-
ERRADO I. o programa considera a variabilidade como uma característica positiva na produção - .
Evita-se a variabilidade. Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações
CERT0. II. alcançar o sexto sigma significa dizer que a produção possui 3,4 produtos defeituosos a cada 1 milhão
Extamente essa definiçao. O sistema 6 SIGMA é uma metodologia que propõe às organizações que busquem processos que tenham desempenho, em termos estatísticos, de, no máximo, 3,4 defeitos a cada milhão de produtos ou serviços produzidos para cada projeto ou cliente.
ERRADO.III. quanto menor o sigma, menos produtos defeituosos vão aparecer.
Na verdade, eh o contrario. Atingir o maximo do sigma é ter excelencia. Um produto ou serviço com nível Seis Sigma é 99,9997% perfeito.
-
I - A variabilidade é justamente o contrário do buscado pelo Seis Sigma, haja vista que o raciocínio é simples: quanto maior a variação do resultado entre os produtos produzidos, maior será a quantidade de defeitos, tendo em vista que um dos objetivos do programa é exatamente a padronização. Ex: se eu vou produzir camisas do mesmo modelo, o ideal é que elas saiam no mesmo padrão. Se variarem entre si, estarão com defeito.
III - O item II responde o item III, pois se o nome do programa é Seis Sigma e o alcance do sexto sigma garante a qualidade buscada no programa, se diminuirmos o número de sigma, a qualidade cairá.
Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.
@bizuadm
Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.
(Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)
-
letra b
I - O termo Seis Sigma se origina do “Sigma”, símbolo que em qualidade significa uma medida de variabilidade utilizada para indicar quanto dos dados apresentados se inserem nos requisitos dos clientes.
II - Sigma: Métrica do negócio usada para indicar o desempenho do processo em relação a determinada especificação. O termo 6 Sigma se refere à medida de capabilidade do negócio. A organização que possui desempenho 6 Sigma demonstra uma das seguintes definições:
O número de desvios-padrão que cabem entre o centro e o limite da especificação é 6
OU
A medida do número de defeitos em relação à oportunidade de defeitos produzidos por um processo (3,4 defeitos por 1 milhão de oportunidades de defeitos)
III - Quanto maior for este sigma, melhores serão os produtos ou serviços produzidos. Ou sob outra ótica, menores serão os defeitos apresentados por estes produtos e serviços.
-
Dava para responder sem saber o que é o Seis Sigma, visto que os itens II e III são autoexcludentes, e o item I (que liga padronização à falta de qualidade) é incongruente tanto com o item II como com o III, uma vez que ambos tratam a padronização como algo positivo!
-
I. o programa considera a variabilidade (invariabilidade, esse é o objetivo, reduzir a variabilidade, leia-se defeito, 99,99997 %) como uma característica positiva na produção;
II. alcançar o sexto sigma significa dizer que a produção possui 3,4 produtos defeituosos a cada 1 milhão;
III. quanto menor (maior, quanto maior, maior o número de precisão e consequentemente menor será o número de defeitos) o sigma, menos produtos defeituosos vão aparecer.
-
Características do Six Sigma:
- Desenvolvido pela Motorola.
- Redução da variabilidade.
- Redução dos defeitos.
- Quanto MAIOR O SIGMA, MENOS DEFEITOS.
-
I. Errado. A variabilidade é um aspecto negativo da produção. O que se busca é produzir com uniformidade.
II. Certo. No sexto sigma, a organização possui um DPMO de 3,4.
III. Errado. Quanto menor o sigma, menor o nível de perfeição e maior o número de erros.
Gabarito: B
-
-
Só por curiosidade rs :
Para os negócios, o sigma vai representar a frequência com que uma operação vai exigir mais recursos que o necessário para satisfazer um cliente. Em outras palavras, ele vai determinar quantas vezes ocorrerá desperdício.
Dessa forma, são dados 6 níveis de Sigma:
- 1-Sigma: 690.000 erros em 1 milhão = 30,85% de sucesso
- 2-Sigma: 308.000 erros em 1 milhão = 69,15% de sucesso
- 3-Sigma: 66.800 erros em 1 milhão = 93,32% de sucesso
- 4-Sigma: 6.210 erros em 1 milhão = 99,38% de sucesso
- 5-Sigma: 230 erros em 1 milhão = 99,977% de sucesso
- 6-Sigma: 3,4 erros em 1 milhão = 99,99966% de sucesso