SóProvas


ID
2634808
Banca
FGV
Órgão
TJ-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO - Ressentimento e Covardia


Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação. A maioria dos abusos, se praticados em outros meios, seriam crimes já especificados em lei, como a da imprensa, que pune injúrias, difamações e calúnias, bem como a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita.

No fundo, é um problema técnico que os avanços da informática mais cedo ou mais tarde colocarão à disposição dos usuários e das autoridades. Como digo repetidas vezes, me valendo do óbvio, a comunicação virtual está em sua pré-história.

Atualmente, apesar dos abusos e crimes cometidos na internet, no que diz respeito aos cronistas, articulistas e escritores em geral, os mais comuns são os textos atribuídos ou deformados que circulam por aí e que não podem ser desmentidos ou esclarecidos caso por caso. Um jornal ou revista é processado se publicar sem autorização do autor um texto qualquer, ainda que em citação longa e sem aspas. Em caso de injúria, calúnia ou difamação, também. E em caso de falsear a verdade propositadamente, é obrigado pela justiça a desmentir e dar espaço ao contraditório.

Nada disso, por ora, acontece na internet. Prevalece a lei do cão em nome da liberdade de expressão, que é mais expressão de ressentidos e covardes do que de liberdade, da verdadeira liberdade. (Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo, 16/05/2006 – adaptado) 

“Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação. A maioria dos abusos, se praticados em outros meios, seriam crimes já especificados em lei, como a da imprensa, que pune injúrias, difamações e calúnias, bem como a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita”.


Nesse segmento do texto, o termo sublinhado que NÃO estabelece coesão com nenhum termo anterior é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Tenho comentado aqui (onde?) na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação. (internet) A maioria dos abusos, (o autor já falou anteriormente dos abusos, que seria o uso indevido da internet) se praticados em outros meios, seriam crimes já especificados em lei, como a da imprensa, que pune injúrias, difamações e calúnias, bem como a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita”.

  • Gabarito - A

     

     

    a) aqui  →  Refere-se a um termo posposto "na Folha".

     

     

    b) que  →  Retoma "usos da internet".

     

     

    c) importante e eficaz veículo de comunicação  →  Retoma "internet". 

     

     

    d) abusos  →  Retoma "abusos deste importante [...]".

     

     

    e) a  →  Retoma "lei".

     

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Não aparecem os termos sublinhados aqui... Alguém pode copiar e colar? Obrigada, gente...

  • Veja as referências:
    aqui -> onde? Na folha. Introduz um elemento, tratando-se de um elemento catafórico.
    que -> remete os usos da internet citado antes.
    importante e eficaz veículo de comunicação -> internet, citado antes.
    abusos -> retorna abusos da internet, citado antes.
    a -> remete exemplo de lei.
    GABARITO: A

  • Adriane, são os mesmos que estão nas opções, mas copiei abaixo para você:

     

    “Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação. A maioria dos abusos, se praticados em outros meios, seriam crimes já especificados em lei, como a da imprensa, que pune injúrias, difamações e calúnias, bem como a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita”.

  • A questão Q633727 é muito similar a esta. Observem que, conforme o comentário do Sérgio Farias, aqui, foi considerada como resposta o termo posposto, e na Q633727, não.

    Observem e me ajudem a entender, por favor.

  • Fabiano Beresford,  a questão Q633727  é bem diferente( mais difícil) , observe o título "componente textual que NÃO se refere ou substitui um elemento anterior do texto é " vc teria que olhar duas coisas , quando fala elemento anterior terá que olhar por toda a frase, a reposta da Q633727,(desordem social) é a primeira vez que foi dita no período, as outras alternativas retomavam as palavras ditas anteriomente ou vc conseguiria substituir. As questões de portugues da FGV parece muito com raciocínio lógico matemático

  • GABARITO: A

  • Resposta: "A"

    a) aqui = aqui (advérbio de lugar), e não houve citação referida  anteriormente e sim posterior (na Folha) 
    b) que = refere-se a internet, citada anteriormente
    c) importante veículo de comunicação = refere-se a internet, citada anteriormente
    d) abusos = refere-se aos abusos, já citados anteriormente
    e) a = refere-se a lei, citada anteriormente

  • Estou começando a pegar o jeito desse negócio; já "asertei" a primeira kkkkk

  • Asertei volta uma casa, PLEASE....doeu...

  • o primeiro "que" é uma conjunção integrante e por isso não retoma termos. Para saber se é conjunção integrante, é só substituir por "isso". Se der certo, é conjunção integrante.

  • O que se busca é o termo que não faz referenciação anafórica, percebemos que o termo "aqui" faz referenciação catafórica ao nos levar a "na Folha", se o termo sublinhado fosse "na Folha" não seria a resposta pois "na folha" faz referenciação anafórica com o termo "aqui".

  •  aqui na Folha em diversas crônicas - veio depois 

  • Gabarito: Letra A

    A) Coesão por referência

    B) Coesão por substituição

    C) Coesão por substituição

    D) Coesão por substituição

    E) Coesão por substituição

  • Esse aqui seria deitico?

  • A alternativa a é a única em que ocorre o catáfora, nas ocorre a anáfora

  • Gabarito - A.

    O que se busca é o termo que não faz referenciação anafórica. O termo "aqui" faz referenciação catafórica ao nos levar a "na Folha", se o termo sublinhado fosse "na Folha" não seria a resposta pois "na folha" faz referenciação anafórica com o termo "aqui".

  • A)O termo "aqui" estabelece coesão com o termo "na Folha"

    B)O termo "que" estabelece coesão com o termo "internet"

    C) expressão " importante e eficaz veículo de comunicação" estabelece coesão com o termo "deste"

    D) O termo "abusos" estabelece coesão com o termo "abusos"... "...mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação. A maioria dos abusos...". 

    E) a palavra destacada é um pronome demonstrativo (a=aquela). Ela foi empregada para evitar a repetição do termo anterior "lei"

  • duas questões da fgv nesse estilo e o primeiro termo sempre é a resposta

  • Gabarito:A

    Aqui estabelece ligação com o termo posterior "Folha" e não anterior.

  • Letra A – CERTA - O advérbio “aqui” é um dêitico, isto é, um elemento de coesão extratextual, que geralmente situa espaço e tempo não mencionados diretamente no corpo do texto. O advérbio “aqui” não encontra referência intratextual alguma. Sua referência é extratextual, captada não pelo texto, mas pelo contexto. Dá-se a entender que “aqui” se refere à coluna escrita periodicamente pelo articulista da Folha de São Paulo.

    Letra B – ERRADA - O pronome relativo “que” retoma intratextualmente o termo antecedente “internet”.

    Letra C – ERRADA - A expressão “importante e eficaz veículo de comunicação” retoma intratextualmente “Folha”.

    Letra D – ERRADA – O substantivo “abusos” é uma referência por repetição do mesmo substantivo já citado anteriormente.

    Letra E – ERRADA – O demonstrativo “a” substitui o termo já citado “lei”.

    Resposta: A

  • QC VC ESTÁ COM ALGUM PROBLEMA, QUERIDO ?

    PQ EU PESQUISO CRIMES DA LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE E APARECE ISSO!!!!!

  • Letra :A

    O AQUI, se refere a FOLHA que vem após.

    Rumo à APMBB 2021!

  • Aqui se refere a na folha que vem depois!

    Gab:A

    Tenha fé em Deus, que tudo irá dar certo, você vai conseguir sua aprovação!!!

  • QUESTÃO FÁCIN

    PROXXXXXPERAAAAA!!!