SóProvas


ID
2636575
Banca
UECE-CEV
Órgão
DETRAN-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O aterro sanitário de resíduos sólidos urbanos é a técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde pública e à sua segurança, minimizando os impactos ambientais; método este que utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho, ou a intervalos menores, se necessário, segundo a definição da NBR 8419 da ABNT. No que diz respeito a aterros sanitários e aterros controlados, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da letra B:

    5.1.6.4.1 Deve ser prevista uma impermeabilização inferior e/ou superior do aterro sanitário, quando solicitado pelo OECPPA.

    Na questão o examinador fala que a impermeabilização deve ser prevista nos aterros controlados, como se fosse a REGRA, mas pela norma essa atividade é uma EXCEÇÃO, pois a impermeabilização só deve ser executada QUANDO SOLICITADO PELO OECPPA.

    OBS: Acredito que é um tipo de questão que cabe recurso.

  • Os aterros controlados geralmente não dispõe de impermeabilização de base (comprometendo a qualidade das águas subterrâneas), nem de sistemas de tratamento de percolado (termo empregado para caracterizar a mistura entre o chorume, produzido pela decomposição do lixo, e a água de chuva que percola o aterro) ou do biogás gerado. 

     

    Os itens B e D referem-se aos aterros sanitários.

     

    O erro da C é: " ficam a critério do operador de máquina"

     

     

     

  • 5.1.6.2.1 Deve ser previsto um sistema para drenagem e remoção dos líquidos que percolam através dos resíduos dispostos, quando solicitado pelo OECPPA.

    5.1.6.3.1 Deve ser previsto um sistema de tratamento para o líquido percolado coletado, quando solicitado pelo OECPPA.

    5.1.7.3.5 Deve ser indicada a espessura das camadas de resíduos sólidos, a espessura das camadas de cobertura e os taludes formados.

    Fonte: NBR 8419/1992 - Apresentação de projetos de aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos