SóProvas


ID
2635219
Banca
FGV
Órgão
TJ-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO – Sem tolerância com o preconceito
Átila Alexandre Nunes, O Globo, 23/01/2018 (adaptado)
Diante do número de casos de preconceito explícito e agressões, somos levados ao questionamento se nossa sociedade corre o risco de estar tornando-se irracionalmente intolerante. Ou, quem sabe, intolerantemente irracional. Intolerância é a palavra do momento. Da religião à orientação sexual, da cor da pele às convicções políticas.
O tamanho desse problema rompeu fronteiras e torna-se uma praga mundial. Líderes políticos, em conluio com líderes religiosos, ignoram os conceitos de moral, ética, direitos, deveres e justiça. As redes sociais assumiram um papel cruel nesse sistema. Se deveriam servir para mostrar indignação, mostram, muitas vezes, um preconceito medieval.
No campo da religiosidade, o fanatismo se mostra cada dia mais presente no Rio de Janeiro. No último ano, foram registradas dezenas de casos de intolerância religiosa por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos. Um número ainda subnotificado, pois, muitas ocorrências que deveriam ser registradas como “intolerância religiosa” são consideradas brigas de vizinhos.
A subnotificação desses casos é um dos maiores entraves na luta contra a intolerância religiosa. O registro incorreto e a descrença de grande parte da população na punição a esse tipo de crime colaboram para maquiar o retrato dos ataques promovidos pelo fanatismo religioso em nossa sociedade. A perseguição às minorias religiosas está cada vez mais organizada com braços políticos e até de milícias armadas como o tráfico de drogas.
No último ano recebemos denúncias de ataques contra religiões de matriz africana praticados pelo tráfico de drogas, que não só destruíam terreiros, como também proibiam a realização de cultos em determinada região, segundo o desejo do chefe da facção local.
Não podemos regredir a um estado confessional. A luta de agora pela liberdade religiosa é um dever de todos para garantir o cumprimento da Constituição Federal. Quando uma pessoa de fé é humilhada, agredida ou discriminada devido à sua crença, ela tem seus direitos humanos e constitucionais violados. Hoje, falase muito sobre intolerância religiosa, mas, muito mais do que sermos tolerantes, precisamos aprender a respeitar a individualidade e as crenças de cada um.
Até porque, nessa toada, a intolerância irracional ganha terreno, e nós vamos ficando cada vez mais irracionalmente intolerantes com aquilo que não deveríamos ser. Numa sociedade onde o preconceito se mostra cada dia mais presente, a única saída é a incorporação da cultura do respeito. Preconceito não se tolera, se combate.

Irracionalmente intolerante / intolerantemente irracional; essa mesma estrutura NÃO faz sentido lógico em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    A diferença é muito sutil, mas com muito chá de FGV dá para pescar fácil.

     

    Perceba que a alternativa E, a ideia muda. Veja:

     

    Discussão temáticamente falsa - Nesse fragmento a ideia principal é o TEMA da discussão é falsa.

    Discussão falsamente temática - Nesse fragmento a ideia principal é que é falsa A DISCUSSÃO.. 

  • Assinalei a letra D pelo seguinte raciocínio : 

    obras exemplarmente éticas = obras que, de forma exemplar, são éticas/ 

    obras eticamente exemplares = obras exemplares que são éticas.

    Para mim, na segunda opção, as obras são exemplares, e não simplesmente “obras”. 

    Quanto à mudança de significado das frases, nem busquei tal característica nas alternativas, já que, para mim, “irracionalmente intolerante” é diferente de “intolerantemente irracional”, ou seja, a ideia era, de fato, duas frases escritas de forma parecida com ideias opostas, tal qual o enunciado. 

    Eu assinalei a D, então, não por verificar essa “oposição” de ideias - porque não pensei que esse fosse o objetivo da questão - mas porque entendi que não há como fazer a mesma analogia das outras alternativas nesta assertiva, enquanto que na E é possível, permanecendo a alteração de sentido igual àquela da frase contida no enunciado. 

    Enfim, não concordo com o gabarito da Fgv. 

  • A banca pede aquilo que NÃO faz sentido lógico. Imagina começar discutir falsamente (um tema) . Vamos pensar igual a banca pensa, pra cima dela.!!!!

  • "Irracionalmente intolerante / intolerantemente irracional = intolerante de forma irracional e irracional de forma intolerante. Nesta frase, a inversão causou mudança de sentido, assim como todas as outras alternativas abaixo. Porém existe uma frase que fica sem sentido lógico:

    a festa organizada de forma lúcida e festa lúcida de forma organizada;
    b resultado maravilhoso de forma surpreendente e resultado surpreendente de forma maravilhosa;
    c lembranças poéticas de forma doce e lembranças doces de forma poética;
    d obras éticas de forma exemplar e obras exemplares de forma ética;
    e discussão falsa de forma temática e discussão temática de forma falsa.

    Uma discussão sempre gira em torno de um tema, não faz sentido dizer que uma discussão é falsamente temática!

     

  • O enunciado pediu o item que não apresenta sentido lógico. Então vamos lá:

    a) festa lucidamente organizada / festa organizadamente lúcida - é possível estabelecer um sentifo lógico em ambas as frases, de forma que não pode ser essa a resposta;

    b) resultado surpreendentemente maravilhoso / resultado maravilhosamente surpreendente - também fazem sentido ambas as frases, não pode ser o gabarito, portanto;

    c) lembranças docemente poéticas / lembranças poeticamente doces - ainda têm sentido as duas frases, não pode ser a alternativa correta;

    d) obras exemplarmente éticas / obras eticamente exemplares - também com sentido as frases dispostas;

    e) discussão tematicamente falsa / discussão falsamente temática - qual o sentido em se falar em uma discussão "falsamente temática"? Simplesmente inimaginável essa situação - este portanto é o item a ser marcado.

    Gabarito - Letra E)

  • Vamos indicar pra comentário pessoal.

  • 2h pra entender o enunciado.

  • Indique para comentário.

  • "[...] essa mesma estrutura NÃO faz sentido lógico em:" 

     

     

    - Discussão tematicamente falsa: A discussão era genuína, havia debate. No entanto o seu conteúdo, o tema, esse era falso.

    - Discussão falsamente temática: Aqui não havia um tema. Logo não havia discussão. 

     

     

    Parece-me ser isso. 

  • Pensei como a Ana Pritsch. 

    Parece que as explicações mais tentam se adequar à resposta certa que o contrário...como a maioria das questões de português dessa banca..

  • lúcida; surpreendente; doces; e exemplares são adjetivos.

    ex: "menina (s) lúcida; surpreendente; doces; exemplares"

    Já TEMÁTICA (da letra "e"), quebra a lógica sequencial, com o sentido de substativo. 

    ex: "menina temática" não dá né?

    fui por aí, e me dei bem.

  • FGV, vc é que não tem sentido lógico!

    Alias, na minha frase tem um partícula expletiva, igual vcs adoram!

  • É cada explicação aqui tentando justificar o que não tem justificativa... Óbvio que uma discussão pode ser falsamente temática. 

     

  • terminação "MENTE" indica modo.

    pelo visto todos aqui concordam que a primeira parte da letra E está correta.

    Mas, quanto à segunda parte...

    ora, o que impede uma discussão ser temática de modo falso?

    cadê a impossobilidade de uma discussão ter o atributo de ser temática, tendo contudo uma temática apresentada de modo falso?

    exemplo 1: um número x de pessoas estavam numa discussão APARENTEMENTE temática, ou seja, todos discutiam acreditando haver um tema específico, CONTUDO, por algum motivo qualquer, como por força de alguma falácia, NÃO HAVIA UM TEMA, portanto, era falsamente temática.

    exemplo 2: um número X de pessoas realizou uma festa à fantasia falsamente temática. Falsamente temática porque, a festa foi divulgada como temática, porém, quando realizada, por razão de um erro qualquer na divulgação, as pessoas foram fantasiadas sem seguir tema algum, ou seja, ela foi falsamente temática, pois as pessoas estavam fantasiadas de temas diferentes

  • Rodrigo Ribeiro falou tudo: a gente acaba entendendo a questaõ depois de ver a resposta correta.

    fgv, sua rídicula!

     

  • A questão cobra o ADJETIVO RELACIONAL, que é aquele em que as variações de grau não fazem sentido (muito grávida, muito brasileiro, muito temático) e que não possui antônimo. Vale a pena estudar a respeito: questão recorrente na FGV.

     

  • A Letra AAAAAAAAAAA tbm não tem sentido FGV. resolver prova dessa banca deixa meu psicológico abalado e emburrecido...PQP!

  • Comenta QC!

  • Não entendi até agora porque a A também não poderia ser assinalada :/

  • Gab. E

     

    e) Não há discussão falsamente temática. Toda discussão tem um tema. OK!

    a) Mas também não há festa organizadamente lúcida. Existe festa lúcida? Ajuda e: Next... 

  • Anderson Cunha...

    "Menina temática" não daria, mas "festa temática" sim.

  • Eu já tô naquele nível em que, de tanto fazer questões da FGV, às vezes acerto sem nem saber o porquê.

     

    O segredo é fazer questão. Vamo lá, pessoal!

  • nem entendi

  • questao que nao agrega nada em nosso conhecimento

     

  • letra a, d e e) nao fazem sentido

  • A FGV não faz sentido

  • nao sei se vai ajudar minha dica. Fazendo inumeras questoes de portugues da fgv compreendi que nao basta tentar gabaritar a disciplina, o segredo e acertar o maior numero de questoes das disciplinas especificas, pois e o primeiro quesito de desempate. penso o seguinte: se esta dificil para nos que estudamos bastante portugues o que dizer dos que nao estao estudando o suficiente. foi minha logica para as provas da fgv.

    nao acredito que alguem consiga se dar totalmente bem na disciplina de portuges na fgv

  • O problema dos professores do Qconcursos é que eles se limitam muito na explicação. Poderiam desenvolve - las e aproveitar a oportunidade para decifrar a questão e a intenção da banca em cada questão como essa.

    EU também errei a questão, mas acredito que tenha intendido o porquê:

    A) A festa é bem lúcida e organizada/ A festa é bem organizada e lúcida (não há oposição de idéias);

    B) O resultado é muito surpreendente e maravilho / O resultado é muito maravilho e surpreendente (não há oposições de idéias)

    C) As lembranças são bem doces e poéticas / As lembranças são bem poéticas e doces. (não há oposição de idéias)

    D) As obras são bem exemplares e éticas / As obras são bem éticas e exemplares (não há oposição de idéias).

    E) A discussão do tema é falsa / A discussão é muito falsa em sua temática. (Uma reescrita "sugerida" que foi até difícil de se construir, mas que dá ideia de oposição)

  • Sempre cai uma dessas na FGV. Para acertar basta perceber em qual alternativa há adjetivo de relação, que tem as características:

    -É objetivo (não possui valor opinativo)

    -Não admite vir antes do substantivo

    -Não admite flexão de grau (muito, pouco)

    -É derivado de substantivo

  • Gezuis...

    a gente tenta achar um jeito de entender neh...

    olha depois de muito acho q mais ou menos entendi

    na A. (faz sentido se pensar num sinônimo da palavra) lucido = perceptível

    festa lucidamente organizada / perceptivelmente organizada

    festa organizadamente lucida / festa organizadamente perceptível.

    temática é um assunto (tema)

    tematicamente = um jeito de fazer algo, dinâmico, litúrgico...a forma como será feito

    discussão tematicamente falsa (aqui parece não fazer sentido)

    discussão falsamente temática (não era sobre um assunto, estavam discutindo outra coisa talvez)

  • A questão cobra o ADJETIVO RELACIONAL, que é aquele em que as variações de grau não fazem sentido (muito grávida, muito brasileiro, muito temático) e que não possui antônimo. Vale a pena estudar a respeito: questão recorrente na FGV.

    A)  festa organizada / festa lúcida; ok, erro

    B)  resultado maravilhoso / resultado surpreendente; erro, ok

    C)  lembranças poéticas / lembranças poeticamente doces; ok, erro

    D)  obras éticas / obras exemplares; erros, ok

    E)   discussão tematicamente falsa / discussão falsamente temática. ok, ok

  • A questão cobra o ADJETIVO RELACIONAL, que é aquele em que as variações de grau não fazem sentido (muito grávida, muito brasileiro, muito temático) e que não possui antônimo. Vale a pena estudar a respeito: questão recorrente na FGV.

    A)  festa organizada / festa lúcida; ok, erro

    B)  resultado maravilhoso / resultado surpreendente; erro, ok

    C)  lembranças poéticas / lembranças poeticamente doces; ok, erro

    D)  obras éticas / obras exemplares; erros, ok

    E)   discussão tematicamente falsa / discussão falsamente temática. ok, ok

  • 1ª - festa lucidamente organizada (a forma como a festa foi organizada)

    Obs. "Lucidamente" é advérbio que se refere ao adjetivo "organizada" que por sua vez determina o substantivo "festa"

    2ª - festa organizadamente lúcida; (a festa é lúcida)

    Pelo que parece, esse enunciado dá a entender que a festa tem capacidade de auto-organização e clareza em seus pensamentos, o que não tem sentido lógico.

    Nas explicações, a professora diz que na letra "e" há mudança de sentido, porém não é isso que o enunciado pede.

    Se alguém souber tirar essa dúvida, fica aí meus agradecimentos

  • Na discussão tematicamente falsa, a TEMÁTICA é falsa.

    Já na discussão falsamente temática, a DISCUSSÃO não é temática.

  • vai pro meu top 5 das questões mais mongoloides da decada

  • Caramba...o comentário do carlos robson foi totalmente sem noção...kk

  • Eu amo essas perguntas da FGV que não tem nada a ver com gramática kkkkkkkkk

  • o q sera q o examinador estava fumando ?

  • O segredo é: quando você for por eliminação, sempre vai sobrar duas alternativas, quando você tiver certeza em uma delas, você marca a outra

  • Se liga no pulo do gato..

    99% das palavras terminadas com "mente" são adverbios.

    Advérbio acompanha quem??? Advérbio, verbo e adjetivo.

    Todas as palavras sublinhadas são advérbios.

    As palavras pospostas ao advérbios são adjetivos com exceção de uma.

    Essa exceção é o gabarito da questão.

    Para saber quem é adjetivo utiliza o "Tão"; substantivo, "tanto(a)".

    (A)festa lucidamente organizada / festa organizadamente "Tão" lúcida;

    (B)resultado surpreendentemente maravilhoso / resultado maravilhosamente "Tão" surpreendente;

    (C)lembranças docemente poéticas / lembranças poeticamente "Tão" doces;

    (D)obras exemplarmente éticas / obras eticamente "Tão" exemplares;

    (E) discussão tematicamente falsa / discussão falsamente tanto(a) temática. (GABARITO)

  • djacho!

  • Sei que tem um pessoal justificando a questão com classe gramatical. Mas a qustão é resolvida com lógica.O gabarito é letra E pq a discussão tematicamente falsa, a TEMÁTICA é falsa. .Já em discussão falsamente temática, a DISCUSSÃO não é temática.

  • A professora não explicou nada...kkkkk

    Alow, QC, vamos colocar professores capacitados. Vidas estão jogo na vida bandida de concurseiro.

  • Pessoal falar que essa professora não explicou direito tá de sacanagem?

    Entendi perfeitamente.

    Uma coisa trata da TEMÁTICA outra da DISCUSSÃO.

    Discussão TEMÁTICAMENTE falsa = O tema da discussão É falso.

    Discussão FALSAMENTE temático = A discussão NÃO é temática

    Questão de RLM praticamente!

  • O que seria uma festa lúcida? Uma festa sem bebidas alcoólicas?

  • Isso só pode ser obra do cão kkkkkkkk