SóProvas


ID
263824
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nos anos 50, do séc. XX, Frederick Herzberg entrevistou centenas de trabalhadores e desenvolveu a teoria de motivação denominada Teoria dos Dois Fatores, na qual os fatores higiênicos estão associados a

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Na teoria dos dois fatores, com relação aos higiênicos, Herzberg afirmava que são aqueles que referem-se às condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes etc.

    Correspondem à perspectiva ambiental. Constituem os fatores tradicionalmente utilizados pelas organizações para se obter motivação dos funcionários. Herzberg considera esses fatores higiênicos muitos limitados na sua capacidade de influenciar poderosamente o comportamento dos empregados.

    Portanto, vemos que a inserção social, segurança e reconhecimento fazem parte desse bojo, ao contrário dos outros itens, que refletem fatores motivacionais.
  • cRÉDITOS: http://administracaocomentada.wordpress.com/2011/04/15/28-cesgranrio-%E2%80%93-petrobras-%E2%80%93-administrador2011/
    "Hezberg diz que existem dois fatores: os Higiênicos e os Motivacionais.

    Os fatores higiênicos, ou fatores extrínsecos, estão ligados ao contexto em que é realizado o trabalho. As políticas da organização, condições de trabalho, segurança, status são fatores extrínsecos.

    Os fatores motivacionais, ou fatores intrínsecos, estão ligados ao conteúdo do trabalho e às recompensas pelo desempenho profissional. Realização, crescimento pessoal, carreira, o trabalho em si são fatores intrínsecos.

    Pois bem, onde estava a polêmica?

    Vou analisar item a item para deixar tudo o mais claro possível. A questão queria fatores higiênicos, ou seja, fatores extrínsecos:

    No item A, o primeiro já deixa falso. Dedicação é um fator intrínseco, bem como esforço.

    No item B, criatividade e inovação também são intrínsecos.

    No item C, a conservação está meio deslocada no assunto, mas se fala no sentido de segurança tudo bem. A participação também pode ser considerado um fator extrínseco, porém engajamento é intrínseco. Você se engajar, é você se doar, fazer de tudo para que algo dê certo e isso é intrínseco.

    No item D, autorrealização já mata o item. O próprio nome “auto” já condena que é intrínseco.

    Pois vamos ao item “E” e com ele a polêmica. Começamos com inserção social, perfeito! É extrínseco. Segurança já é bastante comentado nos livros, então sem dúvidas. É extrínseco. O reconhecimento foi toda a polêmica. Em vários livros o reconhecimento vem como um fator motivacional, ou seja, intrínsecos. Porém acompanha o raciocínio.
    Se eu tenho uma revendedora de carros e digo que você ganhará apenas 50 centavos a mais por cada carro que você vender acima da meta. Vender carros dá um trabalho, mostrar todas as opções, convencer o cliente, além de ser um produto que não se vende todo dia e toda hora.
    Eu pergunto: Eu, como empresa, lhe dei reconhecimento, ou seja, reconheci seu esforço? SIM! Pelo fato de eu lhe dar uma bonificação por carros vendidos acima da meta eu estou reconhecendo seu esforço. Nesse caso é um fator extrínseco, ou seja, higiênico.
    AGORA, CUIDADO! Outra pergunta é: Você se sentiu reconhecido pelo seu esforço? Aí no caso a resposta pode ser sim ou não, depende de cada pessoa, pois SENTIR-SE RECONHECIDO é um fator intrínseco, mas o RECONHECIMENTO que a empresa lha dá é extrínseco.

    Espero que todos tenham entendido. Realmente a questão foi mal redigida, mas infelizmente, a vida de concurseiro é assim. Foram feitos, pelo que apurei em fóruns, diversos recursos para essa questão, porém ela não foi anulada, portanto:

    LETRA E"

  • A resposta difere do disposto no livro do Chiavenato.

    A relação entre as teorias de Maslow e Herzberg, proposta por ele, é a seguinte:

    Fatores motivacionais - necessidades de estima e de autorrealização, naquelas incluído o reconhecimento;
    Fatores higiênicos - necessidades fisiológicas, de segurança e sociais;

    Questão errada ou, pelo menos, controvertida. 
  • A letra E está errada, porque "reconhecimento" é um fator motivacional e não higiênico.
  • letra E errada ou com duplo significado.
    alem do que os colegas ja mencionaram acima, o fator INSERÇÃO SOCIAL, pode ser interpretado como um fator Motivacional, visto que uma pessoa possa se sentir motivada pelo fato de ter um trabalho ou um cargo de prestigio; levando entao a questão do Status Social possibilitado pelo emprego/função que a mesma possa ter;
  • Prezados,

    O reconhecimento é um fator social, tem haver com o quê os outros pensam de você. Não tem nada haver com auto-realização que teria mais haver com o que você pensa de si.

  • Não concordei com o gabarito. Para mim o que mais se aproximou foi a letra C, exceto pelo engajamento.
    Enfim, não adianta tentar explicar o inexplicável. Questão mal redigida, gabarito confuso.
  • Para mim esssa questão era para ter sido anulada, pois caberia recurso,

    Segundo Chiavenato, o reconhecimento  é um fator intrínseco (motivacional) e não extrínseco como diz questão. No próximo concurso, vamos atentar mais para os recursos pois concurseiro tem que ficar de olho nisso! ;)


    Essa questão é tipicamente de teoria. Logo, se essa teoria diz que RECONHECIMENTO é intrínseco não há o que se questionar.


    Sds.
  • Pessoal,
    Recentemente li (não me lembro se foi em alguma apostila ou livro) uma definição que para mim ficou muito claro a diferença de Fatores Motivacionais (Intrínsecos) e Fatores Higiênicos (Extrínsecos):
    Fatores Motivacionais ou Intrínsecos: são fatores que partem de dentro para fora da pessoa. Ex: Motivação, Auto-realização, dedicação, esforço, etc... ou seja, da pessoa para o ambiente;
    Fatores Higiênicos ou Extrínsecos: fatores que parte do ambiente para o indivíduo. Ex: Salários, "reconhecimento", recompensa, etc...



     



     

  • Não concordo com o gabarito porque Reconhecimento é um fator motivador!
    RECONHECIMENTO: Reconhecimento da capacidade de trabalho e do desempenho no cargo pelos superiores.
  • A letra A tem a ver com a Teoria de Vroom, não de Herzberg. 

    Em sua teoria, Vroom considera que o nível motivacional é resultado das relações esforço-desempenho, desempenho-recompensa e recompensa-metas pessoais.

    Fonte:http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br/2012/04/teoria-da-expectancia-de-vroom.html

    Bons estudos!
  • Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

    Fatores Higiênicos ( extrínsecos ) são aqueles definidos pelo contexto que envolve o empregado e que fogem ao seu controle. São exemplos deles:

    • Salários e Benefícios
    • Tipo de Chefia
    • Políticas e Diretrizes Organizacionais
    O pensamento anterior considerava o trabalho como algo desagradável, demandando estímulos materiais ( positivos ) para a sua realização ou, por outro lado, punições ( negativos ) pela não-realização.

    Contudo, quando os fatores higiênicos são ótimos, apenas evitam a insatisfação, não elevando a satisfação ou, se a elevam, não a mantém continuadamente. Por outro lado, quando são péssimos, provocam a insatisfação. Devido a isso, são caracterizados como Fatores Insatisfacientes.

    Fatores Motivacionais ( intrínsecos ) são aqueles relacionados ao cargo e a natureza da tarefa desempenhada, sendo portanto, controlável pelo indivíduo e que devem levar ao reconhecimento e à valorização profissional, culminando com a auto-realização.

    Estes fatores ( profundos e estáveis ), quando ótimos, levam à satisfação, mas quando precários, bloqueiam a satisfação, o que os caracteriza como Fatores Satisfacientes.

  • Tanto no livro de TGA de Chiavenato como no livro de  comportamento Organizacional de Stephen P. Robbins o RECONHECIMENTO é dito como sendo Fator Motivacional!
    Acredito que deva haver uma explicação para que ele seja considerado como Fator Higiênico, mas isso deve ser especificado na questão! Da forma que veio, não nos deu margem a nenhum outra interpretação.
    Alguém sabe dizer se a questão foi anulada?
    Bons estudos!
    •  a) dedicação, esforço e recompensa. motivacional
    •  b) centralização, criatividade e inovação. motivacional
    •  c) conservação, participação e engajamento. motivacional
    •  d) autorrealização, saúde e qualidade de vida. motivacional 
    •  e) inserção social, segurança e reconhecimento. higiênicos  
    •  DICA:
    • Vá sempre na mais certa ou mais errada!!!  
    • se anular bom, se não vc se deu bem do mesmo jeito!

     

  • Na teroia de Frederick Herzberg Os fatores Higiênicos estão relacionados a fatores externos, como relacionamento interpessoal, política e administração da empresa, supervisão e condições de trabalho

    Portanto:


    e) inserção social, segurança e reconhecimento. (Gabarito)
  • Só para complementar, no Livro Gestão de Pessoas para Concursos Vol II, de Enrique Rocha, Karina da Rocha e Cristiana Duran, RECONHECIMENTO  é um fator motivacional. Colabora com Chiavenato citado acima e também com o bom senso.
  • Para aumentar o cordão das reclamações (Rs!), na página 128 do Administração Geral Para Concursos, do Rodrigo Rennó (Elsevier, 2013), está dito assim:

    "Os fatores motivacionais seriam os relacionados a necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade."

    É certo que há erros nas fontes, claro, há. Porém, quando muitas fontes (E boas!) afirmam a mesma coisa (como em vários comentários acima) e apenas uma fonte afirma de maneira diversa (no caso, a banca), aí eu prefiro acreditar na maioria, com certeza. Desta maneira, não é pecado nenhum aceitar que não há gabarito para essa questão, ou seja, ela deveria ter sido anulada pela banca.

    Espero ter contribuído (com mais uma fonte).
    Bons estudos e sucesso!
  • Vocês estão sendo bonzinhos com a banca.
    RECONHECIMENTO é fator motivacional (ou satisfaciente), o que invalidaria a alternativa E e deixaria a questão sem alternativa correta.
    Vide diversas fontes, como as que já foram citadas nos comentários acima.
    A questão não é somente confusa, nem controversa, nem mal redigida.
    É ERRADA MESMO. Grosseiramente errada. Deveria ter sido anulada.
  • 1. Fatores higiênicos estão fora do controle das pessoas, se o reconhecimento estiver ligado ato de reconhecer, gratidão, ele será um fator incontrolável pois está fora do controle das pessoas. "Vc não pode obrigar seu chefe a reconhecer seu esforço."
    2. Fatores motivacionais estão sobre o controle das pessoas pois envolve sentimento individual, de reconhecimneto profissional e as necessidades de auto realização. Nesse caso o reconhecimento está ligado ao sentimento é um desejo a ser alcançado.
    Eu errei essa questão, no livro Administrção Geral e Pública de Chiavenato, realmente, não vem expresso o reconhecimento como fator higiênico, mas como a banca não anulou a questão, provavelmente deve-se ao sentido em que a palavra pode ser empregada.
    Espero ter ajudado. Bons estudos!
  • Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

    Fatores Motivadores: crescimento pessoal, conteúdo de trabalho, exercício da responsabilidade, reconhecimento, realização.

    Fatores Higiênicos: salários, relacionamentos pessoais, condições de trabalho, supervisores, segurança, políticas da empresa.

  • Gabarito E

    Sobre a questão do reconhecimento, veja o comentário do professor Vinícius Oliveira Ribeiro (Ponto dos Concursos):

    "Segundo Chiavenato, reconhecimento é um fator motivacional. No entanto, esse reconhecimento pode ser visto sob duas maneiras: 

    1) O funcionário se sentir reconhecido, que seria motivacional;

     2) A empresa reconhecer o funcionário, que não necessariamente é motivacional. O funcionário pode não se sentir motivado com um quadro na parede como funcionário do mês, por exemplo.

    Esse segundo sentido que foi abordado pelo examinador."


  • 1. Fatores higiênicos. Dizem respeito ás condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes. Também chamados de Extrínsecos ou ambientais.


  • Questão absurda!

    Chiavenato (2006), ao tratar da Teoria dos 2 Fatores de Herzberg, cita como alguns Fatores Motivacionais, os seguintes: Trabalho em si, Realização, Reconhecimento, Progresso profissional e Responsabilidade. Gabarito ridiculamente errado! Por isso que a Petrobrás foi pro brejo...

    REFERÊNCIA

    CHIAVENATO, Idalberto. Princípios de administração: o essencial em teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

  • GABARITO ABSURDO!!!


    FATORES HIGIENICOS: Referentes ao ambiente de trabalho (Extrínsecos). Evitam a insatisfação. Incluem: Remuneração, Políticas da empresa, Condições físicas de trabalho, relacionamento com os colegas, segurança no trabalho, etc.

    FATORES MOTIVACIONAIS: Referente ao próprio trabalho (intrínsecos). Responsáveis pela existência de satisfação. Incluem: Chances de promoção, oportunidade de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.


  • FATORES MOTIVACIONAIS

    (SATlSFACIENTES)

    Conteúdo do Cargo

    (Como apessoa se sente em relação ao seu cargo)


    1.Trabalho em si

    2.Realização

    3.Reconhecimento

    4.Progresso profissional

    5.Responsabilidade


    FONTE: Introdução a Teoria Geral da Administração, 2004. Pág 334. CHIAVENATO

  • esse gabarito esta errado por de mais,cabia recurso

  • que questão louca reconhecimento como fator higienico...essas bancas deveriam sumir

  • sacanagem...errei por saber demais deveria não ter estudado pra acertar a questão.

  • Letra: E

     

    Questão Inteligentíssima! 

     

    ------------------------------------------

     

    "É possivel fazer uma relação entre a Teoria de Herzberg e a Teoria de Maslow. Nesse caso, os fatores Higienicos represntariam as necessidades Fisiologicas e de Segurança e Sociais, e os fatores Motivacionais representariam as necessidades de Estima e Autorrealização..."

     

    Livro Gestão de Pessoas para Concursos - Andria Ribas e Cassiano Salim - Pag - 342

     

    ------------------------------------------

     

    Fatores Higiênicos ↔ Fisiologicas, Segurança e Sociais (Maslow)

     

    Inserção social  Sociais (Maslow)

     

    Reconhecimento ↔ Sociais (Maslow)

     

    Segurança ↔ Segurança (Maslow)

     

    -------------------------------------

     

    Nada de Errado nesta questão!!! 

     

    Boa Sorte!!

     

  • concordaria com a opinião do colega que opinou por último, caso não houvesse referência expressa da teoria e do seu autor. Mas, como houve a citação expressa da teoria dos 2 fatores, inclusive com o seu referido autor, acho que caberia um recurso para anular a questão, se a banca pensou dessa forma ao justificar a resposta.

  • acabei de ler meu material do estratégia e tb consta reconhecimento como motivacional...mas essa questão é antiga né. vai entender.

  • Fatores Higiênicos = Fatores Extrínsecos. 

    A única opção que cita apenas fatores extrínsecos é a letra E.

     

    Resolvi assim...

  • Apesar das intenções da Cesgranrio, caberia recurso sim. 

  • Os fatores higiênicos estão relacionados com questão físca,ambiente,segurança ...Acredito que caberia sim recurso uma vez essas questões aí da E estão muito mais para fatores motivacionais!

  • Gabarito letra E.

    Questão complicada!

    Para Chiavenato, na comparação dos modelos de motivação de Maslow e Herzberg...

    as Necessidades Fisiológicas e de Segurança estão ligadas ao Fator Higiênico e as Necessidades Sociais, Ego e Autorrealização ao Fator Motivacional.

    Chiavenato compara as:

    Necessidades fisiológicas, com fatores Higiênicos do tipo; Vida Social, Salário (seria o reconhecimento).

    Necessidades de Segurança, dentre outras ele cita a Segurança no emprego.

    Acho que assim fechamos a questão.