SóProvas


ID
263860
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os estilos de liderança consistem nas atitudes de um líder frente a seus seguidores. Diversos autores apontam três formas de liderança: autocrática, democrática e laissez-faire.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I - Um supervisor que está preocupado exclusivamente com a produção e os prazos de entrega, desconsidera as opiniões de seus seguidores e centraliza as decisões da organização é um líder autocrático.

II - Um gerente que deixa todas as decisões nas mãos dos seguidores e cobra apenas os resultados pode ser classificado como um líder democrático.

III - É característica da liderança laissez-faire a participação de seguidores no processo de tomada de decisão e a definição compartilhada de objetivos e estratégias.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários

  • Chiavenato explica as seguintes característica da liderança laissez-faire: 


    - Há liberdade total para as decisões grupais ou individuais, e na mínima participação do líder. 

    - A divisão das tarefas e escolha dos colegas fica totalmente a cargo do grupo e absoluta falta de participação do lider. 


    • Liderança autocrática: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
    • Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com o debate. A divisão das tarefas fica ao critério do próprio grupo e cada membro pode escolher os seus próprios companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios.
    • Liderança liberal ou Laissez faire: Laissez-faire é a contração da expressão em língua francesa laissez faire, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.
    •  Liderança paternalista: O paternalismo é uma atrofia da Liderança, onde o Líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho. A Liderança paternalista pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado num relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente. Já em uma relação profissional, o equilíbrio deve preponderar e os resultados a serem alcançados pela equipe são mais importantes do que um indivíduo.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lideran%C3%A7a

  • I - CORRETA ok!
    II - ERRADA (LAISSEZ-FAIRE)  ?? e cobra apenas os resultados... ??? Não entendi essa.
    Liberal ou laissez-faire: Deixa tudo na mão do grupo. Todas as decisões são tomadas pelos indivíduos do grupo sem que o líder tenha nenhum controle. É um líder completamente omisso. 
    III - ERRADA (DEMOCRÀTICO) ok!
  • I - Um supervisor que está preocupado exclusivamente com a produção e os prazos de entrega, desconsidera as opiniões de seus seguidores e centraliza as decisões da organização é um líder autocrático.
    - Correto, um líder autocrático é aquele que é focado nas tarefas, tem postura ditadora. Não aceita opinião, idéias de outros grupos. É um líder centralizador;

    II - Um gerente que deixa todas as decisões nas mãos dos seguidores e cobra apenas os resultados pode ser classificado como um líder democrático.
    - Errado. A liderança democrática e conhecida como consultiva ou participativa. Há participação dos liderados na tomada de decisão mas o lider não deixa todas as decisoes nas mãos deles. O lider tem papel de orientar e conduzir, em conjunto. Portanto questão errada quando fala que um lider democrático deixa todas as decisões nas mãos dos seguidores e cobra apenas os resultados.

    III - É característica da liderança laissez-faire a participação de seguidores no processo de tomada de decisão e a definição compartilhada de objetivos e estratégias.
    - Errado, as pessoas tem muita liberdade, sendo bem direto o líder praticamente não tem papel nenhum. É uma liderança aplicada para um grupo de trabalho mais maduro, auto-dirigida que não necessita de supervisão.
  • Líderes AUTOCRÁTICOS  - O líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões. Os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha. O líder autocrático é dominador, emite ordens e espera obediência plena e cega dos subordinados. Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentaram o maior volume de trabalho produzido, com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade. O líder é temido pelo grupo, que só trabalha quando ele está presente. A liderança autocrática enfatiza somente o líder. O líder autocrático é tipicamente negativo, baseia suas ações em ameaças e punições: mas também podem ser positivos, no caso de um autocrata benevolente que faz escolhas para dar algumas recompensas a seus subordinados.
    Os líderes participativos ou DEMOCRÁTICOS - descentralizam a autoridade. As decisões participativas não são unilaterais, como no caso do estilo autocrata, pois elas saem da consulta aos subordinados, bem como de sua participação. O líder e seus subordinados atuam como uma unidade social. Os empregados são informados sobre as condições que afetam seu trabalho e encorajados a expressar suas idéias, bem como a fazer sugestões. A tendência geral é no sentido de ampliar o uso das práticas participativas, pois elas são consistentes com os modelos de apoio colegiado do comportamento organizacional.
    Líderes liberais ou LAISSEZ-FAIRE - Os líderes liberais ou rédeas soltas evitam o poder e a responsabilidade. Eles dependem muito do grupo, quanto ao estabelecimento dos seus próprios objetivos e resolução dos seus próprios problemas. São os membros do grupo que treinam a si mesmos e promovem suas próprias motivações. O líder tem apenas um papel secundário. Na liderança do tipo rédeas soltas a contribuição do líder é ignorada aproximadamente da mesma forma que na liderança do tipo autocrática o líder ignora o grupo. Essa forma de liderança tende a permitir que diferentes unidades da organização elaborem objetivos cruzados, e que pode degenerar num caos. Por essa razão normalmente não é usada como um estilo dominante, mas mostra-se útil naquelas situações nas quais o líder pode deixar as escolhas inteiramente por conta do grupo.
    Item A 
     Item

    http://www.coladaweb.com/administracao/lideranca-e-poder 
  • Estilos de Liderança

    Imagem de http://psicologianpa.wordpress.com/2012/08/08/e2-60-qual-e-o-papel-do-lider-no-ambiente-organizacional/
  • Mesmo lendo os comentários, ainda não consigo entender o porquê da terceira alternativa estar errada. Não há compartilhamento de objetivos e estratégias pelo menos entre os subordinados na liderança laissez-faire? 

  • Na veradade, as alternativas II e III estão com os conceitos invertidos

  • A questão versou sobre “liderança" e cobrou conhecimento em relação aos três estilos clássicos de liderança.

    A teoria dos três estilos de liderança de White e Lippitt classifica os líderes em:

    1-AUTOCRÁTICO: o líder centraliza as decisões sem participação do grupo. Ordena e determina cada tarefa. É dominador.

    • Tomada de decisões: As diretrizes são totalmente estabelecidas pelo líder. Não há participação dos liderados. 
    • Programação dos trabalhos: O líder que estabelece como as tarefas serão executadas. 
    • Divisão de trabalho: O líder que determina quem fará cada tarefa.
    • Comportamento do líder: Dominador nos elogios e críticas.

    2- LIBERAL (LAISSEZ-FAIRE): há total liberdade por parte dos membros. E como se o líder não existisse ou pregasse uma liderança totalmente frouxa. A participação do líder é bem limitada, surge quando é solicitada.

    •  Tomada de decisões: Total liberdade ao grupo para tomar decisões, com mínima intervenção do líder. 
    • Programação dos trabalhos: participação limitada do líder. Informações e orientações são dadas, desde que solicitadas em grupo. 
    • Divisão de trabalho: A divisão das tarefas e a escolha dos colegas são do grupo. Não há participação do líder. 
    • Comportamento do líder: O líder atua somente quando é solicitado.

    3- DEMOCRÁTICO: há debates das diretrizes e decisões pois o líder é considerado mais um membro do grupo. O líder dá suporte, assistência e estimula decisões.

    • Tomada de decisões: Há debate das diretrizes com o grupo.
    • Programação dos trabalhos: Acompanhado do líder, o grupo estabelece como atingir os objetivos 
    • Divisão de trabalho: A critérios dos membros do grupo.
    • Comportamento do líder: O líder é um membro normal. É sintético nos elogios e críticas.

      Fonte: Chiavenato I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014.

    Analisando os itens:

    I - CERTO. A assertiva trouxe elementos que, de fato, pertencem à liderança autoritária (autocrática).

    II - ERRADO. Corrigindo: Um gerente que deixa todas as decisões nas mãos dos seguidores e cobra apenas os resultados pode ser classificado como um líder liberal (laissez-faire)

    III - ERRADO. Corrigindo: É característica da liderança democrática a participação de seguidores no processo de tomada de decisão e a definição compartilhada de objetivos e estratégias.

    Apenas o item I está certo.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A