SóProvas


ID
2634769
Banca
FGV
Órgão
TJ-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO - Ressentimento e Covardia


Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação. A maioria dos abusos, se praticados em outros meios, seriam crimes já especificados em lei, como a da imprensa, que pune injúrias, difamações e calúnias, bem como a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita.

No fundo, é um problema técnico que os avanços da informática mais cedo ou mais tarde colocarão à disposição dos usuários e das autoridades. Como digo repetidas vezes, me valendo do óbvio, a comunicação virtual está em sua pré-história.

Atualmente, apesar dos abusos e crimes cometidos na internet, no que diz respeito aos cronistas, articulistas e escritores em geral, os mais comuns são os textos atribuídos ou deformados que circulam por aí e que não podem ser desmentidos ou esclarecidos caso por caso. Um jornal ou revista é processado se publicar sem autorização do autor um texto qualquer, ainda que em citação longa e sem aspas. Em caso de injúria, calúnia ou difamação, também. E em caso de falsear a verdade propositadamente, é obrigado pela justiça a desmentir e dar espaço ao contraditório.

Nada disso, por ora, acontece na internet. Prevalece a lei do cão em nome da liberdade de expressão, que é mais expressão de ressentidos e covardes do que de liberdade, da verdadeira liberdade. (Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo, 16/05/2006 – adaptado) 

“Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas...”; o segmento destacado mostra um vocábulo que, se trocado de posição, traz mudança de sentido e de classe gramatical.


O mesmo pode ocorrer no seguinte segmento:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B 

    Eu errei essa questão na prova, marquei a letra a, porém, se a letra a estivesse certa, a letra c também teria de estar. Já a letra B, quando trocado o termo, para além de caracterizar, especifica. 

  • Gabarito - B

     

     

    Reparem que a troca dos termos na alternativa B, traz mudança na classe gramatical nitidamente:

     

     

    Barbeiro (substantivo) Turco (Adjetivo)

     

    Turco (substantivo) Barbeiro (Adjetivo)

     

     

    Enquanto nas demais alternativas, o substantivo continua sendo substantivo ao fazer a troca de posições, assim como o adjetivo continua sendo adjetivo, não havendo mudança das classes gramaticais.

     

     

    Como o enunciado requer mudança de sentido e mudança na classe gramatical, já poderíamos matar a questão.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    * Na prova, eu tentei assimilar a questão aos famosos adjetivos de ''relação'', típicos da FGV. Primeiro, eu comecei tentanto variar o grau dos adjetivos:

     

     

    Ex.:  Homem MUITO pobre / Sujeito MUITO grande / Cardápio MUITO variado (...)

     

     

    A única que não há como aplicar essa regrinha é a alternativa B. ( Barbeiro MUITO turco ) ~ (Turco MUITO barbeiro)

     

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Acredito que a letra A está errada pois a mudança de posição dos termos gera apenas mudança no sentido e não da classe gramatical. Já que a banca pede as duas coisas, a única que se encaixa é a B.

     

    Na letra A:

     

    Homem pobre = homem é substantivo e pobre é adjetivo, significando um homem desprovido de bens, por exemplo.

     

    Pobre homem = homem continua sendo substantivo e pobre, adjetivo, porém o significado é alterado, pois passa a significar o sentimento de indulgência, pena de alguém pelo homem.

     

  • Não visualizei que as palavras do texto, se trocadas, gerariam mudança de classe gramatical tbm. DIVERSAS CRÔNICAS e CRÔNICAS DIVERSAS ??????????

    Visualizei mudança de sentido, mas não de classe gramatical. Alguém consegue explicar? 
    De repenteo Prof. Alexandre Soares. O QCpodia pedir pra ele dar umas dicas para essas questões da FGV, sei lá, comentar o perfil dessa banca em português. 

  • FGV sendo FGV ...


    xD

  • "B"

    BARBEIRO (SUBST. - PROFISSÃO) TURCO (ADJ.) x TURCO (SUBST. - ORIGEM) BARBEIRO (ADJ. - MAU MOTORISTA)

  • Pensa num cara que se lasca nessa tal de FGV... rsrss

    #minhaBancaÉoutra...

  • A única explicação que  cheguei, é que o examinador da FGV deve ter se formado na Universidade de Harvard (EUA) para elaborar essas questões .

  • Como ninguém comenta as outras....  Diversas cronicas = Adjetivo + Substantivo

    .

    a) pobre homem = adverbio +subst

    b) barbeiro turco = substantivo + adjetivo

    c) grande sujeito = adverbio + subst

    d) boa livro =  adjetivo + substantivo (somente masculino)

    e) variado cardápio = adjetivo + substantivo (somente masculino)

     

    Entendi mas Errei :/

  • Amados concurseiros : Sonho e quero mesmo é que toda essa energia que direcionamos para ' cá ' deixe de existir e possamos nos dedicar à nossas paixões de fato ....

     

    O " quê " a Banca queria de fato ? Nem o examinador ( que examinou depois ) sabe e menos ainda o elaborador que somente tinha uma coisa em mente - escravizar o concurseiro para gastar toda a sua energia em uma questão e então ' errar todas as demais ! 

     

    É isso . 

     

    Obs : questão passível de anulação de fato....

  • Marcos Ossami, advérbio jamais se subordina a um substântivo, os casos citados tratam-se de adjetivos. 

  • QUE QUESTÃO LOUCA.... VEM FALAR QUE NÃO MUDA O SENTIDO EM: GRANDE SUJEITO # SUJEITO GRANDE? CLARO QUE MUDA. INDIQUEM PRA COMENTARIO.

  • QUESTÃO INTELIGENTÍSSIMA e uma PUTA PEGADINHA DA FGV!

    Esse tipo de questão é clássica da FGV, toda prova tem uma questão desse tipo. Fui no BARBEIRO TURCO porque tinha visto outra questão bem parecida em outra prova da FGV, que a alternativa correta era exatamente assim: a nacionalidade e a profissão do indivíduo (não lembro exatamente qual). Por isso acertei, mas veja bem...

    BARBEIRO - Substantivo

    TURCO - Adjetivo

    Se invertermos as duas palavras, invertemos também as classes gramaticais. APESAR, CONTUDO, TODAVIA, MAS PORÉM... NÃO SE ALTERA O SENTIDO!!! Se falarmos com alguém sobre um BARBEIRO que é TURCO, ou sobre um TURCO que é BARBEIRO, o ouvinte vai entender a frase do mesmo jeito. O que não acontece com GRANDE HOMEM x HOMEM GRANDE, pois além de trocar as classes gramaticais, altera-se o sentido da expressão. A mesma coisa acontece com POBRE HOMEM x HOMEM POBRE. Portanto, as alternativas A e C, a meu ver, estão corretas

     

    Infelizmente, o examinador olhou para um lado, atirou pro outro. Quis criar uma pegadinha e lascou todo mundo :(

    Tomara que seja anulada

  • DICA VALIOSA PRA ESSE TIPO DE QUESTÃO, QUE É RECORRENTE EM PROVAS DA FGV. 

    Se, ao inverter a posição de dois termos (substantivo e adjetivo), mudou-se a classe gramatical, então mudou-se, necessariamente, o sentido das palavras.

  • Caí no "dibre" da FGV. 

  • Concordo, Rafaela Martins. Li comentários, mas até agora não entendi a lógica da banca.

  • Algumas pessoas aqui nos comentários ainda não perceberam que a FGV NÃO PEDIU SÓ O QUE MUDA DE SENTIDO. Tem que haver mudança de sentido E CLASSE GRAMATICAL. Nas letras A e C EXISTE MUDANÇA DE SENTIDO, mas NÃO DE CLASSE GRAMATICAL. A única que muda em ambos é o gabarito, letra "B".

     

    Um barbeiro turco é homem de nacionalidade turca cuja profissão é barbeiro, ou seja, turco é ADJETIVO (qualidade) do SUBSTANTIVO barbeiro (repare que podemos dizer o/um barbeiro, mostrando que é substantivo).

    Já um turco barbeiro é alguém que dirige mal e é de nacionalide turca. Portanto, turco é SUBSTANTIVO (repare que podemos dizer o/um turco, mostrando que é substantivo) do ADJETIVO barbeiro (qualidade).

  • Bom dia

    OQUE acontece é o seguinte "diversas crônicas"

    diversas=pronome indefinido pois está no sentido de vários, alguns...

    Crônicas= substantivo

     

    "Crônicas diversas" 

    Cronicas= substantivo 

    Diversas= adjetivo pois equivale a diferente, seria crônicas de tipos diferentes, crônicas de comédia ou outro tipo.

    Espero ter ajudado

  • Bacana agora entendi. Valeu

  • então, prova da FGV é difícil até de comentar (pq mesmo quem acerta lá nos 80, 90% em provas de outras bancas se ferra nessa).

    não vi essa mudança de sentido entre barbeiro turco e turco barbeiro.

    com a explicação dos colegas pude finalmente ver a mudança de classe gramatical, mas para mim não houve mudança de sentido.

    até porque creio que o termo usado para mau motorista, barbeiro, é uma expressão regional, confere?

    abs 

     

  • que loucura!!

  • FGV: Pense 10x antes de marcar

  • Saiba tudo sobre a Banca FGV: Entrevista com a Coordenadora de Concursos

    https://www.youtube.com/watch?v=F6VV2jRjRzQ

     

  • Deus me defenderay da FGV

  • A FGV quer saber a dupla de palavras que muda, AO MESMO TEMPO, de sentido E de classe gramatical:

    Daí, se invertemos a ordem das duplas fica:

    a) pobre homem-> homem pobre :“de coitado” passa a “pessoa sem recursos”, MAS POBRE mantem-se adjetivo e HOMEM substantivo,não mudando as classes gramaticais.

    c) grande (adjetivo) sujeito (substantivo)> sujeito (substantivo) grande (adjetivo). De “uma pessoa notável” passa a significar “uma pessoa de grandes dimensões”, MAS as classes gramaticais não mudam.

    d) bom (adjetivo) livro (substantivo)-> livro (substantivo) bom (adjetivo). Iguais sentidos e mantidas as classes gramaticais.

    e) variado (adjetivo) cardápio (substantivo) ->cardápio (subst.) variado (adjetivo). Iguais sentidos e mantidas as classes gramaticais.

    Já a letra B MUDA OS SENTIDOS E AS CLASSES GRAMATICAIS:

    b) barbeiro (substantivo) turco (adjetivo)->turco (substantivo) barbeiro (adjetivo): de “um profissional turco”, passa a “uma pessoa turca que dirige mal” E as palavras mudam as classes gramaticais.

  • estamos fudidos na prova do banestes 

  • Eu errei essa questão na prova. PQP... FGV em português faz filho chorar sem a mãe e o pai sabarem.

  • Juliana, acredito que não podemos dizer que sobre a letra B, que turco barbeiro é uma pessoa que dirige mal (veja abaixo o significado de "barbeiro" no dicionário). 

     

    barbeiro

    substantivo masculino

    1.indivíduo cujo ofício é rapar ou aparar barbas e cortar cabelos.

    2.B aquele que depila os suínos abatidos; barbeador

  • Até os professores erram essa questão. Isso é questão de professor de faculadade.

  • FGV É TREVA!

  • Eu até peguei o lance de mudança de sentido e classe gramatical, só não identifiquei o 'turco barbeiro' e o 'barbeiro turco' ¬¬'

  •  a) pobre homem; 

    pobre homem: pobre adjetivo homem subs - pena de alguém pelo homem 

    homem pobre : homem subs pobre adjetivo - homem sem dim dim

    mesma cIasse, mas muda  o sentido

     

     b) barbeiro turco; 

    barbeiro turco : barbeiro subs turco adjetivo patrio - profissinaI barbeiro e que tem a nacionaIidade turca

    turco barbeiro : turco subs barbeiro adjetivo - uma pessoa de nacionaIidade turca e que digire maI

    diferentes cIasses e diferentes sentidos

     c) grande sujeito; 

    grande sujeito: grande adjetivo sujeito subs - uma pessoa notaveI

    sujeito grande : sujeito subs grande adjetivo - pessoa com grandes  proporçoes

    mesma cIasse, mas muda o sentido

     d) bom livro;

    bom Iivro : bom adjetivo Iivro subs

    Iivro bom: Iivro subs bom adjetivo

    mesma cIasse, mesmo sentido

     e) variado cardápio. 

    variado cardapio: variado adjetivo cardapio subs

    cardapio variado: cardapio subs variado adjetivo

    mesmo sentido, mesma cIasse

  • kkk como é bom rir da minha ignorança

  • FGV, sempre botando pra quebrar em você...

  • Mas pensa comigo, o politicamente correto é complicado, Turco barbeiro pode sim ser um turco que dirige pessimamente, mas eu ja ouvi quando morava em foz, conversando, o amigo perguntou, eu corto cabelo lá no turco barbeiro. E como fica?  Pois tanto um quanto o outro necessitaria de artigo.

    O turco barbeiro
    Turco, o barbeiro. 
    Eu ainda acho que é exagerada a forma de interpretação ser definitivamente uma a estar certa. Ou desisto de tudo e vou lavar pratos.

  • Significado de Barbeiro

    substantivo masculino - O que exerce o ofício de fazer a barba e cortar ou aparar os cabelos.

    Inseto hemíptero transmissor da doença de Chagas.

    Nome de um peixe da família dos têutidas.

    [Brasil] Mau condutor de veículos, especialmente automóveis.

    [Por Extensão] Indivíduo inábil em sua profissão.

    [Figurado] Vento forte e frio que corta a cara como uma navalha.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

     

    Esse é o meu comentário para a publicação do Mano Brown. Esse também é o Brasil que eu quero.

     

  • diversas crônicas: pronome + substantivo

    crônicas diversas: substantivo + adjetivo

  • O "X" da questão é que ela pede não só a mudança de sentido, mas também de classe gramatical.

  • Plagiando Fran Ferdinandi abaixo, de 08/05/2018, para deixar mais visual:

     

    a) pobre homem;
    pobre homem> pobre: adjetivo / homem: subst - pena de alguém pelo homem
    homem pobre> homem: subst / pobre: adjetivo - homem sem dim dim
    mesma cIasse, mas muda  o sentido 

     

     b) barbeiro turco;
    barbeiro turco> barbeiro: subst / turco adjetivo: patrio - profissinaI barbeiro e que tem a nacionaIidade turca
    turco barbeiro> turco: subst / barbeiro: adjetivo - uma pessoa de nacionaIidade turca e que digire maI
    diferentes cIasses e diferentes sentidos

     

     c) grande sujeito; 
    grande sujeito> grande adjetivo / sujeito: subst - uma pessoa notáveI
    sujeito grande> sujeito: subst / grande: adjetivo - pessoa com grandes  proporções
    mesma cIasse, mas muda o sentido

     

     d) bom livro;
    bom Iivro> bom: adjetivo / Iivro: subst
    Iivro bom> Iivro: subst / bom: adjetivo
    mesma cIasse, mesmo sentido

     

     e) variado cardápio.
    variado cardapio> variado: adjetivo / cardapio: subst
    cardapio variado> cardapio: subst / variado: adjetivo
    mesmo sentido, mesma cIasse
     

  • Vergonhosa essa questão. "Barbeiro" que não seja o que faz a barba, ou o bicho, é gíria. Ninguém que vai fazer uma prova "séria" vai imaginar que uma resposta com gíria seja correta.

  • pobre homem ( pobre homem rico, o sentido aqui não é que o homem seja pobre financeiramente, mas trata do seu ser como pessoa

    homem pobre ( aqui perfeito o entendimento de que o homem é pobre financeiramente)  tinha que ser anulada mais de uma alternativa correta

  • É por essas questões que a FGV se presta ao ridículo.

  • Concordo com vc, Chris Concurseiro.... difícil é imaginar, na hora da prova, o sentido de barbeiro. 

  • Fiquei em dúvida na letra B e C.

    Erreiiiii

     

    Chateada pq erro na maioria das vezes esse tipo de questão.

  • passei minha vida toda pensando que quando alguém era chamado de BARBEIRO, NA DIREÇÃO DE UM VEÍCULO, era no sentido CONOTATIVO......

  • barbeiro turco ( pode ser um barbeiro alemão , brasileiro , indiano , etc . BARBEIRO SUBSTANTIVO , TURCO ADJETIVO O CARACTERIZA )


    turco barbeiro ( pode ser um turco pintor , turco cabelereiro , turco cozinheiro , etc . TURCO SUBSTANTIVO , BARBEIRO ADJETIVO O CARACTERIZA )

  • Pobre Homem --> refere ao homem coitado

    Homem Pobre --> refere a condição financeira do homem.


    Sujeito Grande --> refere à altura

    Grande Sujeito: refere ao caráter, personalidade, notoriedade.


    Para mim, deveria ser anulada.

  • ESSA É PRA SER ANULADA.


  • TEM ALGUÉM Q FAZ LETRAS AI? POR FAVOR PROFESSORES OU ESTUDANTES DA MATÉRIA DE PORTUGUÊS DA UMA FORÇA AI!

  • Em todas as alternativas há um substantivo e um adjetivo. Ao se inverter as posições, em todos os casos, o sentido sofre alteração. Acontece que somente na letra "b" há alteração de sentido e de classe gramatical, como exigido pelo enunciado.


    1- Barbeiro turco

    Barbeiro: substantivo

    Turco: adjetivo

    - O profissional barbeiro é de nacionalidade turca; mas o profissional poderia ser argentino, espanhol, etc.


    2- Turco barbeiro

    Turco: substantivo

    Barbeiro: adjetivo

    - O nacional da Turquia exerce a profissão de barbeiro; mas o turco poderia ser marceneiro, pintor, etc.


    Nas outras alternativas, há alterações de sentido, mas as palavras continuam sendo substantivo ou adjetivo, mesmo mudando de posição.

  • Resposta: B

  • Em "diversas crônicas", "diversas" é pronome indefinido e equivale a "muitas"; em "crônicas diversas", "diversas" passa a ser adjetivo, equivalendo a "diferentes", "diversificadas".  A inversão na alternativa (A) provoca mudança de sentido, mas não de classe gramatical: "homem" continua como substantivo, "pobre", como adjetivo. (C) provoca mudança de sentido, mas não de classe gramatical: "grande" continua como adjetivo, "sujeito", como substantivo. (D) Aqui nada muda: nem sentido, nem classe gramatical.  (E) Aqui também nada muda.   A resposta é a alternativa (B): em "barbeiro turco", "barbeiro" é o ser e, portanto, o substantivo; e "turco", o adjetivo pátrio.  Com a inversão - "turco barbeiro" - , "turco" passou a ser o ser, ou seja, passou a ser o substantivo; e "barbeiro" passou a ser um atributo (profissão, ocupação, qualificação profissional) e, portanto, um adjetivo.   

    Gabarito: B
  • Vocês acham que vale a pena pra concurso da FGV, esquecer de português e focar nas outras matérias para garantir os pontos perdidos? É que sabe eu não sou maconheiro...

  • MAIS UMA VEZ REPITO DE QUE A FGV É UMA DESGRAÇA!!! NÃO HÁ LÓGICA EM MUITAS RESPOSTAS DELA!!!

  • É gente, a letra a) pode até ter sentidos diferentes mas a classe gramatical é a mesma assim como a c, d, e. A única opção que aparece o que a banca pede (alteração de classe gramatical e de sentido) é a B) BARBEIRO TURCO. É só prestarem atenção ao que a banca pede.

  • A FGV é uma banca que quer te massacrar de qualquer maneira, são questoes que não tem nada a ver. Banca de drogrados.

  • é uma banca TUCANDIRA!!! ela vai te ferrar no portugues, exclusivamente de propriedade

  • Em "diversas crônicas", "diversas" é pronome indefinido e equivale a "muitas"; em "crônicas diversas", "diversas" passa a ser adjetivo, equivalendo a "diferentes", "diversificadas". A inversão na alternativa (A) provoca mudança de sentido, mas não de classe gramatical: "homem" continua como substantivo, "pobre", como adjetivo. (C) provoca mudança de sentido, mas não de classe gramatical: "grande" continua como adjetivo, "sujeito", como substantivo. (D) Aqui nada muda: nem sentido, nem classe gramatical. (E) Aqui também nada muda.  A resposta é a alternativa (B): em "barbeiro turco", "barbeiro" é o ser e, portanto, o substantivo; e "turco", o adjetivo pátrio. Com a inversão - "turco barbeiro" - , "turco" passou a ser o ser, ou seja, passou a ser o substantivo; e "barbeiro" passou a ser um atributo (profissão, ocupação, qualificação profissional) e, portanto, um adjetivo.  

  • Questão que se vc não prestar atenção no enuciado você erra. Foi meu caso

    ........ traz mudança de sentido E de classe gramatical.

    Questão de português que querendo ou n vc tem que se ligar na lógica. Caso no lugar do "E" fosse "OU" seria questão pra ser anulada. 

    Questão boa no meio de inúmeras questões desconexas da FGV.

     

  • Fgv e seus truques de m***
  • Prova dos infernos

  • ▪ Se invertermos “barbeiro (substantivo- pessoa) turco (adjetivo-origem)”, teremos “turco (pessoa) barbeiro (profissão)”, então as classes mudaram e o sentido também. Quando a classe muda, o sentido muda também.

    ▪ Em “homem pobre”, temos alguém sem dinheiro. Em “pobre homem”, temos sentido de “coitadinho”, de “vítima”. As classes não mudam, apenas o sentido.

    ▪ Em “sujeito grande”, temos sentido de tamanho. Em “grande sujeito”, temos valor afetivo, de qualidade pessoal ou moral. Apenas o sentido mudou.

    ▪ Em “bom livro” e “variado cardápio”, não há qualquer modificação em classe ou sentido com a inversão.

    Gabarito letra B.

    Fonte: Prof. Felipe Luccas

  • diversas crônicas> diversas: pronome indefinido / crônicas: substantivo - muitas crônicas

    crônicas diversas> crônicas: substantivo / diversas: adjetivo - crônicas variadas

     

    (A) pobre homem;

    pobre homem> pobre: adjetivo / homem: substantivo - coitado homem

    homem pobre> homem: subst / pobre: adj - homem sem condições financeiras

    mesma cIasse, muda sentido 

    (B) barbeiro turco; GABARITO

    barbeiro turco> barbeiro: subst / turco adj - barbeiro de nacionaIidade turca

    turco barbeiro> turco: subst / barbeiro: adj - turco atrapalhado no trânsito

    muda cIasse, muda sentido

    (C) grande sujeito;

    grande sujeito> grande: adj / sujeito: subst - pessoa notáveI

    sujeito grande> sujeito: subst / grande: adj - pessoa com grandes proporções

    mesma cIasse, muda sentido

    (D) bom livro;

    bom Iivro> bom: adj / Iivro: subst

    Iivro bom> Iivro: subst / bom: adj

    mesma cIasse, mesmo sentido

    (E) variado cardápio.

    variado cardápio> variado: adj / cardápio: subst

    cardápio variado> cardápio: subst / variado: adj

    mesma cIasse, mesmo sentido

  • Se, ao inverter a posição de dois termos (substantivo e adjetivo), mudou-se a classe gramatical, então mudou-se, necessariamente, o sentido das palavras.

    O barbeiro turco # O turco barbeiro.

    b.

  • Aquela questão que separa homens de meninos! PQP

  • Diversas crônicas (diversas = pronome indefinido)

    Crônicas diversas (diversas = adjetivo)

  • Faustão no meu ouvido agora: ERROUUU!

  • MISÉRIAAAAAAAAA

  • Barbeiro turco: Um turco que corta barba.

    Turco barbeiro: Um Turco que bate o veículo/Dirige mal.

  • Podemos matar a questão de forma mais simples:

    As letras "D" e "E" são descartadas pois não há modificação no seu sentido muito menos na gramática.

    Já as letras "A" e "C" são parecidas, logo, se uma estivesse certa, outra também deveria estar.

    Exemplos: ao invés de "pobre homem", ser "pobre sujeito", ou "grande homem". Muda o sentido mas não a gramática.

    Só resta para nós a letra "B".

  • Uma vez vi essa dica aqui: Quando se refere à nacionalidade, troca a classe gramatical.

  • desculpem mas alguém pode explicar?

    pobre homem é diferente de homem pobre

    grande homem é diferente de homem grande

    E a banca vai no turco barbeiro - barbeiro turco que é exatamente a mesma.. Um turco que é barbeiro ou um barbeiro que é turco.

    Pessoal não gosta da cespe, mas lá isso não acontece.

  • A questão pede a alternativa que há mudança de sentido e classe gramatical.

    Gabarito letra B:

    - barbeiro(substantivo) turco(adjetivo): turco caracteriza barbeiro

    -turco(substantivo) barbeiro(adjetivo): barbeiro caracteriza turco

    Diferentemente das outras opções.

    Ex.: a) pobre homem ou homem pobre, de toda forma a palavra pobre estará caracterizando o substantivo homem.

  • Quanto mais questões você responde mais entende a banca, se fosse alguns meses atrás eu erraria

  • Pobre homem e Grande sujeito, na troca, mudam o sentido, mas não a classe gramatical.

  • Comentário do professor:

    Em "diversas crônicas", "diversas" é pronome indefinido e equivale a "muitas"; em "crônicas diversas", "diversas" passa a ser adjetivo, equivalendo a "diferentes", "diversificadas". A inversão na alternativa (A) provoca mudança de sentido, mas não de classe gramatical: "homem" continua como substantivo, "pobre", como adjetivo. (C) provoca mudança de sentido, mas não de classe gramatical: "grande" continua como adjetivo, "sujeito", como substantivo. (D) Aqui nada muda: nem sentido, nem classe gramatical. (E) Aqui também nada muda.  A resposta é a alternativa (B): em "barbeiro turco", "barbeiro" é o ser e, portanto, o substantivo; e "turco", o adjetivo pátrio. Com a inversão - "turco barbeiro" - , "turco" passou a ser o ser, ou seja, passou a ser o substantivo; e "barbeiro" passou a ser um atributo (profissão, ocupação, qualificação profissional) e, portanto, um adjetivo.  

  • VEJAM O VÍDEO, NÃO CAIAM NA SUBJETIVIDADE DA FGV!!! VEJA O QUE A PROFESSORA ADRIANA FIGUEIREDO, DO ESTRATÉGIA, DISSE:

    https://youtu.be/NpQ_nZpe82c?t=9609

  • Na letra A também muda o sentido.

    O pobre homem (muda a classe gramatical e o sentido)

    O homem pobre (muda a classe gramatical e o sentido)

    O barbeiro turco (muda a classe gramatical e o sentido)

    O turco barbeiro (muda a classe gramatical e o sentido)

    A FGV sempre com o gabarito com duas alternativas possível