SóProvas


ID
2635882
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Quem assiste a “Tempo de Amar” já reparou no português extremamente culto e correto que é falado pelos personagens da novela. Com frases que parecem retiradas de um romance antigo, mesmo nos momentos mais banais, os personagens se expressam de maneira correta e erudita.

      Ao UOL, o autor da novela, Alcides Nogueira, diz que o linguajar de seus personagens é um ponto que leva a novela a se destacar. “Não tenho nada contra a linguagem coloquial, ao contrário. Acho que a língua deve ser viva e usada em sintonia com o nosso tempo. Mas colocar um português bastante culto torna a narrativa mais coerente com a época da trama. Fora isso, é uma oportunidade de o público conhecer um pouco mais dessa sintaxe poucas vezes usada atualmente”.

      O escritor, que assina o texto da novela das 18h ao lado de Bia Corrêa do Lago, conta que a decisão de imprimir um português erudito à trama foi tomada por ele e apoiada pelo diretor artístico, Jayme Monjardim. Ele revela que toma diversos cuidados na hora de escrever o texto, utilizando, inclusive, o dicionário. “Muitas vezes é preciso recorrer às gramáticas. No início, o uso do coloquial era tentador. Aos poucos, a escrita foi ficando mais fácil”, afirma Nogueira, que também diz se inspirar em grandes escritores da literatura brasileira e portuguesa, como Machado de Assis e Eça de Queiroz.

      Para o autor, escutar os personagens falando dessa forma ajuda o público a mergulhar na época da trama de modo profundo e agradável. Compartilhou-lhe o sentimento Jayme Monjardim, que também explica que a estética delicada da novela foi pensada para casar com o texto. “É uma novela que se passa no fim dos anos 1920, então tudo foi pensado para que o público entrasse junto com a gente nesse túnel do tempo. Acho que isso é importante para que o telespectador consiga se sentir em outra época”, diz.

          (Guilherme Machado. UOL. https://tvefamosos.uol.com.br. 15.11.2017. Adaptado)

Sem prejuízo de sentido ao texto, as passagens “Quem assiste a ‘Tempo de Amar’ já reparou no português extremamente culto...” (1° parágrafo) e “Aos poucos, a escrita foi ficando mais fácil”… (3° parágrafo) estão corretamente reescritas em:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Extremamente: de modo excepcional; paroxisticamente, agudamente, muitíssimo.

    Paulatinamente: é um advérbio que caracteriza algo que é feito com determinada progressão de tempo, ou seja, é produzido aos poucos

     

    a) Quem assiste a “Tempo de Amar” já corrigiu o português excepcionalmente culto... / Seguramente, a escrita foi ficando mais fácil. 

     

     b) Quem assiste a “Tempo de Amar” já se deu conta do português agudamente culto... / Rapidamente, a escrita foi ficando mais fácil.

     

     c) Quem assiste a “Tempo de Amar” já percebeu o português muitíssimo culto... / Paulatinamente, a escrita foi ficando mais fácil. 

     

     d) Quem assiste a “Tempo de Amar” já reconheceu o português ocasionalmente culto... / Curiosamente, a escrita foi ficando mais fácil.

     

     e) Quem assiste a “Tempo de Amar” já se aborreceu com o português sagazmente culto... / Lentamente, a escrita foi ficando mais fácil.

     

    Comentários meramente opinativos. Qualquer erro, comunique-me, por favor.

  • Muito neste caso varia (muitíssimo), pois se  trata de um adjetivo, que se relaciona com "o português"(substantivo). Se muito fosse um advérbio, que se relaciona apenas com advérbio, verbo e adjetivo, seria invariável.

  • Paulatinamente é um advérbio empregado como sentido de  :  aos poucos, pouco a pouco, pausadamente...

    Gabarito C)

     

     

    Para os amigos da PF/ PRF segue uma questão do CESPE que também abordou o significado da palavra paulatinamente : Q260936

     

     

  • Gostaria de agradecer especialmente meu professor de Cálculo Numérico da minha universidade que utilizava a palavra "Paulatinamente" 13x por aula

  • Resposta: C. 
    Paulatinamente é sinônimo de: aos poucos, pouco a pouco, pausadamente, gradualmente. 

     

    Boa sorte e bons estudos!

  • Extremamente: de modo excepcional; paroxisticamente, agudamente, muitíssimo.

    Paulatinamente: é um advérbio que caracteriza algo que é feito com determinada progressão de tempo, ou seja, é produzido aos poucos. 

     

    a) Quem assiste a “Tempo de Amar” já corrigiu o português excepcionalmente culto... / Seguramente, a escrita foi ficando mais fácil. 

     

     b) Quem assiste a “Tempo de Amar” já se deu conta do português agudamente culto... / Rapidamente, a escrita foi ficando mais fácil.

         agudamente sinônimos : intensamente, excessivamente, demais, imenso, muito

     

     C) Quem assiste a “Tempo de Amar” já percebeu o português muitíssimo culto... / Paulatinamente, a escrita foi ficando mais fácil. 

     

     d) Quem assiste a “Tempo de Amar” já reconheceu o português ocasionalmente culto... / Curiosamente, a escrita foi ficando mais fácil.

     

     e) Quem assiste a “Tempo de Amar” já se aborreceu com o português sagazmente culto... / Lentamente, a escrita foi ficando mais fácil.

     

    Reposta; C.

  • Gabarito C

  • Paulatinamente é sinônimo de: aos poucos, pouco a pouco, pausadamente, gradualmente...

  • Paulatino: Feito pouco a pouco; gradual, progressivo, sucessivo.

    GABARITO -> [C]

  • a)      Quem assiste a “Tempo de Amar” já corrigiu o português excepcionalmente culto... / Seguramente, a escrita foi ficando mais fácil.

     

    Comentário: A palavra “corrigir” não é sinônimo de “reparar”, que foi empregado com sentido de “observar”.

     

    b)     Quem assiste a “Tempo de Amar” já se deu conta do português agudamente culto... / Rapidamente, a escrita foi ficando mais fácil.

     

    Comentário: A palavra “rapidamente” é o antônimo de “aos poucos” que tem sentido de “devagar”.

     

    c)      Quem assiste a “Tempo de Amar” já percebeu o português muitíssimo culto... / Paulatinamente, a escrita foi ficando mais fácil (CORRETA).

     

    d)     Quem assiste a “Tempo de Amar” já reconheceu o português ocasionalmente culto... / Curiosamente, a escrita foi ficando mais fácil.

     

    Comentário: A palavra “ocasionalmente” não é sinônimo da palavra “extremamente”. Tão pouco a palavra “curiosamente” é sinônimo da expressão “aos poucos”.

     

    e)      Quem assiste a “Tempo de Amar” já se aborreceu com o português sagazmente culto... / Lentamente, a escrita foi ficando mais fácil.

     

    Comentário: A palavra “reparou” não é sinônimo da palavra “aborreceu”. Tão pouco a palavra “sagazmente” é sinônimo da palavra “extremamente”.

     

    Gabarito: C

     

    Siga no Insta: LordCaldas_Concurseiro - dicas diárias para a prova do TJSP

     

    Entre no nosso grupo de dicas no facebook: https://www.facebook.com/groups/427697000767477/

  • Gabarito letra C.

    Quem assiste a “Tempo de Amar” já percebeu o português muitíssimo culto... / Paulatinamente, a escrita foi ficando mais fácil.

    Paulatinamente - sinônimo de aos poucos...

  • Sagaz: esperto!

  • Paulatinamente: Algo que é feito com determinada progressão de tempo!!

  • "Paulatino" e todas as suas variações.

    Sei o que é, sei usar, não tenho dificuldades com ela em provas.

    Mas sinceramente não vejo sentido nela. Vem do que? de p@u? de Paulo? do que c@tzo?! rs

  • PAULATINAMENTE = GRADATIVAMENTE

  • Pessoal, uma dica:

    Antes de ver as alternativas nesse tipo de questão, escrevam o que vocês acham que é antes. Porque as alternativas colocam em dúvida o que vocês as vezes já sabem.

  • Quem assiste(ia) a ‘Tempo de Amar’... não é concurseiro de verdade.

    Aliás, concurseiro mesmo nem sabe o nome das novelas do momento.

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.

    Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A

  • A gente erra uma vez, para não mais errar, fiz uma prova esse ano que caiu a palavra "paulatinamente" errei, à época, hoje acertei.

    Sigamos!

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo e também em outros concursos de Tribunal como TJ/RJ, TJ/SC, TJ/GO que estão com edital aberto. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.

    Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A

  • "paulatinamente" Palavra bonita essa...

  • Paulatinamente, palavrinha complicada SÔ. Mas só ir eliminando as outras e ver que ela é a que mais se encaixa e dentro da sua cabeça certeza que você já leu ela por ai

    GAB C

    APMBB