SóProvas


ID
2639968
Banca
UECE-CEV
Órgão
DETRAN-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Atente ao que se diz sobre motores de combustão interna, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Nos motores com ignição por compressão, a combustão é iniciada pela injeção de combustível no ar quente comprimido.
( ) Em um motor de combustão interna de quatro tempos, o pistão executa dois cursos distintos para cada duas rotações do eixo de manivelas.
( ) No curso de admissão do pistão, os motores com ignição por centelha aspiram somente combustível, enquanto os motores com ignição por compressão aspiram somente ar.
( ) Um parâmetro utilizado para descrever o desempenho de motores alternativos a pistão é a pressão média efetiva.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Acertei por eliminação, entretanto, parece-me que essa segunda assertiva está CORRETA. Durante o ciclo mecânico do motor - duas rotações do conjunto de eixos de manivelas - tem-se o pistão executando dois movimentos distintos, de "subida" e "descida". É certo que as duas "subidas" e as duas "descidas" apresentam funções distintas, mas os movimentos do cursor, teoricamente, são os mesmos.

    Peço que me corrijam se houver algum erro técnico ou de interpretação.

  • A terceira afirmativa está errada, porque o motor com ignição por centelha admite AR+COMBUSTÍVEL, e não só combustível como está escrito. Detalhe: eu errei rsrs li muito rápido e caí nessa pegadinha.

  • Segunda assertiva - O pistão realiza os movimentos de “descida” e “subida”, apesar de possuírem sentidos diferentes, eles possuem o mesmo curso/trajetória: uma linha reta. - INCORRETA.

  • A assertiva II estaria se correta viesse falando "Em um motor de combustão interna de quatro tempos, o pistão executa QUATRO CURSOS distintos para cada duas rotações do eixo de manivelas.", uma vez que o pistão realiza dois cursos (sobe e desce) a cada rotação.

  • Concordo Yuri

     

  • A primeira não estaria errada? O motor admite a mistura e depois comprime até a detonação, e não injeta o combustível no ar já comprimido.

  • no motores diesel o combustível é inserido apos o ar ser admitido. a bomba injetora tem pressão da ordem de 100 bar, porem a injeção é antes do ponto de máxima pressão.