SóProvas


ID
2641246
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Philip Crosby, um importante guru da qualidade, possuía o entendimento de que a qualidade deve ser representada pela conformidade às especificações. Tendo esse preceito como base, ele foi responsável por desenvolver o programa conhecido por____________ , o qual enfatizava a ideia de__________.


A opção que completa corretamente a sentença é:

Alternativas
Comentários
  • A)

    Conceito de Qualidade

    Crosby foi um dos primeiros profissionais a associar Qualidade a requisitos pré-estabelecidos. Antes dele, havia um conceito muito vago sobre o assunto, como se ela fosse apenas algo bom ou nobre. Além disso, a qualidade geralmente se dedicava contabilizar os erros e defeitos apenas depois que eles aconteciam.

    Crosby estabelecia que a Qualidade seria alcançada quando a produção conseguisse entregar produtos que atendessem aos padrões estipulados pela administração. Os padrões, por sua vez, deveriam ser definidos de acordo com as necessidades do cliente e procurando aumentar satisfação dele.

    Defeito Zero

    Em 1964, o Departamento de Exército Americano concedeu a Crosby a Distinguished Civilian Service Medal, uma das maiores honrarias das forças armadas americanas que tem como objetivo homenagear trabalhos civis que tiveram grande impacto no desenvolvimento do país.

    O prêmio se deu pela formulação de um dos conceitos mais difundidos de Philip Crosby, o Defeito Zero. Para ele, a ausência de defeitos deveria ser o padrão de desempenho dos sistemas de gestão e que o segredo para alcançar essa ambiciosa meta estava na prevenção.

    Fortemente influenciado pela medicina, Crosby defendia que os defeitos deveriam ser antecipados e evitados, e não contabilizados. Segundo ele, admitir uma margem de erro antecipadamente criava uma profecia autorrealizável, que por si só faria com que os defeitos acontecessem.

    Fazer certo na primeira vez

    Outro conceito importante difundido por Crosby consistia em eliminar o retrabalho. Para ele, se houvesse um esforço conjunto dentro da fábrica, todas as pessoas envolvidas nos processos poderiam executar corretamente as tarefas, tendo como saída um produto que não precisaria de correções. Esse conceito também está fortemente ligado ao “Defeito Zero”.

    Para Crosby, Qualidade era executar corretamente os processos! Evitando que as tarefas precisassem ser realizadas novamente, evitando desperdício de recursos e, assim, eliminando gastos desnecessários.

     

    Fundamentação: http://www.blogdaqualidade.com.br/gurus-da-qualidade-philip-crosby/

  • GURUS DA QUALIDADE 

    A) PHILIP CROSBY -  “zero defeito” e “ fazer certo da primeira vez”;

    B) GENICHI TAGUCHI - “controle estatístico” e “ atender às expectativas do cliente”; 

    = associou a qualidade ao custo de um produto, única forma de satisfazer um cliente era criar uma qualidade robusta. 

    C) KAORU ISHIKAWA -  “diagrama de dispersão” e “correlação entre duas variáveis”

    = Criou 7 ferramentas da qualidade (Diagrama de causa e efeito, de dispersão, de pareto, de ishikawa, fluxograma, folhas de verificação, cartas de controle, histrograma)

    D) EDWARD DEMING - 14 princípios de Deming   Processo de melhoria contínua (Kaizen) e Ciclo PDCA "qualidade é satisfazer as necessidades do usuário, presentes e futuras". 

    E) JOSEPH JURAN -  trilogia da qualidade (planejamento, controle e melhoria)      "adequação à finalidade ou ao uso" 

    F) ARMAND FEIGENBAUM -  Controle de qualidade total (TQC) "qualidade é o total das características de um produto ou serviço" 

    ______________________________________________

     

    ------ “ FMEA” e “incremento gradual” Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA)

     O FMEA tem por objetivo identificar, delimitar e descrever as não conformidades (modo da falha) geradas pelo processo e seus efeitos e causas, para através de ações de prevenção poder diminuí-los ou eliminá-los. 

     

    http://www.blogdaqualidade.com.br/analise-de-modos-de-falhas-e-efeitos-fmea/

     

    ----- “GQT” e “externalização da qualidade” - Gestão da Qualidade Total 

     GQT surge com a finalidade de desenvolver e consolidar suas práticas voltadas a melhoria contínua. Onde um sistema de GQT eficiente é aquele que conta com o comprometimento de todos os funcionários da empresa, sabendo que a implantação e o gerenciamento da qualidade total faz parte de um processo complexo e não intermitente, tal qual um ciclo, voltado às preferências dos clientes. 

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/academico/gestao-da-qualidade-total-gqt-conceitos-evolucao-modelos-e-proposta-de-implementacao-do-programa-de-gqt/104619/

     

  • ✅LETRA A.

    QUANDO FALAR EM CROSBY LEMBREM-SE DO CONCEITO DE DEFEITO-ZERO, ELE BUSCOU ELIMINAR AS COISAS ERRADAS E FAZER CERTO DESDE A PRIMEIRA VEZ.

    CROSBY = CONFORMIDADE COM AS EXIGÊNCIAS.

  • Para não esquecer, faço o seguinte: Associo o "o" do nome do autor CrOOOOOsbY ao número zero e Y imagino o símbolo de % ficando O%=defeito zero.

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó

    “GURUS” DA QUALIDADE 

    Q1078964 ⟹ Crosby enfatiza a importância da prevenção, e não da inspeção, apresentando o conceito de “zero defeitos”, no qual orienta que é economicamente mais vantajoso fazer certo logo na primeira vez que ter de refazer. (CERTO)

    • R: Crosby trouxe o conceito de que todos nós devemos “fazer certo desde a primeira vez”. Não seria  aceitável  produzir  bens  defeituosos  e  depois  descarta-los.    Deveríamos  nos  preocupar  em assegurar que nossos processos de trabalho tenham sempre qualidade

    ==

    Q110758 ⟹ O PDCA é uma ferramenta gerencial de tomada de decisões para o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização. (CERTO)

    • R: Com vistas à diferenciação feita anteriormente envolvendo metodologia, método e técnica, pode-se afirmar que o PDCA é um método. Werkema (1995, p. 17), define o ciclo PDCA como “um método gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance de metas necessárias à sobrevivência de uma organização”.

    ==

    Q110756 ⟹ A utilização do PDCA constitui forma de agregar valor ao produto ou serviço, por meio de quatro ações inerentes a esse método: planejamento, execução, controle e acompanhamento. (ERRADO)

    • R: Planejamento, Execução, Controle e Ação Avaliativa/Corretiva. (Plan -Planejar/Do -Executar/Check -Verificar/Act -Agir)

    ==

    Q736509 ⟹ A preocupação com a ideia de qualidade não é nova, porém ganhou maior impulso na década de 1970, com o renascimento da indústria japonesa que inspirou a adoção da moderna concepção de gestão da qualidade total, baseada nos trabalhos de Winston Edwards Deming. (CERTO)

    • R: Contribuição para a gestão da qualidade no Japão;
    • Foco na gestão da qualidade: o cliente;
    • Criador dos 14 princípios da qualidade;
    • A qualidade deve ter como objetivo as necessidades do usuário.

    ==

    Q101610 ⟹ O diagrama de Ishikawa, ferramenta da escola da qualidade, é utilizado, tal como o controle estatístico da produção, na busca do defeito zero mediante a análise de lotes da produção. (ERRADO)

    • R: O Diagrama de Ishikawa: também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial.

    ==

    Q331139 ⟹ Um dos princípios do método desenvolvido por William E. Deming, um dos principais teóricos da administração da qualidade, é a criação de slogans, exortações e metas nos quais se peça aos empregados “zero defeito”. Segundo esse teórico, a adoção desse método eliminaria a ocorrência de defeitos desde o início do ciclo produtivo. (ERRADO)

    • R: "Philip Crosby foi um escritor americano que introduziu a ideia do  "zero defeito”, ou seja, a noção de intolerância com “padrões de qualidade”. Para ele, a qualidade deveria ser focada nas necessidades e nas especificações desejadas pelos clientes.
  • O forte do Crosby eram as vendas. Explico: ele pegou as ideias de Juran, principalmente as relacionadas às noções de custos da qualidade, envelopou em programa com um nome legal (Zero Defeito) e fez muito sucesso por meio de palestras e livros (“Quality is Free” e “Quality Is Still Free”) que enfatizavam a importância de “fazer certo na primeira”. Assim, nossa alternativa correta encontra-se na letra A. 

    Vamos analisar as alternativas:

    Alternativa A: Correto.

    Alternativa B: Incorreto. O controle estatístico é um conceito defendido por Walter A. Shewhart,

    que ficou conhecido como o pai do controle estatístico da qualidade (CEQ).

    Alternativa C: Incorreto. O diagrama de dispersão não é um programa, mas sim uma ferramenta da gestão da qualidade. 

    Alternativa D: Incorreto. O método da análise e modos de falha e efeitos (FMEA) foi desenvolvido na década de 1960 pela NASA e não por Crosby. É uma ferramenta que tem como objetivo evitar falhas, sejam elas no processo, produto ou design, por meio da análise das falhas potenciais e por medidas para melhoria.

    Alternativa E: Incorreto. O guru comumente relacionado ao ciclo PDCA em função de tê-lo aplicado nos trabalhos desenvolvido no Japão e, posteriormente, difundidos no mundo todo através do GQT (Gerenciamento pela Qualidade Total) é Edward Deming

    Gabarito: A

  • Principais Teóricos da QUALIDADE

    Walter Shewart: Ciclo PDCA (ou de Deming) e Gráfico de Controle (ou carta de controle). Iniciou o controle estatístico

    Deming: 14 princípios

    Juran: Trilogia da Qualidade (planejamento, controle de qualidade, melhoria) e adequação ao uso.

    Feigenbaum: custos da qualidade (custo de prevenção; de avaliação; das falhas internas; das falhas externas) e Controle da QUALIDADE TOTAL

    Crosby: defeito zero / conformidade às especificações

    Ishikawa: CQC (círculos de controle de qualidade) e Diagrama de causa e efeito (espinha de peixe)

    Taguchi função perda da qualidade - que diz que conforme as características se afastem do valor-alvo, há uma perda para a sociedade.

    Fonte: Colegas do QC.