa

4. Interdisciplinaridade na ação pedagógica

5. Interdisciplinaridade na prestação de serviços


( ) Exige a superação preconceituosa e hierárquica entre as áreas de conhecimento teórico-técnico, no que tange ao processo de atendimento profissional.

( ) Neste âmbito há necessidade de uma postura interdisciplinar para uma convergente colaboração dos especialistas de várias áreas, evitando uma intervenção puramente técnico-profissional.

( ) Toda conclusão obtida neste âmbito fica como que incompleta, aberta, com ‘encaixes’ para receber complementação de outra área.

( ) Neste âmbito as fronteiras entre as várias áreas e ciências ficam radicalmente diluídas.

( ) A abordagem interdisciplinar neste âmbito é crucial, pois através dele desencadeia-se um efeito multiplicador da ação, visto que se trabalha com objetos de conhecimento e de pesquisa, mas também com a intervenção sociocultural.


A sequência correta, de cima para baixo, está na opção

Alternativas
Comentários
  • 1. Interdisciplinaridade entre as disciplinas

    2. Interdisciplinaridade nas práticas de intervenção social

    3. Interdisciplinaridade na pesquisa

    4. Interdisciplinaridade na ação pedagógica

    5. Interdisciplinaridade na prestação de serviços

    (5) Exige a superação preconceituosa e hierárquica entre as áreas de conhecimento teórico-técnico, no que tange ao processo de atendimento profissional.

    (2) Neste âmbito há necessidade de uma postura interdisciplinar para uma convergente colaboração dos especialistas de várias áreas, evitando uma intervenção puramente técnico-profissional.

    (3) Toda conclusão obtida neste âmbito fica como que incompleta, aberta, com ‘encaixes’ para receber complementação de outra área.

    (1) Neste âmbito as fronteiras entre as várias áreas e ciências ficam radicalmente diluídas.

    (4) A abordagem interdisciplinar neste âmbito é crucial, pois através dele desencadeia-se um efeito multiplicador da ação, visto que se trabalha com objetos de conhecimento e de pesquisa, mas também com a intervenção sociocultural.