SóProvas


ID
2641225
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Buscando dar um destaque positivo a sua gestão, Jairo, o novo controller do Banco Fortuna S.A., decide dar maior atenção para o aspecto da qualidade, focando em 3 tipos de controle: preventivo, simultâneo e posterior.


São exemplos desses tipos de controle, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • sou nova no estudo de ADM geral, mas respondi esta questao pela associacao de informacao:

     

    O enunciado da questao quer o significado dos tipos de controle: nesse caso, o preventivo da-se a entender algo que venha a prever o que pode acontecer (avaliacao de riscos), no caso do controle simutaneo podemos pensar em algo que permita ter o controle enquanto o processo ocorre ( surpevisores podem fazer isso), e por ultimo o controle posterior seria a forma de rever os erros ocorridos (neste casoa  avaliacao periodica de desempenho).

  • O controle preventivo identifica e previne os desvios antes de eles ocorrerem. Este tipo de controle foca nos recursos humanos, matérias e financeiros que entram na empresa. Seu propósito é certificar que a qualidade da entrada seja o suficiente para evitar problemas futuros.

    O controle simultâneo monitora as atividades continuas dos funcionários para certificar-se de que elas estão consistentes com os padrões que a empresa estipula. Os funcionários, como estão constantemente monitorando as medidas, checam se tudo esta dentro dos padrões e se não estão sendo cumprido, o funcionário mesmo faz as correções necessárias ou adverte o problema para a pessoa apropriada. Este tipo de controle é muito usado para controle de estoque.

     

    http://administracao1c.blogspot.com.br/2009/06/tipos-de-controle-em-uma-organizacao.html

  • GABARITO ITEM D

  • PREVENTIVO => software de avaliação de riscos: Avaliação de risco se dá pelo estudo ou prospecção do cenário, por meio de uma projeção a partir de dados disponíveis, tais quais: certezas ou incerrtezas do ambiente. Ele é preventivo por tentar prever o futuro por meio da avaliação dos riscos que a empresa está sujeita - busca prever o que pode acontecer.

     

    CONCOMITANTE => contratação de supervisores específicos para cada área: Os supervisores podem avaliar o processo durante sua execução, mitigando possíveis erros para favorecer o alcance dos resultados esperados.

     

    POSTERIORE => avaliação periódica de desempenho: Por meio da Avaliação de desempenho, pode-se ter o feedback, ou seja, saber o impacto dos resultados alcançados, desta forma, se dá após o processo.

  • Vou ser um novo teórico e inventar algo para as provas de concursos da FGV.

  • fazer o q... o "ato de contratar" é uma coisa... a execução do serviço do contratado é outra... não dá pra brigar com a banca.... seguir sem choramingar. Bora!

  • Lara Diniz, justamente por isso que você acertou, por provavelmente nao ter visto as outras centenas de questões que sempre consideram "contratação" como controle preventivo. Agora quem ja resolveu um bocado dessas, errou! Maldadezinha da banca, cobram decoreba 90% das vezes e querem q a gente adivinhe quando que é pra raciocinar.

  • contratação de supervisores.... É UM CONTROLE SIMULTÂNEO?

    As contratações acontecem antes ou durante o processo da gestão da qualidade?

    Danou-se!

  • Típica questão que temos que acertar, apesar do erro da banca.

    Vamos analisar as três situações que compõe as diversas alternativas:

    (1) Software de avaliação de riscos: controle preventivo. Riscos são eventos futuros e incertos que podem provocar efeitos sobre o alcance de objetivos. Assim, quando tratamos de riscos, estramos realizando controles preventivos.

    (2) Avaliação periódica de desempenho: controle posterior. O supervisor avaliar o desempenho que o empregado apresentou em determinado período. 

    (3) Contratação de supervisores específicos para cada área: segundo a banca: controle concomitante. Tecnicamente: controle prévio. O estabelecimento de mecanismos melhores para realizar a contratação em si de coordenadores é um tipo de controle preventivo. A supervisão que é exercida por esses coordenadores é um tipo de controle simultâneo. 

    Nesse caso, a banca formulou uma alternativa dúbia ao usar o termo “contratação”, afinal, se estamos, de fato, tratando sobre o momento da contratação teríamos um controle preventivo. Entretanto, analisando as alternativas conseguimos identificar o deslize da banca e constamos que a banca está se referindo à supervisão direta a ser exercida pelo coordenador. Assim, temos como gabarito a alternativa D.

    Gabarito: D 

  • Essa questão foi assim: Quem estudou pouco sobre acerta, quem estudou muito sobre erra!

    Em TODAS as questões anteriores, repito, TODAS as questões anteriores, o processo de Contratação é feito Ex-Ante/Previamente.

  • Olha, difícil, sem condições com essa banca

  • Controle preventivo:

    Software de avaliação de riscos;

    Definição de regras e procedimentos de produção;

    Testes de seleção de recursos humanos;

    Programas de manutenção preventiva;

    Inspeção de matérias-primas.

    Controle simultâneo:

    Supervisão direta dos trabalhadores;

    Controles estatísticos de processos produtivos;

    Contratação de supervisores específicos para cada área.

    Controle posterior:

    Inspeção de qualidade dos bens;

    Avaliação de periódica desempenho;

    Demonstrativos financeiros.

    letra D

  • CONTRATAÇÃO É CONTROLE PREVENTIVO!

    ;)

  • às vezes nem é bom resolver um monte de questão... afff.

  • A galera viaja demais nas questões, decoram em vez de aprender.

    O cara contrata supervisores para fazer a supervisão direta, que é um controle simultâneo.

    Não é para aprender dessa forma: sempre que tiver a palavra ''contratar'' você deve marcar controle preventivo, vai dar muito errado aprender dessa forma!

    E mesmo se você fizer assim, como vc quer encaixar ''Avaliação de riscos'' em controle simultâneo?

  • Exemplos de controle:

    Preventivo: definição de regras e procedimentos, software de avaliação de riscos (futuros), testes de seleção de RH, programas de manutenção preventiva, inspeção de matérias-primas.

    Simultâneo: supervisão direta, controles estatísticos, contratação de supervisores específicos para cada área.

    Posterior: inspeção de qualidade dos bens, avaliação periódica de desempenho, demonstrativos financeiros, auditoria.

    FONTE: QC

  • Eu errei, então estou no caminho certo. Vamos pra cima.
  • RUMO A PMCE

  • Vi em várias outras questões da FGV a contratação/processos de recrutamento considerado como CONTROLE PREVENTIVO... aí vem essa questão e contradiz as outras... fica difícil FGV !