-
GAB: B
b)o narrador demonstra reconhecimento pelo que lhe foi ensinado pelos professores; o narrador questiona qual é o papel da gramática na vida cotidiana das pessoas.
Questão fácil, porém se procurarmos pelo em ovo, assim como eu procurei (kkkkk), certamente erraremos. A única que poderia suscitar dúvidas seria a alternativa A. O erro dela, creio eu, está na segunda parte "o narrador acredita que o papel da gramática no cotidiano é incompreendido". O autor na verdade faz um pergunta/questiona/tem dúvidas acerca de algo, por isso o gabarito ser a alternativa B.
Comentários meramente opinativos. Qualquer erro, comunique-me, por favor.
-
Fiquei em dúvida, pois na segunda passagem do texto a interrogativa seria irônica, uma pergunta retórica que mostra que, na opinião do autor, a gramática é vida, uma certeza. Já na segunda parte da alternativa b diz que ele questiona o papel/importância da gramática, sendo que no trecho anterior ele afirma a importância da mesma, fazendo com que essa segunda parte da alternativa seja contraditória a opinião do autor.
-
NÃO ACREDITO QUE ERREI ISSO! MAIS ÓBVIO IMPOSSÍVEL!
-
Continue estudando Amaury, o erro faz parte do processo de aprendizagem!
GAB LETRA B
-
1 - O pouco que sabemos de gramática, aprendemos dos professores que a propósito a gramática é responsável pela maior parte de confusão no mundo - segundo o autor
2 - A gramática é importante tanto que nos ensina a viver - tudo na vida se resume a gramática - segundo o autor.
a) E - na segunda parte o autor reconhece a importância da gramática: é importante para vida.
b) C.
c) E - ele reconhece a importante da gramática na segunda parte: é importante para vida.
d) E - na primeira parte o autor reconhece os professores pelo pouco que sabe da gramática.
e) E - ele diz que ela é um negócio importante para a vida.
-
* Consegui matar a 1ª parte da alternativa "b" com base neste trecho do texto: "Este pouco de gramática que eu sei, por exemplo, foram Dona Maria de Lourdes e Dona Nair Freitas que me ensinaram. E vocês querem coisa mais importante do que gramática?".
Por meio deste trecho, é possível perceber que o autor reconhece que o pouco que sabe de gramática ele deve aos ensinamentos dos professores mencionados. Se não fosse por eles, o autor não saberia nada de gramática.
---
Bons estudos.
-
Com relação à alternativa A, repare que é dito que o narrador sente que está em dívida com os professores, por tudo o que aprendeu, isso está errado, visto que abaixo ele diz: "Aliás, inglês eu não aprendi na escola. Foi lendo as revistas MAD e outras que vocês podem imaginar."
Dessa forma, fica tranquilo, pois imagino que a dúvida maior foi enrre A e B.
Espero ter ajudado.
-
Acredito que a banca procurou confundir na primeira parte sendo que os sentidos de "demonstrar reconhecimento" e "se sentir em dívida" são próximos. Matei a questão na segunda parte, pois acredito que no trecho em questão não dá para se extrair que o autor acredita que o papel da gramática no cotidiano é incompreendido.
-
B ) o narrador demonstra reconhecimento pelo que lhe foi ensinado pelos professores; o NARRADOR QUESTIONA qual é o papel da gramática na vida cotidiana das pessoas.
TRECHOS RELACIONAS AO TEXTO:
- O que a gente deve aos professores! ...mas quem, professoras, nos ensina a viver?
-
A banca confundi a gente com ideias proximas, pode observar que a A e a B, nos tras ideias parecidas. É preciso ficar de olho na certa e na super certa. ela sempre coloca duas assim. Boa sorte a todos
Gab. B
-
A dona VUVU subiu um nível no Português em 2018.
Antes resolvia Português brincando, hoje preciso ficar atendo, lendo, relendo, refletindo, tentando andar sobre as cascas de ovos...
Força, galera!
-
b) o narrador demonstra reconhecimento pelo que lhe foi ensinado pelos professores; o narrador questiona qual é o papel da gramática na vida cotidiana das pessoas.
-"O que a gente deve aos professores!
Este pouco de gramática que eu sei, por exemplo, foram Dona Maria de Lourdes e Dona Nair Freitas que me ensinaram. E vocês querem coisa mais importante do que gramática? "
-"...mas quem, professoras, nos ensina a viver? Porque, como dizia o Irmão Lourenço, no schola sed vita – é preciso aprender não para a escola, mas para a vida."
Essa prova foi um divisor de águas da VUNESP pro cargo de escrevente..
-
Letras C, D e E já são ELIMINADAS na primeira afirmação, pois o autor reconhece expressamente que “gramática é um negócio importante e gramática se ensina na escola”
A letra A também está INCORRETA, pois em nenhum momento o autor traz um pensamento que nos remete à incompreensão da gramática, mas sim sempre afirmações de que ela é importante para nossa vida. Destaco outro trecho onde ele diz: “Ora, dirão os professores, vida é gramática. De acordo”.
Gabarito: B
Siga no Insta: LordCaldas_Concurseiro - dicas diárias para a prova do TJSP
Entre no nosso grupo de dicas no facebook: https://www.facebook.com/groups/427697000767477/
-
Concordo com a Juliana, a alternativa B, que é a correta, diz que ele "questiona qual é o papel da gramática na vida cotidiana das pessoas" e em nenhum momento tem isso, ele faz sim perguntas, mas que são retóricas, ele afirma no texto a importância da gramática, mas aqui poderíamos matar pela parte da A dizer sobre o papel da gramática ser incompreendida , já que isso não fica claro no texto. Dá pra matar mais mesmo pela primeira parte, a qual temos que diferir em intensidade as palavras reconhecimento(alternativa B) e dívida(alternativa A, mais intenso e pode confundir pelo início: " O que a gente deve aos professores!").
-
gab. b
-
Em nenhum momento o narrador questiona sobre o papel da gramatica na vida das pessoas, ele afirma que é importante, diferente do que a alternativa B discorre que é questionar a gramatica na vida das pessoas
-
ALTERNATIVA A – ERRADO – Não é que o autor esteja devendo de fato algo aos professores. Na verdade, ele se sente grato pela formação que teve. Além disso, julga o autor que a gramática não seja suficiente para a compreensão das situações cotidianas.
ALTERNATIVA B – CERTO – De fato! O autor reconhece o papel dos professores e põe em dúvida (questiona) a gramática, no sentido de que esta não seja suficiente para explicar as diversas situações do cotidiano.
ALTERNATIVA C – ERRADO – O narrador não ironiza (faz pouco caso) o papel dos professores. Ao contrário, reconhece-os como importantes na formação das pessoas. Também não sugere o narrador que a gramática não tenha nenhuma importância, mas sim que ela não é suficiente para a compreensão das situações cotidianas.
ALTERNATIVA D – ERRADO – O narrador se mostra grato aos professores pelos ensinamentos. Além disso, julga a gramática como incapaz para descrever todas as situações de comunicação.
ALTERNATIVA E – ERRADO – O autor não questiona (põe em dúvida) o ensinamento dado pelos professores, mas sim reconhece o papel destes e se mostra grato por isso. De fato, o autor relativiza o papel da gramática, pois a considera insuficiente para descrever todas as situações do cotidiano.
-
-
Gabarito: B
-
A questão pergunta não apenas sobre as pontuações, mas também sobre o contexto em que os trechos mencionados se encontram. Dito isso, analisemos o trecho "Discordâncias à parte, gramática é um negócio importante e gramática se ensina na escola – mas quem, professoras, nos ensina a viver?", nesse trecho, podemos interpretar uma pergunta retórica, entretanto, podemos também, perceber que essa pergunta diz respeito à gramática, ou seja, o narrador insinua (insinuar não é afirmar) que a gramática nos ensina a viver. Em seguida, temos o trecho "Ora, dirão os professores, vida é gramática.", e nesse trecho, sim, temos uma afirmação. Contudo, o narrador questionou sim o papel da gramática no cotidiano, e os professores o responderam dizendo que a vida é gramática, e ele apenas concordou com tal resposta.
-
Fiquei 10 minutos pra responder e ainda errei kkkkkkkkkkkkkkk
-
Não entendo a necessidade de fazer uma questão desse tamanho e tão ambígua nas duas primeiras alternativas. Não cobrou conhecimento nenhum, só pra fazer perder tempo e tirar pontos
-
• O que a gente deve aos professores! (1° parágrafo) • ... mas quem, professoras, nos ensina a viver? (4° parágrafo)
A) o narrador sente que está em dívida com os professores, por tudo o que aprendeu; o narrador acredita que o papel da gramática no cotidiano é incompreendido.
B) o narrador demonstra reconhecimento pelo que lhe foi ensinado pelos professores; o narrador questiona qual é o papel da gramática na vida cotidiana das pessoas.
Fiquei em dúvida entre as letras A e B, pois o 1o parágrafo o autor demonstra que está grato pelos ensinamentos que teve com os seus professores. No 2o parágrafo há um ponto de interrogação no final, o que indica uma dúvida, uma pergunta,um questionamento, o autor não sabe quem nos ensina a viver e faz essa perguntas às professoras. Por esse motivo, a alternativa A está estáerrada.
Ironizar,expressar certo descontentamento e questionar não descrevem o que está escrito no 1o parágrafo. É fácil perceber pelo ponto de exclamação na frase e o conteúdo principal do texto.
-
O enunciado deve ser lido com calma. Deve-se observar tanto o contexto quanto a pontuação para estabelecer o sentido.
-
EAI CONCURSEIRO!!!
Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.
Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A
-
Já fiz 20 vezes esse exercício e sempre marco A
-
É uma simples questão de interpretação...povo quer responder sem, ao menos, ler o texto!
-
Pergunta: mas quem, professoras, nos ensina a viver? (4° parágrafo)
Resposta : O narrador questiona qual é o papel da gramática na vida cotidiana das pessoas?
-
EAI CONCURSEIRO!!!
Para você que vai fazer a prova para escrevente do TJSP e está em busca de questões inéditas, o PROJETO META 90 é uma apostila contendo 1410 questões INÉDITAS E COMENTADAS de toda a parte específica (disciplinas de Direito) cobradas no concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo e também em outros concursos de Tribunal como TJ/RJ, TJ/SC, TJ/GO que estão com edital aberto. Estou usando e está me ajudando muito, questões novas trabalham melhor a memoria. Fica minha indicação, pois a VUNESP e traiçoeira HAHAHA.
Link do site: https://go.hotmart.com/U57661177A
-
Observando-se o contexto em que ocorrem e a pontuação nelas presentes, conclui-se que as frases apontam, correta e respectivamente, para os seguintes sentidos:
O que a gente deve aos professores! (1° parágrafo) • ... mas quem, professoras, nos ensina a viver? (4° parágrafo)
o narrador demonstra reconhecimento pelo que lhe foi ensinado pelos professores; o narrador questiona qual é o papel da gramática na vida cotidiana das pessoas.
Resolvi assim. Para mim o narrador jamais sentiria uma divida com uma exclamação.