SóProvas


ID
2634766
Banca
FGV
Órgão
TJ-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO - Ressentimento e Covardia


Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação. A maioria dos abusos, se praticados em outros meios, seriam crimes já especificados em lei, como a da imprensa, que pune injúrias, difamações e calúnias, bem como a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita.

No fundo, é um problema técnico que os avanços da informática mais cedo ou mais tarde colocarão à disposição dos usuários e das autoridades. Como digo repetidas vezes, me valendo do óbvio, a comunicação virtual está em sua pré-história.

Atualmente, apesar dos abusos e crimes cometidos na internet, no que diz respeito aos cronistas, articulistas e escritores em geral, os mais comuns são os textos atribuídos ou deformados que circulam por aí e que não podem ser desmentidos ou esclarecidos caso por caso. Um jornal ou revista é processado se publicar sem autorização do autor um texto qualquer, ainda que em citação longa e sem aspas. Em caso de injúria, calúnia ou difamação, também. E em caso de falsear a verdade propositadamente, é obrigado pela justiça a desmentir e dar espaço ao contraditório.

Nada disso, por ora, acontece na internet. Prevalece a lei do cão em nome da liberdade de expressão, que é mais expressão de ressentidos e covardes do que de liberdade, da verdadeira liberdade. (Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo, 16/05/2006 – adaptado) 

Tenho comentado aqui na Folha”; o tempo verbal destacado nesse segmento inicial do texto indica uma ação que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

     

    Pretérito Perfeito Composto do Indicativo:

     

    O pretérito perfeito composto do indicativo é usado para indicar uma ação repetida que tem ocorrido no passado, prolongando-se até ao presente.

     

    É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Presente do Indicativo e o principal no particípio, indicando fato que tem ocorrido com frequência ultimamente. Por exemplo:

     

    Eu tenho estudado demais ultimamente.

     

    https://www.conjugacao.com.br/preterito-perfeito-composto-do-indicativo/

    https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf66.php

  • Gab. B

     

    O presente do indicativo pode ser usado no lugar do futuro do presente do indicativo para tornar o futuro mais próximo da realidade do falante, como se demonstrasse maior convicção de que o fato futuro vai se realizar, ou, como diz Celso Cunha, “empresta a certeza da atualidade a um fato por ocorrer”.

    Viajo (= viajarei) amanhã para SP, mas fiquem calmos, que eu volto (= voltarei) logo.

     

    Presente

    eu posso

    tu podes

    ele pode

    nós podemos

    vós podeis

    eles podem

     

    Futuro do Presente

    eu poderei

    tu poderás

    ele poderá

    nós poderemos

    vós podereis

    eles poderão

     

    Presente

    eu sou

    tu és

    ele é

    nós somos

    vós sois

    eles são

     

    Futuro do Presente

    eu serei

    tu serás

    ele será

    nós seremos

    vós sereis

    eles serão

  • o verbo está no tempo pretério perfeito composto. Indica, portanto, uma ação que tem ocorrido no passado, prolongando-se até ao presente. Sinceramente, não entendi essa questão. As assertivas nenhuma corresponde ao que tenho estudado. Se o verbo está no pretério perfeito, como não iniciou no passado?

  • Nada a ver. Pra "mostra início indeterminado e continuidade no presente" não deveria ser "Venho comentando aqui na folha"? Tenho comentado dá a ideia de repetição sem determinar o tempo de início e de fim. Acho que caberia recurso

  • Início indeterminado ??? Pretério perfeito composto: Indica um processo repetido ou frequente, que se prolonga até o presente. Realmente, cada banca usa um entendimento diferente...

  • Por que não pode ser a "C" ?

  • preterito perfeito composto do indicativo: ter/haver+particípio

  • Maiara,

     

    Narra a assertiva c: "indica repetição sem determinação de tempo".

     

    Embora a primeira parte esteja certa, isto é, indica repetição, a segunda não está, já que há sim determinação de tempo, o tempo é o passado, onde se iniciou, e o presente, em que permanece.

     

     

    Aproveitando a oportunidade, em relação à assertiva "b", que diz: "mostra início indeterminado e continuidade no presente", considero-a certa, pois que, embora seja no passado o início (data genérica), não é possível saber em que momento do passado se iniciou (data específica). 

  • Acertei a questão, mas a dúvida que ficou foi: Início indeterminado? O que que a banca quis dizer com INDETERMINADO? Se for considerar uma data, o início EXATO, realmente não podemos determinar. Entretanto, se for considerar o tempo em que ocorreu, obviamente podemos determinar que foi no passado. Como a alternativa B, ao afirmar que "não indica determinação de tempo", está errada, conclui-se que HÁ DETERMINAÇÃO DE TEMPO.

    -----

    Claro que vai ter gente que vai dizer: "ah, mas dizer que não há determinação de tempo é diferente de dizer que há início indeterminado". Será? Como vamos saber? Questão muito confusa. Chega a indignar, estudar um monte pra na hora da prova cair uma questão dessas (essa e muitas outras da FGV).

  • Corretíssima letra B.

    Por definição, o pretérito perfeito composto do indicativo expressa uma ação iniciada em algum momento do passado e que perdura no presente

    Cuidado com a letra D, pois a definição não diz que “termina no presente”, mas sim que “continua” no presente, é uma ação ‘não concluída’.

     

  • Essa questão já foi formulado por outra banca. Salvo engano na AOCP.

  • Existe uma regra pra resolver esse tipo de questão, mas é de um nível de facilidade tão grande que essa regra torna-se dispensável. Com tanta coisa para gravarmos, tantas regras, às vezes é melhor usar a lógica.

    A ideia é claramente de continuidade, poderia inclusive ser substituída por "venho comentando" e o gerúndio, como todos sabem, ou se não sabem vão saber agora, tem ideia de continuidade.

  • Pretérito perfeito composto do indicativo

    Formado pelo verbo auxiliar ter ou haver no presente do indicativo + particípio, indicando fato que se inicia no passado e vem ocorrendo até o momento da declaração:

    Ex.:

    Eu tenho estudado muito.

    Nós temos feito todos os exercícios propostos.

    Fonte: A Gramática para Concursos Públicos | Fernando Pestana

  • O pretérito perfeito composto do indicativo é usado para indicar uma ação repetida que tem ocorrido no passado, prolongando-se até ao presente. Expressa uma ação iniciada em algum momento do passado e que perdura no presente. CONTINUA no presente, é uma ação não concluída.

     

    É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Presente do Indicativo e o principal no particípio, indicando fato que tem ocorrido com frequência ultimamente.

  • Muito boa as dicas

  • Pretérito Perfeito Composto do Indicativo: formação de locução verbal indicando fato que tem ocorrido com freqüência. Formação: auxiliar ter/haver no Presente do Indicativo + principal no Particípio

    Eu tenho: verbo auxiliar ter no Presente do Indicativo

    +

    comentado: verbo principal comentar no Particípio

  • GABARITO: LETRA B.

    Mostra uma ação com início indeterminado e continuidade no presente.

  • A forma verbal “tenho comentado” indica que a ação teve seu início no passado, não bem delimitado. No entanto, a ação ainda não teve encerramento, pois perdura no presente. Em outras palavras, é o que descreve a letra B.

    Resposta: B

  • O termo destacado mostra continuidade.

    Gabarito letra B.

  • A locução verbal constituída do verbo auxiliar “ter”, no presente do indicativo, e do verbo principal no particípio forma o tempo pretérito perfeito composto do indicativo. 

    Tal tempo é empregado para marcar uma ação que se iniciou no passado e vem se desenvolvendo até o presente. Assim, a alternativa correta é a (B). 

  • José Maria | Direção Concursos

    06/11/2019 às 16:28

    A forma verbal “tenho comentado” indica que a ação teve seu início no passado, não bem delimitado. No entanto, a ação ainda não teve encerramento, pois perdura no presente. Em outras palavras, é o que descreve a letra B.

    Resposta: B

  • Pretérito perfeito composto do indicativo

    Formado pelo verbo auxiliar ter ou haver no presente do indicativo + particípio

    indicando fato que se inicia no passado e vem ocorrendo até o momento da declaração

    fonte: gramática de fernando pestana.

  • Inicio indeterminado? Achei bem fácil notar que foi iniciada no passado.

    Aqui, depois que temos o gabarito, todo mundo acha fácil.

    Quero ver ter tanta firmeza quando for na prova.

    Pelo amor....

  • TER + PARTICÍPIO - Pretérito perfeito composto do indicativo ----> Ação que se inicia no passado e continua no presente.

    Outros exemplos: Eu tenho feito... Ele tem estudado.

  • E se fosse "venho comentando"? Teria o mesmo sentido? Alguém sabe? Rs

  • GABARITO: LETRA B

    Ainda que não faça parte do contexto AQUI, algumas informações adicionais que podem ajudá-los.

    Pretérito Perfeito simples do Indicativo = ação concluída | ação anterior a fala

    eu joguei.

    eu cantei.

    eu brinquei.

    Pretérito Perfeito Composto do Indicativo = ação iniciada (todavia indeterminada) e se prolonga até o presente momento.

    Eu tenho jogado.

    Tenho comentado.

    Pretérito imperfeito = ação anterior a outra, a qual denota uma ação habitual/ ação frequente /habitual /corriqueira.

    eu jogava.

    eu brincava.

    eu falava.

    pretérito mais-que-perfeito - ação anterior a outra no passado

    simples

    eu estudara

    Eu cantara

    composta

    eu tinha estudado

    eu tinha cantado

    Eu havia estudado

    Eu havia cantado

    Eu poderia emprestar grana, se você não tivesse gastado tudo = fato futuro em relação a uma ação no passado.

    Estude tomando banho

    Estude treinando

    Durma tarde

    Acorde cedo

    Estude fds

    Estude feriados

    Os momentos difíceis são empecilhos que fazem parte de uma grande jornada.